Vesícula inflamada: o que é, causas e tratamento

Atualizado em: 26/08/2024

Também chamada de colecistite, doença precisa ser tratada cirurgicamente na grande maioria dos casos

A vesícula biliar é um órgão localizado abaixo do fígado com a função de armazenar a bile, substância importante para a digestão dos alimentos gordurosos. Uma das doenças que mais comumente a afetam é a colecistite, que se caracteriza pela vesícula inflamada.

A principal característica da vesícula inflamada é a presença de uma série de sintomas gástricos e dolorosos. Ela pode ser causada pela obstrução da saída da vesícula, ainda que outras causas também possam estar relacionadas com o problema.

O tratamento da vesícula inflamada, por sua vez, pode variar de acordo com a gravidade da condição e dos sintomas relatados pelo paciente. Entenda mais no conteúdo a seguir.

Quero tratar a vesícula inflamada!

Causas da vesícula inflamada

Como já mencionado, a principal causa da colecistite é a obstrução do duto biliar do órgão, que ocorre quase sempre por cálculos (pedras) que se formam por causa do desequilíbrio entre as substâncias que compõem a bile. A inflamação imediata resultante da obstrução dos canais é quase sempre aguda.

Tumores, infecções por agentes externos, problemas no sistema imunológico, má alimentação, cirurgias e alguns tipos de alterações cardiovasculares também podem estar associados à manifestação da vesícula inflamada.

Nos casos em que a vesícula permanece inflamada por longos períodos ou com quadros repetidos de inflamações, dizemos que a colecistite é crônica. A principal causa de vesícula inflamada crônica é a obstrução e reobstrução constantes dos dutos biliares.

Principais sintomas da vesícula inflamada

Os principais sintomas que indicam um quadro de vesícula inflamada são:

  • Dor na parte superior direita do abdômen, que pode irradiar para o ombro direito e para as costas;
  • Febre;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Mal-estar;
  • Sensação de inchaço;
  • Icterícia (pele e olhos amarelados);
  • Sensibilidade do abdômen quando apalpado;
  • Aumento de gases.

Agende a sua consulta

e melhore sua qualidade de vida!
Clínica especializada em cirurgias de Hernias Abdominais

Como é feito o diagnóstico da vesícula inflamada?

O diagnóstico da vesícula inflamada é feito pelo médico a partir da análise da história clínica do paciente combinada a um exame físico, como o de apalpação da área da vesícula biliar, e exames de imagem.

O principal exame de imagem realizado a partir da suspeita de colecistite é a ultrassonografia, que pode detectar cálculos que estejam obstruindo os dutos biliares ou sinais evidentes da inflamação, como o espessamento da parede da vesícula.

Outros exames de imagem, como a tomografia computadorizada, podem ser indicados para realizar um diagnóstico diferencial ou mesmo para detectar possíveis complicações relacionadas à vesícula inflamada, como a pancreatite.

Opções de tratamento

O tratamento da vesícula inflamada deve ser estabelecido pelo médico especialista a partir da análise dos exames e da constatação da gravidade da condição. É possível seguir com abordagens conservadoras, ainda que a cirurgia de remoção da vesícula biliar seja a mais recomendada na grande maioria dos casos.

Tratamento conservador

O tratamento conservador para a vesícula inflamada consiste na administração de medicamentos para aliviar os sintomas da inflamação, como anti-inflamatórios e analgésicos. Também pode ser recomendado repouso e mudança de hábitos alimentares. Essa abordagem, na maioria dos casos, é realizada antes da cirurgia.

Agende a sua consulta

e melhore sua qualidade de vida!
Clínica especializada em cirurgias de Hernias Abdominais

Colecistectomia

A cirurgia de remoção da vesícula, também chamada da colecistectomia, é a principal opção de tratamento para a vesícula inflamada. O procedimento é a única forma de evitar complicações graves causadas pela colecistite.

Vale lembrar que a retirada da vesícula biliar na maioria dos casos não causa prejuízos à saúde do paciente, uma vez que os dutos biliares são ligados diretamente do fígado ao intestino, permitindo que a bile continue a cumprir sua função no processo digestivo.

Qual profissional procurar para o tratamento?

É importante que o tratamento da vesícula inflamada seja conduzido por um médico especialista em doenças relacionadas ao órgão. A cirurgia deve ser realizada por um médico-cirurgião especialista em procedimentos do aparelho digestivo, principalmente que tenha experiência em cirurgia da vesícula biliar.

A Hernia Clinic possui profissionais preparados para tratar diversas condições que atingem o aparelho digestivo. Entre em contato e agende uma consulta.

 

Fontes:

Hernia Clinic

Manual MSD

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Dr Iron Pires Hernia Clinic

Dr. Iron Pires

CRM: 147920

CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO - RQE Nº: 75353

CIRURGIA GERAL - RQE Nº: 75352

Dr. Iron Pires é cirurgião hepatobiliopancreático, formado em Medicina pela UFG e com especialização pela Santa Casa de São Paulo e Unifesp. Atua em hospitais de destaque em São Paulo e faz parte da equipe de transplantes da Unifesp, contribuindo também com pesquisas na área.

Agende a sua consulta

e melhore sua qualidade de vida!
Clínica especializada em cirurgias de Hernias Abdominais
Agende sua consulta
Tags:

Agende a sua consulta

e melhore sua qualidade de vida!
Clínica especializada em cirurgias de Hernias Abdominais
Agende sua consulta