Conheça a seguir para quem é indicada a cirurgia robótica de hérnia e entenda quais são as características e benefícios dessa técnica
Saber para quem é indicada a cirurgia robótica de hérnia é fundamental para que o paciente esteja ciente dessa possibilidade cirúrgica e possa discuti-la com o médico responsável pelo caso.
A hérnia abdominal consiste em um abaulamento que surge na região do abdômen, sendo consequência da presença de uma abertura na parede abdominal — por onde o conteúdo interno acaba extravasando. A protuberância costuma ser o principal sintoma da condição, que normalmente causa pouca dor.
Antes de entender para quem é indicada a cirurgia robótica de hérnia, é importante conhecer como esse procedimento é realizado e quais são os diferenciais dele.
Como é realizada a cirurgia robótica de hérnia?
A cirurgia robótica de hérnia, também chamada de herniorrafia robótica, consiste em uma técnica cirúrgica que utiliza a videolaparoscopia para visualização dos tecidos a serem operados.
Além disso, o cirurgião não manipula diretamente os instrumentos cirúrgicos. Eles são acoplados em um equipamento (robô) que é controlado pelo médico, por meio de um console.
Os instrumentos cirúrgicos do robô têm um movimento muito fino e uma mobilidade maior que as pinças da videolaparoscopia tradicional, o que proporciona movimentos cirúrgicos mais precisos e detalhados.
Para quem é indicada a cirurgia robótica de hérnia?
Apesar de propiciar benefícios ao paciente, é preciso saber para quem é indicada a cirurgia robótica de hérnia, uma vez que essa técnica não é adotada em todos os casos.
A cirurgia robótica de hérnia pode ser realizada para os seguintes tipos de hérnia da região abdominal:
- Inguinal;
- Umbilical;
- Incisional;
- Epigástrica;
- Lombar;
- Spiegel.
Apesar de ser possível utilizar essa técnica cirúrgica para diferentes ocorrências, o médico especialista pode optar pela cirurgia aberta em casos com mais complicações.
A hérnia encarcerada — que fica presa no orifício pelo qual houve o extravasamento do conteúdo abdominal — ou a hérnia estrangulada (quando a circulação sanguínea é interrompida ao local) são ocorrências graves e que demandam cirurgia de emergência.
Nesses casos, o especialista geralmente não indica a cirurgia robótica da hérnia, sendo comum a opção pela cirurgia aberta, que é mais invasiva, mas permite um rápido controle e resolução da situação.
Mesmo sabendo para quem é indicada a cirurgia robótica de hérnia, também é preciso considerar que mesmo em casos sem gravidade o especialista pode optar por outra técnica cirúrgica.
A escolha do médico pode ter relação com o tipo de hérnia, sua localização, volume do abaulamento, diâmetro do orifício na parede do abdômen e outras variáveis que serão sempre consideradas individualmente.
Quais são as vantagens da cirurgia robótica?
A cirurgia robótica consiste em uma técnica cirúrgica menos invasiva que as outras opções disponíveis e na qual o cirurgião consegue ter maior controle dos movimentos realizados. Dessa forma, mais detalhes podem ser considerados na execução do procedimento.
O tempo de internação é menor na realização da cirurgia robótica em comparação à cirurgia convencional de hérnia. Além disso, o fato de ser realizada por videolaparoscopia não impede a colocação de tela cirúrgica para prevenir a reincidência da hérnia naquele ponto da parede abdominal.
Os benefícios dessa opção também se estendem à recuperação do paciente. Isso porque a cirurgia robótica de hérnia é feita a partir de pequenas incisões para inserção do laparoscópico e instrumentos cirúrgicos. Com isso, a cicatrização tende a ser mais rápida do que na metodologia aberta.
Com uma recuperação mais rápida e tranquila, o paciente poderá retomar suas atividades em menos tempo.
Qual profissional procurar?
O tratamento da hérnia é sempre cirúrgico, de forma que é indispensável que ele seja planejado e conduzido por um médico cirurgião do aparelho digestivo que seja especializado em hérnias da parede abdominal.
Esse especialista é o mais apto para acompanhar o caso e informar para quem é indicada a cirurgia robótica de hérnia, indicando ainda qual a conduta mais adequada ao seu caso.
Para saber mais sobre hérnias, entre em contato e agende sua consulta.
Fontes: