Conheças as principais características, causas e métodos de tratamento da hérnia epigástrica
Uma hérnia epigástrica é uma condição em que ocorre uma protuberância ou curvatura na região do abdômen, especificamente na linha média entre o umbigo e o tórax, conhecida como linha alba.
Entre as causas da hérnia epigástrica está o enfraquecimento da parede abdominal, permitindo que tecidos, como gordura ou partes de órgãos, escapem através dessa abertura. Ela pode ser congênita (presente desde o nascimento) ou desenvolver-se ao longo da vida.
Possíveis causas da hérnia epigástrica
Como já mencionado, a principal causa da hérnia epigástrica é o enfraquecimento da parede abdominal na região entre o umbigo e o tórax. Isso pode ocorrer de forma congênita ou ao longo da vida.
Muitas vezes, esse enfraquecimento está relacionado a algumas características do próprio indivíduo. Dessa forma, é importante conhecermos os principais fatores de risco para o desenvolvimento de uma hérnia epigástrica. São eles:
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Tosse persistente;
- Atividades físicas intensas;
- Uso crônico de determinados tipos de medicamentos, como os corticoides.
Além disso, outro fator que pode ser classificado como uma das causas da hérnia epigástrica são as doenças que afetam o colágeno, proteína que ajuda a manter a estrutura e a integridade dos tecidos. Uma vez que há essa deficiência, pode ocorrer também o enfraquecimento da parede abdominal que leva ao surgimento da hérnia.
Complicações da hérnia epigástrica
Além das causas da hérnia epigástrica, é importante também falar das complicações que podem ocorrer com essa condição. Algumas delas são:
- Encarceramento: isso ocorre quando o conteúdo herniado (como parte do intestino, por exemplo) fica preso na abertura da parede abdominal, incapaz de retornar à sua posição normal. Isso pode causar dor, desconforto e possível obstrução intestinal.
- Estrangulamento: é uma complicação mais grave que ocorre quando o suprimento sanguíneo para o conteúdo herniado é cortado devido à pressão aumentada na região. Isso pode levar à morte do tecido herniado, o que é uma emergência médica que requer tratamento imediato.
- Infecção: a hérnia epigástrica também pode se tornar infectada, resultando em inflamação e dor localizada intensa.
- Dor e desconforto: mesmo sem complicações graves, a hérnia epigástrica pode causar dor e desconforto na área afetada, especialmente durante ações que estão entre as causas da hérnia epigástrica, como exercícios físicos, tosse ou o tabagismo.
Além de evitar as causas da hérnia epigástrica, é importante observar qualquer mudança nos sintomas, como aumento da dor, inchaço ou alterações na aparência da hérnia, e buscar atendimento médico imediatamente em caso de complicações ou piora dos sintomas. O tratamento adequado, seja por meio de cirurgia ou outras medidas, pode prevenir e tratar essas complicações.
Opções de tratamentos para a hérnia epigástrica
A principal opção de tratamento, independentemente da causa da hérnia epigástrica, é a cirurgia. Esse tipo de intervenção é o único capaz de tratar definitivamente o problema e visa reparar a parede abdominal enfraquecida e retornar os tecidos ou órgãos herniados para dentro da cavidade do abdômen. O procedimento pode ser realizado de forma aberta, laparoscópica ou robótica.
No entanto, existem casos em que a cirurgia não precisa ser realizada em caráter de urgência. Ainda assim, é importante adotar meios para que a hérnia não se agrave.
Sendo assim, enquanto isso, os pacientes podem utilizar medicamentos recomendados pelo médico para aliviar os sintomas, como a dor. Associado a isso, é importante manter um estilo de vida saudável, o que inclui ter o peso corporal adequado, evitar atividades físicas intensas que aumentem a pressão no local, não fumar e ter uma alimentação equilibrada e que favoreça o bom trânsito intestinal.
Formada por uma equipe de profissionais especialistas no diagnóstico e tratamento de hérnias abdominais, a Hernia Clinic é uma opção para esse tipo de procedimento. Além de fornecer informações detalhadas sobre as causas da hérnia epigástrica em cada paciente, os profissionais são preparados para lidar com a melhor forma de tratamento em cada caso.
Agende já sua consulta com a Hernia Clinic.
Fontes: