Cirurgia de Hérnia Inguinal: Pode resultar em dor no testículo?

Atualizado em: 15/10/2024

Após a cirurgia de hérnia inguinal, algumas pessoas podem relatar dor no testículo, o que é algo normal. A sensibilidade testicular pode ocorrer devido à mobilização dos vasos durante o procedimento, mas geralmente não é incapacitante. Cada caso deve ser avaliado para identificar se a dor é inflamatória ou se requer cirurgia.

Neste post, iremos analisar os cuidados pós cirurgia de hérnia inguinal que podem ser feitos com alguém que está sentindo dores no testículo, e o porquê ocorre estas dores.

Dor que incomoda, mas não que é incapacitante

É comum que, após uma cirurgia de hérnia inguinal, o paciente tenha algum grau de sensibilidade testicular, uma vez que, durante o procedimento, a região dos vasos que vão para o testículo é mobilizada. No entanto, essa sensibilidade geralmente não é incapacitante.

O que fazer para aliviar a dor?

É recomendado o uso de bolsas de gelo na região inguinal, incluindo a bolsa testicular, para aliviar os sintomas. Além disso, no pós-operatório imediato, os pacientes são orientados a usar cuecas do tipo sunga, não para apertar o testículo, mas para suspender e mantê-lo elevado em relação ao corpo.

Não é aconselhável o uso de cirola, pois o testículo, quando solto, pode ficar edemaciado, ou seja, inflamar o cordão espermático, causando maior sensibilidade no pós-operatório.

Essa sensibilidade tende a melhorar em torno de dez a quinze dias, mas pode persistir algum desconforto nos primeiros três meses após a cirurgia. Em alguns casos, o paciente pode desenvolver uma condição chamada dor crônica inguinal, que afeta cerca de 10% dos pacientes.

• A dor crônica inguinal pode ser subdividida em diferentes tipos:
  • Nociceptiva (dor inflamatória);
  • Neuropática (relacionada à lesão do nervo);
  • Somática (dor relacionada à fixação no osso, como a dor no osso pubiano);
  • Visceral (dor testicular);

A inervação do testículo provém de diversos nervos e que, às vezes, a lesão ou cauterização dos nervos pode causar dor crônica testicular. Cada caso deve ser avaliado individualmente para determinar se a dor é resultado de um processo inflamatório que melhora com o tempo ou se o paciente será candidato a um procedimento cirúrgico.

Dr Paulo Barros Hernia Clinic

Dr. Paulo Barros

CRM: 141104

CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO - RQE Nº: 60770

CIRURGIA GERAL - RQE Nº: 60769

Diretor Executivo da Sociedade Brasileira de Hernia; Membro da Sociedade Brasileira de Hérnia; Membro da Sociedade Americana de Hérnia.

Agende a sua consulta

e melhore sua qualidade de vida!
Clínica especializada em cirurgias de Hernias Abdominais

Agende a sua consulta

e melhore sua qualidade de vida!
Clínica especializada em cirurgias de Hernias Abdominais