Paciente pode viver normalmente sem a vesícula biliar, cuja função é apenas armazenar a bile produzida pelo fígado
A cirurgia da vesícula biliar é um procedimento que consiste na retirada do órgão quando surgem complicações que comprometem seu funcionamento. A vesícula biliar possui um formato de bolsa e tem a função de armazenar a bile produzida pelo fígado, líquido que ajuda no processo de digestão das gorduras dos alimentos.
Quero cuidar da saúde da vesícula biliar!
A colecistectomia, cirurgia para a retirada da vesícula, é indicada em casos de formação de pedras ou cálculos biliares que podem causar inflamação do órgão e obstrução dos ductos biliares, além de complicações mais graves, como a pancreatite, que pode ser fatal. Essa cirurgia também é necessária quando existe o diagnóstico de alguns tipos de pólipos e tumores na vesícula biliar.
Quem precisa realizar o procedimento pode ter algum tipo de preocupação sobre os cuidados após a cirurgia da vesícula biliar, mas saiba que o pós-operatório é bem tranquilo, com poucos incômodos para o paciente. Além disso, é possível viver normalmente sem a vesícula, já que o órgão tem a função de apenas armazenar a bile. Sua ausência não interfere na produção do líquido, que continua a ser liberado diretamente no intestino pelo fígado.
Conheça os principais cuidados após a cirurgia da vesícula biliar a seguir.
Como é feita a cirurgia da vesícula biliar?
A cirurgia para a retirada da vesícula biliar pode ser feita de dois modos diferentes: pela técnica aberta convencional ou por videolaparoscopia. No primeiro caso, é realizado um corte na parte superior do abdômen para remover o órgão. Por ser um procedimento mais invasivo, o paciente pode ficar com uma cicatriz maior e deve ter mais atenção aos cuidados após a cirurgia da vesícula biliar.
Já a cirurgia por videolaparoscopia causa menos danos aos tecidos e proporciona uma recuperação mais rápida e tranquila. O cirurgião faz quatro pequenas incisões para inserir uma microcâmera de alta definição que permite a visualização detalhada da vesícula, além dos instrumentos necessários para retirar o órgão. Por conta disso, a cicatriz resultante é bem mais discreta.
Ambos os procedimentos duram em torno de uma hora e demandam anestesia geral. Geralmente, o paciente fica internado por um dia se a cirurgia for feita de forma programada.
Principais cuidados após a cirurgia da vesícula biliar
Os cuidados após a cirurgia da vesícula biliar são os mesmos para os dois tipos de cirurgia, a diferença é em relação ao tempo de recuperação, que é mais demorado em caso de cirurgia aberta.
Agende a sua consulta
Desse modo, os principais cuidados após a cirurgia da vesícula biliar são:
- Repouso leve com pequenas caminhadas ao longo do dia, beneficiando a circulação sanguínea;
- Evitar esforços físicos mais intensos, assim como levantar peso;
- Tomar a medicação prescrita pela equipe médica;
- Evitar a ingestão de alimentos ricos em gorduras, embutidos e produtos industrializados nas primeiras semanas;
- Não consumir bebidas gaseificadas e alcoólicas pelo período recomendado.
Nos primeiros dias, a região operada pode ficar um pouco dolorida e arroxeada, mas os analgésicos podem aliviar o desconforto. Pode haver também alterações no ritmo intestinal com a presença de gases, diarreia e náuseas. Esses sintomas são comuns e desaparecem à medida que o organismo se adapta à retirada da vesícula.
Como cuidar da região operada?
Se na cirurgia da vesícula forem utilizados pontos não absorvíveis, é importante manter a região sempre limpa e seca e evitar coçar ou mexer nos pontos, assim como também evitar atividades físicas mais intensas. A troca de curativos e o tempo de retirada dos pontos são informados pela equipe médica antes de o paciente receber alta hospitalar.
Outro cuidado importante é evitar a exposição solar da região operada por, pelo menos, seis meses após o procedimento. Esse cuidado é fundamental para garantir uma melhor cicatrização.
Qual o tempo de repouso após a cirurgia da vesícula biliar?
Como dissemos, o tempo de recuperação pode variar de acordo com a técnica cirúrgica utilizada. Na colecistectomia aberta, o paciente pode retornar às suas atividades normais dentro de duas a três semanas, enquanto a cirurgia minimamente invasiva exige um tempo de recuperação menor, em torno de uma semana.
Para saber mais informações sobre os cuidados após a cirurgia da vesícula biliar, agende sua consulta com a Hernia Clinic.
Fontes: