Fale conosco pelo WhatsApp

Quando é indicada a cirurgia de hérnia ventral?

imagem ilustrativa

Saiba quando é indicada a cirurgia de hérnia ventral, conhecendo a importância da boa avaliação médica e qual é o especialista apto para realizar o procedimento.

Saber quando é indicada a cirurgia de hérnia ventral é fundamental para buscar auxílio médico especializado e ter consciência quanto aos tipos de tratamentos disponíveis para a condição.

A hérnia ventral consiste em um escape do conteúdo interno da cavidade abdominal por meio de um orifício que surge na parede do abdômen, resultando em um abaulamento ou caroço interno, que fica sob a pele.

Geralmente, as hérnias abdominais e ventrais são causadas pela fraqueza da parede abdominal e por conta de esforço repetitivo.

Entenda mais sobre o tema a seguir, incluindo quando é indicada a cirurgia de hérnia ventral e outras informações sobre a condição.

Tipos de hérnia ventral

A hérnia ventral é, geralmente, localizada na parte frontal da parede abdominal, local que costuma sofrer maior pressão. Ela pode ser de diferentes tipos, como:

  • Hérnia incisional: quando o extravasamento ocorre em um local enfraquecido da parede do abdômen devido a uma incisão cirúrgica prévia que forma tecido fibroso;
  • Hérnia epigástrica: consiste no escape localizado na parede abdominal superior, entre o umbigo e o tórax, manifestando-se na linha alba – ou linha média, sem nenhuma cirurgia anterior;
  • Hérnia de Spiegel: tipo raro de hérnia ventral, representando menos de 2% dos casos de hérnia abdominal. Localiza-se na lateral da parede abdominal e surge devido um problema congênito na formação da região anterolateral.

Todos os tipos de hérnia ventral são influenciados por fatores de riscos como obesidade, tosse crônica, excesso de esforço físico no trabalho ou em musculação, constipação crônica ou cirurgia abdominal anterior.

Quais são as opções de tratamento para hérnia ventral?

Saber quando é indicada a cirurgia de hérnia ventral ou outras abordagens depende sempre de uma avaliação por parte do médico especialista.

O tratamento da hérnica ventral é sempre cirúrgico, entretanto, alguns casos podem ser monitorados caso sejam assintomáticos e não apresentem riscos de complicações, como encarceramento ou estrangulamento da hérnia.

Essa avaliação será realizada pelo especialista a partir de aspectos como o tamanho da hérnia, sintomas relatados pelo paciente, histórico pessoal e família, hábitos etc.

No entanto, quando é indicada a cirurgia de hérnia ventral pelo médico é porque o quadro pode apresentar complicações ou a condição compromete a qualidade de vida do paciente.

Quando é indicada a cirurgia de hérnia ventral?

Saber quando é indicada a cirurgia de hérnia ventral ajuda a compreender que a abordagem cirúrgica é muito comum nesses casos.

Quando não há riscos elevados ou desconfortos, o paciente pode optar pelo adiamento do procedimento cirúrgico, entretanto, apenas a cirurgia de hérnia permite tratar o quadro em definitivo.

Na cirurgia de hérnia, é realizado o reposicionamento do conteúdo extravasado para dentro da cavidade abdominal e fechamento do orifício, que pode receber o reforço de uma tela cirúrgica para evitar recidivas.

Assim, quando é indicada a cirurgia de hérnia ventral é importante considerar que, mesmo sendo um procedimento que pode ser agendado com antecipação, o tratamento não deve ser negligenciado.

As complicações associadas à hérnia ventral demandam intervenção cirúrgica emergencial, podendo ser necessário recorrer a um tratamento mais invasivo, além de colocar a vida do paciente em risco.

Ao poder agendar o tratamento para hérnia ventral, o paciente pode ser beneficiado com uma técnica minimamente invasiva, como a videolaparoscopia ou robótica, que resulta em uma recuperação mais rápida.

O médico especialista faz o diagnóstico da hérnia e, a partir de exames complementares, define o grau de urgência do tratamento, bem como a opção mais adequada.

Qual profissional realiza a cirurgia de hérnia?

A cirurgia de hérnia ventral deve ser realizada pelo cirurgião do aparelho digestivo especializado no tratamento das hérnias da parede abdominal.

Esse especialista conhece e tem experiência no tratamento da hérnia ventral, tendo melhor qualificação para identificar quando é indicada a cirurgia hérnia ventral.

Para saber mais sobre hérnias, entre em contato e agende sua consulta.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal – SBH