A hérnia abdominal costuma causar dor e inchaço na região afetada, mas um exame que identifica a hérnia abdominal pode confirmar o diagnóstico para que o tratamento adequado seja iniciado
A hérnia abdominal pode ser definida como o escape total ou parcial de um ou mais órgãos por um orifício que se abre na parede do abdômen. A hérnia abdominal é um problema comum, que afeta de 3% a 8% da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde, por isso ela deve ser tratada o quanto antes.
A parede abdominal tem a função de sustentar e proteger os órgãos, mas quando ela se enfraquece, se abre ou sofre um afastamento, pode ocorrer a ruptura e o desenvolvimento de uma hérnia abdominal. A hérnia pode ter a aparência de um pequeno nódulo de gordura ou adquirir um tamanho maior, mas um exame que identifica a hérnia abdominal pode confirmar o diagnóstico.
Neste conteúdo, você vai descobrir tudo sobre o exame que identifica a hérnia abdominal e mais particularidades desse problema.
Quais são os tipos de hérnia abdominal?
Antes de entendermos mais sobre o exame que identifica a hérnia abdominal, precisamos saber que existem vários tipos de hérnia de parede abdominal, como:
Hérnia inguinal
Mais comum em homens, esse tipo de hérnia aparece na região da virilha e pode causar dor, queimação e desconforto quando a pessoa tossir ou se levantar.
Hérnia umbilical
O abaulamento surge na região do umbigo e é bastante comum em bebês. Porém, na maior parte dos casos, ela cicatriza por conta própria.
Hérnia epigástrica
Esse tipo de hérnia ocorre na linha média do abdômen, acima do umbigo, em pessoas com idade entre 20 e 50 anos, na maioria dos casos. Geralmente, a hérnia epigástrica costuma causar apenas dor na região.
Hérnia incisional
Esse é um dos tipos de hérnia abdominal mais complexos que existem, porque afeta cicatrizes de cirurgias anteriores por conta de infecções na área operada ou enfraquecimento da parede abdominal.
Todos os tipos de hérnias podem ser tratados, mas o diagnóstico precoce com o exame que identifica a hérnia abdominal é fundamental para aliviar os sintomas e devolver a qualidade de vida ao paciente.
Quais os sintomas da hérnia abdominal?
Os sintomas mais comuns de uma hérnia abdominal são dores e um inchaço na região acometida, que podem surgir, desaparecer espontaneamente e voltar a aparecer novamente. O paciente deve ficar atento caso esses sintomas se agravem, pois pode ocorrer de parte do tecido ficar presa no orifício da hérnia e causar um bloqueio da circulação sanguínea.
Em casos como esse, os sintomas observados são:
- Dor intensa e intermitente;
- Náuseas e vômitos;
- Vermelhidão;
- Necrose (em estágios avançados).
Nessas situações, é recomendado procurar assistência médica imediata e fazer um exame que identifica a hérnia abdominal para solucionar o problema.
Qual exame que faz o diagnóstico?
Na maioria das vezes, o exame que identifica a hérnia abdominal é feito através do toque e observação em uma avaliação clínica do especialista. Em alguns casos, o médico pode solicitar exames de imagem, como a ultrassonografia ou tomografia computadorizada, para uma investigação mais detalhada da hérnia abdominal.
Quais os tratamentos
Feito o exame que identifica a hérnia abdominal, o tratamento indicado para a maior parte dos casos é a cirurgia. O procedimento pode corrigir de maneira definitiva problemas de hérnia abdominal, desde em situações menos complicadas até em casos mais urgentes, quando há o estrangulamento.
Qual profissional procurar
Pessoas com problemas de hérnia abdominal podem procurar um cirurgião geral ou cirurgião do aparelho digestivo, conhecido popularmente como médico especialista em hérnia, que é o mais indicado para realizar o exame que identifica a hérnia abdominal. Mas, é importante deixar claro que não existe uma especialidade médica específica para a hérnia.
A Hernia Clinic possui em seu quadro experientes cirurgiões do aparelho digestivo especializados no tratamento das hérnias abdominais. Entre em contato e agende sua consulta com a Hernia Clinic.
Fontes: