Além da protusão visível na parede abdominal, a hérnia epigástrica pode ter outros sintomas. Conheça-os a seguir.
A hérnia epigástrica é um tipo de hérnia abdominal, ou seja, uma protuberância ou abaulamento que ocorre na região da linha média do abdômen, também chamada de linha alba, localizada entre o tórax e o umbigo.
A condição ocorre por causa do enfraquecimento da musculatura da parede abdominal. Saber identificar os sintomas da hérnia epigástrica é muito importante para detectar sua gravidade e possíveis complicações, para que, assim, seja possível determinar a urgência do tratamento.
Agende a sua consulta
Quais são os sintomas da hérnia epigástrica?
O principal sintoma da hérnia epigástrica é sua aparência. Ela lembra um caroço, bolinha ou abaulamento na linha média do abdômen, que pode se alterar de acordo com algumas movimentações ou esforço físico sobre a musculatura abdominal — como a tosse, o esforço para evacuar e ao pegar peso.
A maioria das pessoas diagnosticadas não têm outros sintomas da hérnia epigástrica. Quando eles ocorrem, no entanto, pode haver:
- Possível desconforto ao fazer esforços físicos;
- Náuseas e vômitos;
- Endurecimento da região;
- Dor local.
Sintomas como leve desconforto no local podem surgir sem que sejam um sinal, necessariamente, de complicação. No entanto, quando os sintomas da hérnia epigástrica envolvem alterações gastrointestinais e dor intensa no local, podem indicar complicações como o estrangulamento ou o encarceramento da hérnia, que precisam de tratamento cirúrgico com urgência.
É possível aliviar os sintomas da hérnia epigástrica?
É possível aliviar os sintomas da hérnia epigástrica de forma conservadora, desde que não sejam detectadas quaisquer complicações. O acompanhamento do desenvolvimento da hérnia e de seus sintomas é uma das etapas do tratamento, uma vez que a cirurgia, apesar de ser a única forma de resolver o problema, só é realizada em caráter de urgência em casos de complicações.
Nesse sentido, podem ser utilizados medicamentos devidamente prescritos pelo médico especialista para tratar a dor, o desconforto e os outros sintomas da hérnia epigástrica, pelo menos até o momento em que se julga a cirurgia como melhor opção.
Agende a sua consulta
Principais causas
A hérnia epigástrica é causada por alterações na musculatura da parede abdominal, que fica mais fraca e acaba se abrindo, possibilitando que tecidos ou partes de órgãos (principalmente o intestino) fiquem protusos. Tal enfraquecimento muscular pode ser causado por diversos fatores, tais como:
- Excesso de esforço físico constante;
- Esforços causados por tosse persistente, espirro ou evacuação;
- Excesso de peso;
- Hábitos inadequados, como o tabagismo e alimentação desequilibrada;
- Diabetes;
- Uso de alguns tipos de medicamentos.
Como é feito o tratamento da hérnia epigástrica
Conforme mencionado, os sintomas da hérnia epigástrica, como dor e desconforto, podem ser amenizados conservadoramente por meio do uso de medicamentos prescritos pelo médico durante o acompanhamento do desenvolvimento da protusão. No entanto, a única forma de resolver definitivamente uma hérnia epigástrica é por meio da cirurgia.
A cirurgia para tratar a hérnia epigástrica consiste no reposicionamento do conteúdo herniado e fechamento da parede abdominal. Em alguns casos, é colocada uma tela para fortalecer a região e impedir que o problema retorne no futuro.
O procedimento pode ser realizado de três formas diferentes: cirurgia aberta, cirurgia videolaparoscópica e cirurgia robótica. Os métodos videolaparoscópico e robótico são, atualmente, os mais realizados, por serem minimamente invasivos e possibilitarem uma melhor recuperação aos pacientes.
Qual profissional é indicado para o tratamento da hérnia epigástrica
Como dito anteriormente, ainda que exista um tratamento que amenize os sintomas da hérnia epigástrica, somente a cirurgia é capaz de resolver o problema de forma definitiva. Esse procedimento deve ser realizado por um médico cirurgião especialista em cirurgia do aparelho digestivo.
A Hernia Clinic é um centro especializado no tratamento de hérnias abdominais e outras doenças do sistema digestivo. É composto por profissionais com formação e experiência amplas no manejo de condições como a hérnia epigástrica, oferecendo aos pacientes o que há de mais atualizado sobre os tratamentos.
Caso identifique qualquer sintoma da hérnia epigástrica, bem como de outras condições, ou mesmo para saber mais sobre o assunto, entre em contato e agende já uma consulta.
Agende a sua consulta
Fontes: