Fale conosco pelo WhatsApp

Caroço dentro do umbigo pode ser hérnia?

imagem de um umbigo

Saiba quando o caroço dentro do umbigo pode ser hérnia, conhecendo quais são os sintomas e tratamentos para a condição e quando buscar auxílio médico.

Saber quando a presença de um caroço dentro do umbigo pode ser hérnia, quais são os sintomas associados e como confirmar essa suspeita é fundamental para evitar algumas complicações de saúde.

A hérnia umbilical ou hérnia de umbigo consiste em um extravasamento do conteúdo interno do abdômen por um orifício na parede abdominal, causando um abaulamento, de forma que um caroço dentro do umbigo pode ser hérnia. Entenda mais a seguir.

Caroço no umbigo é hérnia?

O caroço dentro do umbigo pode ser hérnia umbilical, sendo que a protuberância na região é o principal sintoma da condição.

A hérnia umbilical acomete, majoritariamente, os recém-nascidos e bebês de até um ano, devido às alterações congênitas na parede abdominal. Isso se deve à abertura dos músculos abdominais para passagem do cordão umbilical.

Nesses casos, é comum que a hérnia regrida espontaneamente até os 2 anos, conforme a criança se desenvolve.

A presença de um caroço dentro do umbigo pode ser hérnia umbilical também nos adultos. Nesses casos, existem alguns fatores de risco associados, como:

  • Barriga d’água – acúmulo anormal de líquido na cavidade peritoneal;
  • Gestantes, especialmente com histórico de hérnias ou gravidez multigemelar;
  • Excesso de peso e obesidade;
  • Incisões abdominais prévias;
  • Pessoas com síndrome de Down;
  • Patologias hepáticas.

Quais são os sinais de hérnia umbilical?

Quando se manifesta na vida adulta, a hérnia umbilical pode estar presente por anos antes de manifestar qualquer sintoma. O sinal mais comum da hérnia é, de fato, a protuberância na região abdominal.

Esse caroço dentro do umbigo pode ser hérnia quando ele apresenta certa mobilidade, pois o conteúdo extravasado da cavidade abdominal pode ser empurrado novamente pelo orifício que fica aberto na região.

A protuberância pode ficar mais visível ao tossir ou levantar peso, situações que também podem causar desconforto abdominal que são indicativos do problema.

Os sintomas da hérnia tornam-se mais evidentes quando há complicações associadas à condição, como encarceramento ou estrangulamento da hérnia, resultando em manifestações como dor intensa, vermelhidão no local, náuseas e vômitos.

Cuidados a se tomar com caroço dentro do umbigo

Em muitos casos, o caroço dentro do umbigo pode ser hérnia, mas não gera incômodo ou comprometimento do bem-estar do paciente, entretanto, ainda há necessidade de uma avaliação médica para confirmação do diagnóstico e orientação específica.

Pacientes com hérnia umbilical diagnosticada e com sintomas devem evitar, por exemplo, exercícios físicos intensos, levantar peso e ter cuidado em caso de tosse persistente. Outro fator que deve ser evitado é a constipação intestinal, por isso é preferível adotar uma alimentação saudável e rica em fibras.

O tratamento da hérnia umbilical é unicamente cirúrgico, mas o paciente pode conviver com a condição, caso seja assintomático e não haja riscos de complicações. O indicado, entretanto, é que em algum momento seja feita a cirurgia de hérnia umbilical.

Qual profissional procurar?

Caso identifique um caroço dentro do umbigo, o ideal é buscar um médico cirurgião do aparelho digestivo para diagnóstico da condição e encaminhamento ao tratamento mais adequado.

A hérnia pode ser confirmada por meio de exame físico conduzido pelo especialista que, em geral, solicita também exame de imagem, como ecografia abdominal ou tomografia abdominal para confirmação e detalhamento do quadro.

A partir dessa avaliação, o especialista poderá indicar quais os cuidados necessários e se a cirurgia deve ser realizada prontamente ou se é possível monitorar a condição até que a intervenção cirúrgica seja mais propícia ao paciente.

Apenas o médico cirurgião do aparelho digestivo poderá confirmar se o caroço dentro do umbigo pode ser hérnia ou outra condição e planejar a abordagem terapêutica mais adequada às necessidades do paciente.

Para saber mais sobre hérnias, entre em contato e agende sua consulta.

Fontes:

Dr. Dráuzio Varella

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal – SBH