Fale conosco pelo WhatsApp

Como diagnosticar a Hérnia Abdominal?

Foto de uma hérnia abdominal
15abr, 2020

A hérnia abdominal é uma condição que acontece devido ao extravasamento de vísceras ou de gordura do abdome por conta de uma abertura no tecido muscular. Pode ter origem congênita ou adquirida, sendo que em ambas as situações o tratamento é cirúrgico.

Apesar de habitualmente não ser uma condição grave, a hérnia abdominal pode evoluir para um quadro mais agudo, chamado de encarceramento. Quando isso acontece, a intervenção cirúrgica deve ser realizada com agilidade para a preservação do bem-estar do paciente.

Como é feito o diagnóstico da hérnia abdominal?

O diagnóstico da hérnia abdominal é realizado em consultório, principalmente quando a protusão é visível. Nesses casos, o olhar clínico do médico que cuida da hérnia é suficiente para fazer o diagnóstico.

No entanto, quando o abaulamento só aparece mediante um esforço físico (como ao fazer uma atividade física ou levantar um objeto pesado), pode ser necessário realizar exames de imagem para que a investigação diagnóstica seja mais assertiva.

Nos pacientes com muitos sintomas, a busca pela confirmação do diagnóstico deve ser realizada com o máximo de antecedência para que o caso seja tratado com agilidade evitando, assim, complicações como a progressão para o encarceramento. Por isso, é prudente que o paciente procure um médico especialista em hérnia assim que notar o abaulamento na região abdominal.

Caso o paciente tenha sintomas mais intensos, como náuseas, dor forte e vômito, é ainda mais importante visitar um médico especializado em hérnia, ou um pronto-socorro. Isso porque esses sinais podem indicar o estrangulamento da hérnia no abdome, condição que pode colocar a vida do paciente em risco.

Qual é o tratamento da hérnia no abdome?

O tratamento da hérnia abdominal é feito por meio de uma cirurgia. As técnicas que podem ser utilizadas pelo médico especialista em hérnia são:

Boa parte dos procedimentos cirúrgicos adotados no tratamento da hérnia no abdome são as cirurgias laparoscópica e robótica. Ambas as cirurgias de hérnia são pouco invasivas e proporcionam ao paciente um pós-operatório com recuperação mais rápida.

O diagnóstico precoce da hérnia abdominal é importante para a recuperação do paciente e posterior melhora da qualidade de vida. Por conta disso, o paciente que possui um abaulamento na região abdominal deve procurar um centro de hérnia para obter um diagnóstico preciso e tratamento efetivo. Caso queira saber mais sobre o assunto, entre em contato com a Hernia Clinic e agende uma consulta com um dos médicos especialistas em hérnia.

Fontes:

Centro de Hérnia Hernia Clinic;

Ministério da Saúde;

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal (SBH).