Conheça as principais indicações e cuidados relacionados à cirurgia de remoção da vesícula biliar
A colecistectomia é a cirurgia da vesícula biliar, um pequeno órgão localizado logo abaixo do fígado, responsável por armazenar a bile — líquido esverdeado que tem a função de auxiliar no processo de digestão de determinados nutrientes, como a gordura.
Apesar de consistir na remoção completa da vesícula, a cirurgia é segura e o paciente pode ter uma vida normal após o procedimento, uma vez que a bile é produzida no fígado, que também tem ligação direta com o intestino.
Entenda, neste conteúdo, para quem é indicada a colecistectomia e quais são os principais cuidados pré e pós-operatórios do procedimento.
Agende sua consulta com a Hernia Clinic!
Quando a Colecistectomia é indicada?
Para entender para quem é indicada a colecistectomia, é importante compreendermos como a vesícula biliar funciona. A bile é produzida no fígado e secretada no intestino. Uma parte dela é armazenada na vesícula, que a libera de acordo com a necessidade de utilização no processo de digestão. O líquido é formado por sais biliares, colesterol e outras substâncias.
O desequilíbrio na composição da bile, que pode ser causado por diversos fatores, pode levar à formação de cálculos (pedras), que podem causar inflamação na vesícula e obstruir as vias biliares. Quando se pergunta para quem é indicada a colecistectomia, no entanto, existem outras condições que podem requerer a realização da cirurgia. São elas:
- Tumores na vesícula;
- Presença de pólipos maiores que 1cm;
- Pancreatite biliar;
- Inflamação da vesícula (colecistite).
Pacientes acometidos com pedra na vesícula
É comum que as pessoas associem a pergunta “para quem é indicada a colecistectomia?” à presença de cálculos biliares (pedra na vesícula). De fato, trata-se da principal indicação da cirurgia, principalmente porque os cálculos podem, inclusive, serem fatores de risco para o desenvolvimento de doenças mais graves.
Cuidados pré e pós-operatórios
Além de entender para quem é indicada a colecistectomia, é importante conhecermos também quais são os principais cuidados pré e pós-operatórios que são envolvidos em todo o processo de tratamento.
Os cuidados pré-operatórios são, a princípio, uma série de exames que devem ser realizados por pessoas para quem é indicada a colecistectomia. Esses exames envolvem testes laboratoriais (hemograma, glicemia em jejum, creatinina etc) e exames cardíacos, para avaliar o estado geral de saúde do paciente.
Agende a sua consulta
Além disso, é importante que o paciente esteja atento a recomendações antes da cirurgia, como abandonar o cigarro, manter uma alimentação balanceada e jejuar por pelo menos 8 horas antes da cirurgia.
Já os cuidados relacionados à recuperação da cirurgia de vesícula envolvem uma série de recomendações, tais como:
- Manter repouso relativo nos primeiros dias após o procedimento;
- Evitar carregar peso por pelo menos 4 semanas;
- Retomar a dieta aos poucos, começando por uma alimentação mais leve e sem gordura;
- Tomar os cuidados necessários com os curativos e com o uso de medicamentos (que devem ser prescritos pelo cirurgião).
Qual profissional realiza a cirurgia?
Diversas especialidades médicas estão habilitadas para determinar para quem é indicada a colecistectomia a partir do diagnóstico da doença. No entanto, a cirurgia em si deve ser realizada por um médico cirurgião especialista em procedimentos no aparelho digestivo.
O acompanhamento com o cirurgião deve começar logo nas primeiras consultas, a partir da indicação do procedimento, e continuar ao longo de todas as etapas do tratamento, inclusive na readaptação do organismo sem a presença da vesícula biliar.
Na Hernia Clinic, há uma equipe de especialistas em cirurgias do aparelho digestivo prontos para atenderem às principais demandas dos pacientes, informando para quem é indicada a colecistectomia e realizando o acompanhamento correto em todas as etapas. Entre em contato e agende já uma consulta.
Fontes: