Saiba em quais situações a hérnia de hiato pode retornar após a cirurgia corretiva do problema e como prevenir essa recorrência por meio de bons hábitos
Muitos pacientes têm dúvidas se a hérnia de hiato pode retornar após o tratamento cirúrgico, que é o mais indicado para quadros sintomáticos ou hérnias mais volumosas.
Entender se a hérnia de hiato pode retornar e quais são os cuidados médicos mesmo após o tratamento da condição é fundamental para um estilo de vida mais saudável. Entenda a seguir.
A hérnia de hiato pode voltar?
Antes de esclarecer se a hérnia de hiato pode retornar, é importante entender melhor do que se trata essa condição.
A hérnia de hiato consiste no escape de partes do esôfago e do estômago para o tórax devido ao enfraquecimento ou alargamento do hiato, abertura localizada no diafragma que permite a passagem dos alimentos da região superior à inferior do abdômen.
Em alguns casos, como em hérnias de deslizamento (esôfago e estômago extravasam) e hérnias menores, pode ser feita a opção pela terapia medicamentosa, que não vai reverter o quadro, mas sim evitar a manifestação sintomática.
O tratamento cirúrgico da hérnia de hiato é indicado especialmente para casos sintomáticos, como refluxo gástrico, azia, regurgitação, tosse seca, arrotos, digestão lenta, dor no peito e outros, e quando a hérnia tem um tamanho superior a 4 cm.
Entretanto, mesmo após a cirurgia corretiva, a hérnia de hiato pode retornar, sendo chamada de hérnia recidivante ou hérnia recidivada nesses casos.
O que pode causar o retorno da hérnia?
Saber que a hérnia de hiato pode retornar é muito frustrante para pacientes que conviveram com sintomas incômodos da condição anteriormente.
Um aspecto importante, no entanto, é que mesmo que a hérnia de hiato pode retornar, isso não significa que as manifestações sintomáticas voltarão a acontecer.
Como muitos pacientes diagnosticados com hérnia de hiato sabem, as mudanças comportamentais e hábitos são fundamentais para prevenir sintomas incômodos da condição.
Após a cirurgia de hérnia não é diferente, sendo que diferentes práticas podem fazer com que a hérnia de hiato possa retornar, especialmente pressão intra-abdominal elevada, ganho de peso, tosse crônica e outras.
Além disso, o retorno da hérnia pode ter relação com a técnica cirúrgica utilizada e, principalmente, o tamanho da hérnia.
Portanto, mesmo o paciente tratado da hérnia de hiato deve tomar alguns cuidados na rotina a fim de prevenir uma recidiva.
Caso haja o retorno da hérnia de hiato, apenas uma avaliação com médico especializado poderá determinar qual a conduta ideal para o caso, como se um novo procedimento cirúrgico será necessário, se é possível recorrer à terapia medicamentosa ou se basta fazer o monitoramento periódico do quadro.
Cuidados com a hérnia de hiato
Pacientes com hérnia de hiato devem adotar diferentes cuidados para prevenir as manifestações mais incômodas da condição, como o refluxo e a azia. Entre as recomendações incluem-se:
- Melhorar os hábitos alimentares, como comer devagar, mastigar bem os alimentos e ter horários definidos para as refeições;
- Evitar refeições muito pesadas ou comer excessivamente;
- Não ingerir líquidos junto das refeições;
- Fazer controle de peso, especialmente se estiver obeso ou com sobrepeso;
- Parar de fumar;
- Reduzir o consumo de bebidas alcóolicas;
- Reduzir o consumo de bebidas gaseificadas;
- Evitar deitar-se logo após as refeições;
- Jantar cerca de 2 horas antes do horário de dormir;
- Melhorar a qualidade da alimentação, dando preferência às opções naturais e evitando o consumo de condimentos, processados, frituras, gorduras e doces;
- Dormir com travesseiro mais alto ou com a cama inclinada para evitar o refluxo.
Mesmo sabendo que a hérnia de hiato pode retornar, a adoção desses hábitos minimiza as chances de recidiva da hérnia e aumenta a qualidade de vida dos pacientes que tenham a condição ao controlar a manifestação dos sintomas.
Em todos os casos, entretanto, o paciente deve buscar auxílio médico para correto diagnóstico da condição e tratamento.
Para saber mais sobre hérnias, entre em contato e agende sua consulta.
Fontes: