Embora medicamentos possam ser indicados como forma de controlar os sintomas da hérnia abdominal, seu uso não é capaz de solucionar o problema e evitar complicações graves. Independentemente da região acometida e do incômodo sentido pelo paciente, o tratamento de uma hérnia abdominal sempre envolve a realização da hernioplastia— nome dado ao procedimento cirúrgico para correção da doença.
A hérnia se caracteriza pela abertura da estrutura muscular que reveste a parede do abdômen e dá sustentação ao conteúdo da cavidade abdominal, dando origem a um orifício por onde os órgãos podem escapar parcial ou totalmente. A hernioplastia consiste justamente na correção dessa abertura e reposicionamento do órgão, impedindo assim que a hérnia evolua para um encarceramento.
Como é feita a cirurgia de hérnia?
A hernioplastia pode ser realizada por meio de diferentes técnicas, e a indicação da mais adequada depende das características clínicas do paciente e da localização da hérnia a ser tratada. A avaliação desses critérios é responsabilidade de um médico especialista em hérnia, que analisa o caso de maneira individualizada e define o melhor protocolo de tratamento para o indivíduo.
As principais técnicas disponíveis atualmente são:
- Cirurgia aberta;
- Cirurgia por videolaparoscopia;
- Cirurgia robótica.
Em todos os protocolos, a cirurgia de hérnia consiste em acessar a área afetada, reposicionar as estruturas dentro da cavidade abdominal e fechar o orifício existente na musculatura. O procedimento também pode incluir a colocação de uma tela cirúrgica para reforçar a parede do abdômen e evitar que ocorram reincidências, ou seja, que a hérnia volte a aparecer.
Como é a recuperação da hernioplastia?
O tempo de internação e os cuidados pós-operatório da Hernioplastia dependem diretamente da técnica empregada no procedimento e o tamanho da hérnia que foi tratada. Em geral, a cirurgia laparoscópica e a robótica oferecem um tempo de recuperação mais curto em comparação à técnica aberta, uma vez que são menos invasivas para o paciente.
Em todos os casos, porém, a recuperação Pós-operatório da Hernioplastia é gradual e demanda cuidados especialmente com a alimentação, repouso, hidratação e uso correto dos medicamentos prescritos pelo cirurgião. Em média, o período que o paciente precisa ficar afastado de suas atividades para se recuperar da cirurgia de hérnia é de 2 semanas, evitando apenas a prática de atividades físicas e esforços extenuantes após esse período.
O primeiro retorno pós-operatório é realizado entre 7 e 14 dias após a hernioplastia, quando o especialista reavalia o quadro clínico do paciente para ter certeza de que a recuperação está dentro do esperado. Estes primeiros dias são considerados mais delicados, e é importante que o paciente fique atento a sinais que podem indicar uma complicação.
As principais manifestações que exigem atenção são:
- Febre;
- Dificuldade para urinar;
- Náusea e vômitos;
- Vermelhidão na região operada;
- Dor que não é aliviada com ajuda dos medicamentos prescritos.
Recidiva após hernioplastia
Com a aplicação da tela cirúrgica, as chances de o paciente desenvolver um novo quadro de hérnia abdominal foram minimizadas. Mesmo que o risco seja pequeno, esta possibilidade ainda existe — sobretudo se o indivíduo não seguir à risca os cuidados recomendados pelo cirurgião Pós o operatório da Hernioplastia e não eliminar os fatores de risco que podem contribuir para enfraquecimento da parede abdominal.
Os principais fatores de risco estão associados ao aumento da pressão intra-abdominal, e incluem obesidade, tabagismo, gravidez, doenças pulmonares crônicas com tosse, doenças de colágeno e atividades físicas com intenso esforço abdominal. O acompanhamento junto a uma equipe especializada é fundamental para controlar esses riscos e alcançar a recuperação total do paciente.
A Hérnia Clinic conta com uma equipe médica especializada em hernioplastia, a única forma de tratamento para uma hérnia abdominal. Entre em contato e agende uma consulta para obter informações mais detalhadas sobre o assunto e entender como é a recuperação após a cirurgia de hérnia.
Fontes: