Fale conosco pelo WhatsApp

Cirurgia de Hérnia Inguinal

Cirurgia de Hérnia Inguinal
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Procedimento é a única forma de reposicionar a protusão na região da virilha

Entre os diversos tipos de hérnias abdominais, a hérnia inguinal se manifesta como uma protusão de órgãos internos através da parede abdominal próxima da virilha, ocorrendo por causa de uma abertura na musculatura interior da parede abdominal.

A hérnia inguinal é muito mais comum em homens, mas também pode ocorrer em mulheres. Existem casos congênitos (hérnia inguinal indireta) e adquiridos ao longo da vida (hérnia inguinal direta), quando o enfraquecimento da parede abdominal ocorre sem causa aparente ou de forma relacionada a fatores de risco como atividades de muito esforço, excesso de peso e tabagismo.

Além da protuberância visível na região da virilha, pessoas com hérnia inguinal podem sentir dores e desconforto no local, principalmente quando realizam atividades físicas ou levantam peso. No caso dos homens, a dor pode irradiar para o testículo. Sintomas como dor intensa, endurecimento, vômitos, náuseas e prisão de ventre podem sinalizar complicações graves, como o encarceramento ou estrangulamento da hérnia.

A única opção de tratamento com possibilidade de cura é a cirurgia de hérnia inguinal. No procedimento, o cirurgião reposiciona o conteúdo para o interior do abdômen e fecha o orifício da parede abdominal. Conheça, a seguir, quais são as principais técnicas realizadas na cirurgia e as recomendações pré e pós-operatórias da hernia inguinal.

Como é feita a cirurgia de hérnia inguinal?

A cirurgia de hérnia inguinal é um procedimento realizado pelo cirurgião especialista em hérnia. Consiste, basicamente, em reposicionar o conteúdo em protusão e fechar a abertura da parede abdominal. Além disso, uma tela é colocada para fortalecer a musculatura local, diminuindo as chances de recidiva.

Existem três técnicas que podem ser realizadas na cirurgia de hérnia inguinal. São elas:

Cirurgia aberta (convencional)

Neste tipo de cirurgia de hérnia inguinal, a correção é feita por meio de uma incisão aberta na região da hérnia que possibilita que o cirurgião acesse a área a ser tratada. É uma técnica ainda muito utilizada para tratar diversos casos do problema. A principal desvantagem da cirurgia aberta é o maior risco de complicações relacionadas à incisão, como sangramentos e infecções, bem como índices de dor maiores no pós-operatório.

Quero realizar o tratamento para hérnia inguinal!

Cirurgia por videolaparoscopia

A cirurgia de hérnia inguinal por videolaparoscopia começa com a realização de pequenas incisões, que se assemelham mais a pequenos furos. Por meio delas, são passados os instrumentos cirúrgicos e uma microcâmera. Assim, o cirurgião consegue corrigir a protusão com o auxílio das imagens exibidas em uma tela.

Essa técnica é considerada minimamente invasiva e possibilita menos riscos durante a recuperação, uma cicatrização mais discreta e um retorno mais rápido às atividades do dia a dia.

Cirurgia robótica

A cirurgia robótica se assemelha muito à videolaparoscopia, uma vez que são feitas pequenas incisões por onde passam os instrumentos cirúrgicos. No entanto, eles são operados por um robô que, por sua vez, é controlado remotamente pelo cirurgião. A principal vantagem da cirurgia de hérnia inguinal por via robótica é a possibilidade de maior precisão nos movimentos, o que confere melhores resultados durante e após a recuperação.

Como é o pré-operatório?

O pré-operatório da cirurgia de hérnia inguinal começa com as consultas prévias com o cirurgião para avaliar as condições para o procedimento. Alguns exames podem ser solicitados neste período.

Dependendo da necessidade, pode haver a recomendação de suspender o uso de alguns tipos de medicamentos contínuos, como os anticoagulantes, dias antes da cirurgia. No dia do procedimento, é importante que o paciente chegue ao hospital em jejum de pelo menos oito horas.

Tratamento eficaz para hérnia inguinal com os profissionais da Hernia Clinic!

Agende uma consulta

Quando a cirurgia é indicada?

Apesar de ser o único tratamento que possibilita a cura da protusão, a cirurgia de hérnia inguinal não é indicada a todos os pacientes diagnosticados com o problema. Aqueles que possuem hérnias muito pequenas e assintomáticas, principalmente homens, não precisam realizar o procedimento de forma urgente. Nestes casos, o médico opta por acompanhar o desenvolvimento da hérnia antes de decidir pela cirurgia.

Sendo assim, a cirurgia de hérnia inguinal costuma ser indicada principalmente a pacientes com sintomas de dor e incômodo, que podem surgir com o passar do tempo na maioria dos pacientes que antes tinham hérnia assintomática.

A cirurgia de hérnia inguinal deve ser realizada em caráter emergencial nos casos em que a hérnia está estrangulada ou encarcerada. Nestes casos, o conteúdo em protusão está preso além da abertura na parede abdominal e pode perder o suprimento de sangue, tendo seu funcionamento comprometido e podendo sofrer morte de seus tecidos.

Cuidados pós-operatórios

Na grande maioria dos casos, o pós-operatório da cirurgia de hérnia inguinal costuma ser um período de recuperação tranquilo. No entanto, para garantir a consolidação da cicatrização sem complicações, é importante ter atenção a alguns cuidados específicos, tais como:

  • Não dirigir por pelo menos sete dias após a cirurgia;
  • Não levantar objetos pesados ou fazer qualquer esforço físico nos primeiros 30 dias;
  • Fazer uso dos medicamentos indicados pelo cirurgião;
  • Manter a região operada sempre limpa e seca;
  • Manter uma alimentação equilibrada em nutrientes e rica em fibras para facilitar o trânsito intestinal;
  • Tomar cuidado com os esforços ao evacuar, tossir e espirrar.

É importante, durante o pós-operatório, ter atenção aos sintomas. Dores e desconfortos leves podem ser sentidos e tratados com medicamentos indicados pelo médico. O mesmo pode ocorrer com um leve inchaço e vermelhidão na região.

No entanto, se esses sintomas ficarem muito intensos ou virem acompanhados de sinais de infecção, sangramentos ou recidiva da hérnia inguinal, é importante procurar o médico imediatamente. No entanto, as complicações da cirurgia de hérnia inguinal são pouco frequentes, principalmente nos casos em que as recomendações são seguidas corretamente.

Para saber mais sobre, entre em contato com a Hernia Clinic e agende uma consulta.

 

Fontes:

Hernia Clinic
MSD
Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal