Conheça a relação entre refluxo e hérnia de hiato a partir do entendimento de como cada condição se manifesta e como elas estão associadas
Entender a relação entre refluxo e hérnia de hiato é importante para que seja possível reconhecer esse sintoma da condição e, assim, buscar auxílio médico especializado antes que o quadro se agrave.
Apesar de a hérnia de hiato não ser a única causa relacionada ao refluxo crônico, a investigação é importante para descartar a ocorrência. Entenda mais a seguir.
Qual a relação entre refluxo e hérnia de hiato?
Existe, sim, uma relação entre refluxo e hérnia de hiato — tanto pelo fato de que o refluxo pode ser um sintoma da hérnia, como pelo fato de que um quadro crônico pode favorecer o surgimento da hérnia de hiato em longo prazo.
Entender as duas condições e como elas se relacionam permite uma melhor compreensão dos sintomas identificados.
Refluxo
O refluxo gastroesofágico crônico ocorre quando, por alguma razão, existe uma facilidade de retorno do conteúdo do estômago para o esôfago. O motivo mais comum é quando o esfíncter esofágico inferior (estrutura muscular que separa o esôfago do estômago) não apresenta um funcionamento adequado.
O correto é que essa musculatura abra para a passagem do alimento para o estômago, fechando na sequência e impedindo o retorno do bolo alimentar.
Entretanto, quando há algum dano no esfíncter esofágico inferior — o que pode ser causado por questões genéticas, traumas ou hérnia de hiato —, ele não fecha corretamente após a passagem do alimento.
Com isso, o suco gástrico que atua na digestão dos alimentos vaza para o esôfago, de forma a causar queimação, acidez e azia na região entre tórax e garganta.
O esôfago, diferentemente do estômago, não tem paredes propícias ao contato com o suco gástrico, de forma que um quadro crônico tende a causar lesões na parede do esôfago e gerar quadros como:
- Esofagite;
- Úlceras;
- Estenose;
- Dismotilidade esofágica;
- Pneumonia, bronquite e asma.
Hérnia de hiato
A hérnia de hiato pode ser por deslizamento, quadro no qual ela ocorre por consequência do alargamento do orifício de passagem do esôfago no diafragma e passagem da transição do esôfago para o estômago por essa abertura, em direção ao tórax. O resultado é a formação de um abaulamento que não é perceptível devido à localização deste tipo de hérnia.
A hérnia de hiato por deslizamento é mais comum e apresenta sintomas de refluxo, podendo também ser assintomática.
Por sua vez, a hérnia de hiato fixa ou paraesofágica ocorre devido a passagem de outra parte do estômago em direção ao tórax. Ficando a transição do esôfago para o estômago no seu lugar habitual no abdome.
Nesses casos, a relação entre refluxo e hérnia de hiato se deve ao fato de que o refluxo gástrico pode ser o principal sintoma associado à hérnia.
Apesar de as causas da hérnia de hiato não serem plenamente conhecidas, sabe-se que ela tem relação com fatores hereditários, atividades físicas intensas, obesidade, tabagismo e refluxo.
Qual o tratamento indicado?
Considerando os dois caminhos da relação entre refluxo e hérnia de hiato, o tratamento sempre dependerá de uma avaliação individualizada.
Em alguns casos, é realizada a terapia medicamentosa para redução dos sintomas associados ao refluxo.
No caso do refluxo gastroesofágico crônico, os hábitos alimentares também são importantes, sendo indicado reduzir o consumo de processados, frituras, bebidas gasosas e não se deitar após as refeições, além de não ingerir líquidos junto com a comida.
No caso de hérnia de hiato com mais de 4 cm, o médico responsável pode recomendar a cirurgia para correção de hérnia, o que também ajuda a aliviar os sintomas relacionados, incluindo o refluxo.
Dessa forma, ao conhecer a relação entre refluxo e hérnia de hiato, é importante observar os sintomas e buscar ajuda médica especializada caso identifique manifestações incomuns.
Para saber mais sobre hérnias, entre em contato e agende sua consulta.
Fontes: