Causas do refluxo gastroesofágico

imagem ilustrativa de um refluxo

Alterações musculares no esfíncter estomacal e hérnia de hiato são alguns dos fatores causadores do problema

O refluxo gastroesofágico é um problema caracterizado pelo retorno de conteúdo do estômago para o esôfago de forma exacerbada. O problema ocorre quando o esfíncter que divide estas duas estruturas não consegue se fechar adequadamente. Gases, ácidos estomacais e alimentos são exemplos de conteúdos que podem retornar.

Os principais sintomas do refluxo gastroesofágico são azia, sensação de queimação, dor torácica e tosse seca, que podem ser tratados de forma individual. No entanto, o tratamento da doença depende de uma abordagem mais específica, que envolve identificar as causas do refluxo gastroesofágico.

Entre em contato agora mesmo e trate já o refluxo gastroesofágico

Quais as causas do refluxo gastroesofágico

Diversas alterações podem ser classificadas como causas do refluxo gastroesofágico. Como já mencionado, sua identificação é fundamental para que o tratamento adequado seja realizado.

Entre as principais causas do refluxo gastroesofágico, podemos citar:

Alterações no esfíncter

Quando o alimento passa do esôfago para o estômago, um esfíncter se fecha para evitar seu retorno, ou o retorno de conteúdos estomacais, para o órgão anterior. Isso permite que a digestão ocorra corretamente e evita desgastes e complicações causadas pela presença de ácidos no esôfago. Por este motivo, qualquer alteração no esfíncter que não permite seu fechamento adequado pode ser classificada como uma das causas do refluxo gastroesofágico.

Hérnia de hiato

A hérnia de hiato é um problema que consiste no extravasamento de parte do estômago através do hiato esofágico, um orifício no diafragma por onde passa o esôfago em direção ao abdômen. Geralmente isso ocorre por um alargamento do orifício. Uma das consequências é a alteração no mecanismo de contenção, levando o problema a ser também uma das causas do refluxo gastroesofágico.

Fragilidade das estruturas musculares

Uma série de estruturas musculares garantem o funcionamento da movimentação gástrica na região do estômago e do esôfago, além de manterem esses órgãos e seus lugares.

Quando essas estruturas estão frágeis, pode ocorrer o não fechamento adequado das válvulas na região estomacal, bem como alterações que podem levar à hérnia de hiato. Todos estes problemas podem ter o refluxo gastroesofágico como consequência.

Retardo no esvaziamento do estômago

Outro fator que pode ser considerado uma das causas do refluxo gastroesofágico é a gastroparesia ou retardo no esvaziamento do estômago. Como o estômago acaba ficando mais tempo cheio e demora para esvaziar, o refluxo gastroesofágico pode ser exacerbado. A gastroparesia é uma doença que pode acometer pacientes com diabetes, doenças neurológicas, entre outros.

Entre em contato agora mesmo e trate já o refluxo gastroesofágico

Fatores de risco para o refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico pode ocorrer em qualquer pessoa. No entanto, existem alguns fatores que aumentam o risco de desenvolver o problema. São eles:

• Excesso de peso e obesidade;
  • Gravidez;
  • Tabagismo;
  • Consumo excessivo de café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas;
  • Alcoolismo;
  • Alimentação volumosa, principalmente à noite.

Todos esses fatores podem estar relacionados ao desenvolvimento de uma ou mais causas do refluxo gastroesofágico.

Relação entre refluxo e hérnia de hiato

A relação entre o refluxo e a hérnia de hiato se dá pelo de que a hérnia de hiato, como já mencionado, é uma das principais causas do refluxo gastroesofágico. A alteração de posição estomacal característica do problema faz com que tanto o fluxo de ácidos do estômago seja alterado, quanto a capacidade de fechamento do esfíncter.

Isso faz com que o quadro favoreça o aparecimento dos sintomas de refluxo. Muitos pacientes, inclusive, são diagnosticados com hérnia de hiato ao investigarem sintomas relacionados ao refluxo gastroesofágico.

Tratamentos para o refluxo e hérnia de hiato

Os tratamentos dependem da identificação da causa do refluxo gastroesofágico e da gravidade dos sintomas. Podem ser adotados métodos clínicos com a utilização de medicamentos que inibam a produção de ácidos estomacais e melhorem a mobilidade do esôfago, além de aliviarem os sintomas; ou cirúrgico, como em alguns casos em que é necessário colocar uma válvula antirrefluxo ou quando o problema é causado por hérnia de hiato.

A cirurgia para corrigir a hérnia de hiato é indicada quando os sintomas são muito incômodos ou existe risco de complicações mais graves do problema, como a esofagite grave. No procedimento, que pode ser realizado por via convencional ou laparoscópica, o posicionamento dos órgãos e do hiato é corrigido.

Além dos tratamentos, é importante que o paciente ajuste seus hábitos de vida para evitar o retorno do problema. Por isso, abandonar o cigarro, o álcool, ajustar a alimentação e controlar o peso são ações que devem fazer parte da vida das pessoas diagnosticadas com refluxo gastroesofágico.

Entre em contato agora mesmo e trate já o refluxo gastroesofágico

Para saber mais sobre refluxo gastroesofágico, hérnias abdominais e outros assuntos, entre em contato com a Hernia Clinic e agende uma consulta em São Paulo.

Manual MSD