Tudo sobre a doença diverticular do cólon

Profissional médica apontando para imagem ilustrativa de intestino,

Formação de pequenas bolsas na parede do intestino é mais comum em áreas mais frágeis do cólon

A doença diverticular do cólon é uma condição gastrointestinal mais predominante em pessoas acima de 50 anos que possuem uma dieta pobre em fibras. Essa patologia é caracterizada pela presença de divertículos em áreas de fraqueza na parede do cólon ou do intestino grosso.

Os divertículos são pequenas bolsas que podem se inflamar ou infeccionar e provocar uma série de sintomas que incluem dor abdominal, febre, náuseas, vômitos, alterações no funcionamento do intestino e até complicações mais graves, se não houver o tratamento adequado.

Quero tratar uma doença diverticular!

O que são os divertículos?

Os divertículos podem ser classificados como falhas que aparecem na parede do intestino grosso, principalmente na parte esquerda do cólon, semelhantes a pequenas bolsas salientes.

Em muitos casos, os divertículos não causam nenhum sintoma e os pacientes podem viver normalmente com sua presença. O tratamento só é necessário quando há quadros de diverticulite, processo inflamatório que causa dor e desconforto.

O que causa a doença diverticular do cólon?

As causas exatas para a doença diverticular do cólon ainda não são bem esclarecidas, mas existem algumas teorias que justificam seu aparecimento. A principal é que uma alimentação pobre em fibras causa uma pressão maior sobre o cólon por conta do endurecimento das fezes e constipação intestinal, o que contribui para a formação dos divertículos.

Fatores de risco da doença diverticular do cólon

Outros fatores agravantes para o desenvolvimento da doença diverticular do cólon são:

• Hereditariedade;
  • Idade acima de 50 anos;
  • Diabetes;
  • Tabagismo;
  • Hipertensão arterial;
  • Obesidade e sedentarismo.

Sintomas da doença diverticular do cólon

A doença diverticular do cólon é assintomática para a maioria dos pacientes, sendo que algumas pessoas podem apresentar sintomas leves ou intermitentes. Os principais sinais que indicam a presença da doença são dores abdominais, cólicas, diarreia e constipação intestinal.

Em caso de inflamação ou infecção (diverticulite), os sintomas ainda incluem:

• Febre;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Aumento da sensibilidade abdominal;
  • Distensão e dor no abdômen;
  • Sangramento retal com sangue vivo ou escuro nas fezes.

Trate a doença diverticular do colón: Entre em contato com a Hérnia Clinic - Atendimento em São Paulo!

Como é feito o diagnóstico?

Como a maior parte dos casos são assintomáticos, o paciente descobre que tem tal condição ao fazer alguns exames de rotina ou de forma eletiva, principalmente a colonoscopia.

Esse exame permite que o médico visualize o interior do cólon por meio da inserção de um tubo flexível com uma câmera acoplada pelo ânus. Desse modo, é possível verificar a presença de divertículos, inflamação e outras alterações na região.

O diagnóstico também pode ser feito com base no histórico clínico e sintomas apresentados pelo paciente, complementados com exame físico e exames de imagem, como tomografia computadorizada.

Opções de tratamento para a doença diverticular do cólon

Pacientes diagnosticados com doença diverticular do cólon e que sejam assintomáticos têm como indicação de tratamento a mudança de alguns hábitos. Adotar uma alimentação rica em fibras, legumes, frutas e cereais, além de aumentar a ingestão diária de água, são práticas importantes para regular o trânsito intestinal e manter o bom funcionamento do intestino.

Já nos casos leves de diverticulite, a adoção de uma dieta equilibrada e a administração de analgésicos, anti-inflamatórios e laxantes indicados pelo médico podem aliviar os sintomas e reduzir a inflamação.

Se as diverticulites leves se repetirem com muita frequência, e/ou provocarem sintomas crônicos, bem como a condição evoluir para complicações mais graves, como a formação de abcessos, perfurações dos divertículos, peritonite, entre outras, o tratamento cirúrgico é recomendado. A cirurgia consiste na remoção da porção do intestino afetada após a confirmação do diagnóstico da doença diverticular do cólon.

Para saber mais informações sobre o assunto, agende sua consulta com a Hernia Clinic.

Manual MSD