Fale conosco pelo WhatsApp

Cirurgia robótica

Cirurgia robótica
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Entenda o que é a cirurgia robótica e seus benefícios

A cirurgia robótica é uma grande evolução para a medicina moderna, pois oferece benefícios significativos para médicos e pacientes em termos de maior precisão cirúrgica, recuperação mais rápida, menor agressão aos tecidos e melhor ergonomia cirúrgica, possibilitando maior segurança.

Quero saber mais sobre essa técnica!

Cirurgia robótica: o que é e como funciona?

A cirurgia robótica é uma videocirurgia, na qual o procedimento é realizado por uma equipe médica com auxílio de um robô. Trata-se de uma das tecnologias mais avançadas da atualidade, por isso requer profissionais altamente capacitados.

Essa técnica é minimamente invasiva, realizada por meio de pequenas incisões, na qual todas as manobras executadas pelo robô são comandadas pelo cirurgião, que possui controle total sobre o sistema robótico por meio de movimentos feitos em joysticks.

A tecnologia é equipada com câmeras e braços robóticos que seguram as pinças e permitem uma visão tridimensional de alta definição para o cirurgião visualizar melhor a estrutura interna a ser operada. Além disso, os instrumentos articulados podem se mover em todas as direções, o que proporciona mais flexibilidade e precisão em movimentos mais complexos.

Esse tipo de cirurgia é indicada para tratar doenças que afetam várias regiões do corpo, sendo que as mais comuns são:

  • Abdômen;
  • Tórax;
  • Aparelho digestivo;
  • Sistema urinário;
  • Cabeça e pescoço.

Em relação ao aparelho digestivo, qualquer intervenção cirúrgica considerada mais complexa e delicada, seja por já ter sido manipulada previamente ou por ser composta por órgãos nobres, os especialistas podem optar pela cirurgia robótica.

Nessa parte do corpo, as pinças seladoras do robô permitem que o cirurgião separe os tecidos e sele os vasos próximos, enquanto por meio de outras pinças (articuladas) o procedimento pode ser executado de maneira mais minuciosa e sem restrições.

Tratamento especializado em hérnias com cirurgia robótica na Hérnia Clinic!

Agende uma consulta

Quando essa técnica é indicada em relação ao aparelho digestivo?

O aparelho digestivo é um sistema de alta complexidade, composto por boca, faringe, esôfago, intestino, pâncreas, fígado e ânus.

A cirurgia robótica no aparelho digestivo é recomendada em casos de alta complexidade, como os tratamentos oncológicos, por exemplo. Esse tipo de cirurgia costuma ser de longa duração e de difícil acesso, o que dificulta a execução de procedimentos abertos tradicionais.

Desse modo, a cirurgia robótica pode tratar casos de:

Cirurgia robótica no tratamento de hérnia abdominal

A cirurgia robótica evita grandes cortes e perturbações no organismo do paciente. As incisões para correção da hérnia são feitas sem necessidade de remoção de tecidos e estruturas no local da hérnia, com as incisões sendo realizadas de forma estratégica. Essa técnica causa menos desconforto e dores no pós-operatório, deixando o paciente mais tranquilo no pós-operatório.

cirurgia robótica para tratamento da hérnia pode ser indicada em diferentes situações, de acordo com o tipo e da gravidade da hérnia, bem como das características individuais do paciente.

Como é realizada a cirurgia robótica?

Neste procedimento, são feitas cerca de três a cinco pequenas incisões no abdômen, por onde as pinças cirúrgicas são inseridas, além de uma câmera de alta definição. A cirurgia robótica também conta com o apoio de uma equipe auxiliar composta por enfermeiros, anestesista, instrumentador e cirurgiões auxiliares.

Nessa técnica, o robô utilizado mimetiza os movimentos das mãos do cirurgião, filtrando possíveis tremores e realizando o procedimento com precisão, possibilitando que o profissional atue com delicadeza, sem perder sua liberdade de movimentação.

Cuidados antes e depois da cirurgia robótica

Antes da cirurgia, os médicos incentivam os pacientes sobre alterações no estilo de vida, como caminhadas e mudanças nos hábitos alimentares. Além disso, o paciente precisa fazer avaliações físicas, cardiológicas e anestésicas, como eletrocardiograma, ecocardiograma, testes de esforço, ressonância magnética, mapeamento ósseo em busca de metástases, e outros exames dependendo do caso e da área a ser operada.

Após a cirurgia, normalmente o paciente precisa ficar 24 a 48 horas internado. Nos primeiros 15 dias, o repouso é recomendado, além dos cuidados com a ferida operatória, que devem ser higienizadas com água e sabão.

Vantagens da cirurgia robótica para o aparelho digestivo

A cirurgia robótica do aparelho digestivo oferece menos riscos do que a cirurgia aberta, e possibilita intervenções que poderiam ser muito complicadas ou dolorosas com outras técnicas. Entre as várias vantagens dessa técnica estão:

Menos tempo no hospital

Por ser uma técnica minimamente invasiva, que realiza incisões pequenas, o tempo que o paciente passa internado no hospital é reduzido, podendo ser apenas 24 horas, dependendo do caso.

Recuperação acelerada

Durante a cirurgia robótica, são feitas pequenas incisões, que resultam em menor trauma aos tecidos, o que diminui o tempo de recuperação, com dores pós-operatórias mais brandas.

Visão ampliada e tridimensional

O cirurgião também tem controle total sobre a câmera que é usada no procedimento, que fornece uma imagem 3D, que pode ser ampliada em até 15 vezes, possibilitando uma visão detalhada e completa dos órgãos internos.

Maior precisão e amplitude de movimentos

Outra vantagem é a maior estabilidade, amplitude e precisão dos movimentos do robô, o que reduz o risco de lesões e complicações durante o procedimento. Esse dispositivo permite que o cirurgião atue com precisão, delicadeza sem perder sua ampla liberdade de movimentação. Além disso, oferece ao médico que está realizando a cirurgia robótica uma vantagem ergonômica, já que o especialista pode ficar em uma posição mais confortável.

Cirurgia robótica: especialidade Hernia Clinic

A cirurgia robótica na Hérnia Clinic é feita por médicos especializados em técnicas minimamente invasivas, com experiência e treinamento específico no uso do sistema cirúrgico robótico.

Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta com a Hernia Clinic.

 

Fontes:

Hérnia Clinic

Hospital Albert Einstein