Fale conosco pelo WhatsApp

Cirurgia da vesícula biliar

Cirurgia da vesícula biliar
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Retirada da vesícula é necessária para evitar complicações decorrentes da formação de cálculos biliares

A vesícula biliar é um órgão em formato de bolsa localizada abaixo do lobo direito do fígado. Sua função é armazenar a bile produzida pelo fígado, um líquido esverdeado que atua no processo de digestão e absorção de gorduras dos alimentos, além de liberar a bile no organismo para iniciar o processo de digestão.

A bile é composta por várias substâncias, entre elas a bilirrubina, colesterol e sais biliares. Quando ocorre um desequilíbrio na concentração de algum desses componentes, eles podem se depositar na vesícula em forma de pedras ou cálculos e causar várias complicações, entre elas a inflamação na vesícula e obstrução nos ductos biliares, o que impede a liberação da bile para o intestino delgado.

Em casos como esse, é recomendada a cirurgia da vesícula biliar, a colecistectomia, que consiste na retirada do órgão. Continue a leitura e entenda mais sobre o procedimento.

Quero cuidar da saúde da vesícula biliar!

Para quem é indicada a cirurgia da vesícula biliar?

A cirurgia da vesícula biliar é indicada quando existe o diagnóstico de pedras na vesícula associado a sintomas. Além da inflamação e obstrução dos ductos biliares, a formação de cálculos pode levar a um quadro mais grave de pancreatite, que pode até ser fatal se não for devidamente tratada. Outras situações em que a cirurgia da vesícula biliar é recomendada são quando há a presença de pólipos e tumores na vesícula.

Na maioria dos casos, a colecistectomia pode ser feita de forma programada para evitar complicações mais graves. No entanto, quando o paciente apresenta sintomas frequentes ou intensos, a indicação da cirurgia da vesícula biliar pode ser feita em caráter de urgência.

É importante dizer que a retirada da vesícula não implica complicações de saúde porque o órgão atua apenas como um reservatório para a bile. A produção do líquido continua pelo fígado, que vai liberá-lo de forma direta no intestino.

Cuidados antes da cirurgia da vesícula biliar

Antes da realização da cirurgia da vesícula biliar, o médico solicita exames para avaliar o estado de saúde do paciente e garantir a segurança do procedimento, entre eles hemograma, coagulograma e eletrocardiograma.

Nos dias que antecedem a colecistectomia, o paciente deve tomar alguns cuidados pré-operatórios, como:

  • Não fumar e ingerir bebidas alcóolicas;
  • Ter uma alimentação leve;
  • Fazer jejum de 8 horas na noite anterior à cirurgia;
  • Suspender o uso de medicamentos anticoagulantes;
  • Informar ao médico quais medicamentos e suplementos são utilizados para que ele faça possíveis ajustes.

Como é feita a cirurgia da vesícula biliar?

A cirurgia da vesícula biliar pode ser realizada de maneira aberta convencional ou de modo minimamente invasivo por videolaparoscopia. Ambos os procedimentos necessitam de anestesia geral e geralmente 1 dia de internação, com exceção de quadros mais graves que exigem um tempo maior para receber alta hospitalar.

Na técnica aberta, o cirurgião do aparelho digestivo realiza um corte na região superior do abdômen para acessar a vesícula e retirá-la. Como esse é um procedimento mais invasivo, a recuperação é mais demorada e a cicatriz fica mais evidente.

A cirurgia por videolaparoscopia é realizada por meio de quatro pequenas incisões no abdômen para introduzir uma microcâmera que transmite as imagens internas para um monitor e os instrumentos necessários para a cirurgia da vesícula biliar. Como os danos aos tecidos são mínimos, a recuperação é mais tranquila e as cicatrizes são bem discretas.

Por conta dessas vantagens, a videolaparoscopia tem sido cada vez mais executada, mas a definição da técnica mais adequada a cada caso é feita pelo cirurgião do aparelho digestivo com base nas características dos cálculos biliares e condições de saúde do paciente.

Tratamento eficaz com a Hérnia Clinic - Atendimento em São Paulo

Agende uma consulta

Cuidados pós-operatório da cirurgia da vesícula biliar

O pós-operatório costuma ser bem tranquilo e o paciente consegue retomar as suas atividades de rotina dentro de 1 a 2 semanas. Nos primeiros dias, é normal sentir um pouco de dor do lado direito do abdômen, que pode irradiar para o ombro e pescoço, consequência da irritação de um nervo que fica localizado entre o abdômen e o tórax.

É recomendado fazer repouso leve e evitar ficar muito tempo sentado ou deitado, podendo fazer pequenas caminhadas. Atividades como dirigir ou exercícios menos intensos são liberadas depois de uma semana no caso de cirurgia por videolaparoscopia, e duas semanas para cirurgias abertas.

Em relação à alimentação, não é necessário seguir nenhuma dieta especial, apenas evitar a ingestão de alimentos ricos em gordura nas primeiras semanas após o procedimento. Esse cuidado é explicado porque o organismo leva um tempo para se adaptar à retirada da vesícula e pode ter um pouco mais de dificuldades para digerir a gordura dos alimentos.

Dessa forma, o paciente pode apresentar gases, diarreia e desconforto abdominal, mas esses sintomas desaparecem à medida que o organismo se adapta.

Qual profissional procurar para a cirurgia da vesícula biliar?

Tanto o cirurgião geral quanto o cirurgião do aparelho digestivo são profissionais capacitados para realizar a cirurgia da vesícula biliar. A Hernia Clinic é composta por cirurgiões do aparelho digestivo especializados no tratamento das hérnias da parede abdominal e outras patologias que acometem o sistema digestivo.

Para saber mais sobre esse e outros tratamentos, entre em contato e agende sua consulta.

Fontes:

Hérnia Clinic

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)