Problema corresponde de 1% a 2% dos casos de hérnia da parede abdominal anterior
A hérnia de Spiegel é um dos tipos mais raros de hérnia da parede abdominal, pois ocorre em uma região bastante específica, a parte anterolateral do abdômen. Essa área se localiza entre o osso ilíaco da bacia e o umbigo, onde existe uma região de intersecção de músculos que pode ser mais fraca, originando a abertura por onde extravasa parte de tecidos e órgãos.
Esse defeito de origem congênita ou adquirida pode ser difícil de ser diagnosticado por estar localizado em uma região incomum, por isso é importante conhecer quais são as causas da hérnia de Spiegel e os fatores de risco que podem desencadear o problema.
Continue a leitura para saber quais são as causas da hérnia de Spiegel, as formas de diagnóstico e opções de tratamento para essa condição.
Agende a sua consulta
Principais causas da hérnia de Spiegel
Como dito anteriormente, a hérnia de Spiegel é considerada uma patologia rara, que corresponde de 1 a 2% dos casos de hérnia da parede abdominal anterior. As causas da hérnia de Spiegel podem ter origem congênita ou adquirida, pois o enfraquecimento da parede abdominal da região pode ser resultado da predisposição genética do indivíduo ou motivado por fatores que favorecem o desenvolvimento do problema.
As principais causas da hérnia de Spiegel são:
Doença pulmonar obstrutiva crônica ou tosse crônica
A tosse crônica como sintoma de doenças pulmonares leva ao aumento da pressão intra-abdominal, favorecendo o desenvolvimento de hérnia, inclusive a hérnia de Spiegel.
Doenças do tecido conjuntivo ou colágeno
As doenças do tecido conjuntivo, entre elas a síndrome de Ehlers-Danlos, afetam os órgãos e todas as estruturas que possuem colágeno, principal componente dos tecidos conjuntivos, levando a um enfraquecimento da região anterolateral do abdômen.
Gravidez
A gestação é considerada uma das possíveis causas da hérnia de Spiegel por aumentar a pressão intra-abdominal e enfraquecer a parede do abdômen.
Além das já citadas, outras causas da hérnia de Spiegel são traumatismos abdominais e incisão abdominal prévia na região.
Como diagnosticar a hérnia de Spiegel
Para diagnosticar a hérnia de Spiegel, o médico analisa se o paciente apresenta os sintomas característicos do problema, como:
- Sensibilidade;
- Dor abdominal;
- Saliência lateral no abdômen entre o umbigo e linha da axila;
- Vômitos e náuseas se a hérnia estiver provocando obstrução intestinal.
A hérnia de Spiegel pode ter um diagnóstico desafiador porque a saliência é pequena e costuma estar localizada abaixo do tecido conjuntivo do músculo oblíquo externo, o que torna a palpação difícil.
Ainda assim, o exame físico seguido de uma ultrassonografia abdominal são as principais formas de diagnóstico da hérnia de Spiegel, mas caso haja dúvidas ou necessidade de evitar complicações podem ser solicitados exames complementares como a tomografia computadorizada e ecografia.
O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações, que incluem o encarceramento e estrangulamento de órgãos e tecidos pelo orifício herniário.
Agende a sua consulta
Opções de tratamento
A cirurgia é o único meio eficaz que pode corrigir a hérnia de Spiegel, evitando que a condição impeça a circulação sanguínea no local e leve a complicações mais graves.
A intervenção cirúrgica consiste em reposicionar os órgãos e tecidos extravasados para o interior da cavidade abdominal, fechar o orifício além da colocação de uma tela cirúrgica para reforçar a parede abdominal e prevenir novos casos de hérnia.
A cirurgia pode ser realizada de maneira aberta tradicional ou por videolaparoscopia / robótica, técnica minimamente invasiva que reduz as chances de complicações e o tempo de internação hospitalar do paciente.
A Hernia Clinic conta com um time de cirurgiões do aparelho digestivo dedicados ao estudo e tratamento das hérnias da parede abdominal, entre elas a hérnia de Spiegel. Para tratamento desse e outros tipos de hérnias, converse com nossos especialistas e agende uma consulta.
Fontes: