Condição pode apresentar sintomas que indicam a necessidade de urgência no tratamento cirúrgico
Quando a incisão realizada em uma cirurgia abdominal não cicatriza corretamente, pode levar ao enfraquecimento da musculatura, o que, por sua vez, pode levar à formação de uma abertura por onde passam tecidos ou órgãos. À protusão ou abaulamento visível resultante desse processo damos o nome de hérnia incisional.
Os sintomas da hérnia incisional não são muito comuns e, como veremos a seguir, podem indicar algum tipo de complicação que exige tratamento cirúrgico de urgência. Portanto, identificá-los é um passo essencial do processo de diagnóstico e tratamento da condição. Acompanhe.
Agende a sua consulta
Principais sintomas da Hérnia Incisional
Presente em todos os pacientes com a condição, o principal sintoma da hérnia incisional é a formação de um abaulamento ou caroço na região da cicatriz de uma cirurgia abdominal realizada anteriormente ou próximo dela. A hérnia pode ser pequena ou grande, e geralmente seu tamanho se altera quando a pessoa faz esforços sobre a musculatura do abdômen.
Outros sintomas da hérnia incisional podem surgir em alguns pacientes, tais como:
- Dor e desconforto leves no local;
- Náuseas;
- Endurecimento da região;
- Inflamação local;
- Febre.
Sintomas da hérnia incisional como a dor e o desconforto no local, desde que não sejam intensos, não costumam ser motivos de preocupação. Já a presença de sintomas intensos e frequentes, bem como inflamação e febre, podem indicar alguma complicação, como o encarceramento e o estrangulamento da hérnia.
É possível aliviar os sintomas da hérnia incisional?
Nos casos em que os sintomas da hérnia incisional são leves e não representam uma complicação da doença, pode-se adotar uma postura conservadora de tratamento com o intuito de amenizá-los por meio do uso de medicamentos. Uma cinta abdominal também pode ser usada para dar sustentação e melhorar os sintomas e o crescimento da hérnia.
Isso ocorre quando, na ausência de gravidade da hérnia, o tratamento cirúrgico — que é o único que reverte definitivamente o problema — não precisa ser realizado de forma emergencial.
Agende a sua consulta
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da hérnia incisional é simples e pode ser feito pelo médico no próprio consultório. É feita a análise da história clínica, dos sintomas da hérnia incisional relatados pelo paciente e um exame físico da protusão, para que seja visualizado o comportamento da hérnia ao fazer esforços abdominais.
Em muitos casos é necessário a realização de exames de imagem, como a ultrassonografia abdominal e a tomografia computadorizada. Estes exames podem detectar outras doenças e analisar a gravidade da hérnia incisional de forma mais precisa, além de estudar a estrutura e anatomia do abdome do paciente
Opções de tratamento para a hérnia incisional
Como já mencionado, a cirurgia é o único tratamento capaz de resolver, de forma definitiva, a hérnia incisional. No entanto, nos casos em que não há gravidade e urgência na realização do procedimento, os sintomas da hérnia incisional podem ser tratados de forma conservadora até o momento da cirurgia.
Nos casos em que é detectado o encarceramento ou o estrangulamento da hérnia incisional, a cirurgia é a única opção de tratamento e deve ser realizada quanto antes. Isso ocorre porque essas complicações podem interromper o fluxo sanguíneo no órgão herniado, uma condição potencialmente grave.
Cirurgia de hérnia incisional
Na cirurgia de hérnia incisional, os tecidos herniados são reposicionados e a abertura na parede abdominal é fechada. Pode ser necessário a separação dos músculos do abdome para que o orifício feche com a mínima tensão possível. Geralmente também é colocado uma tela para fortalecer a musculatura e evitar que o problema retorne. O procedimento é realizado em ambiente hospitalar, com o paciente sob anestesia geral com ou sem anestesia raquidiana.
Existem três métodos que podem ser adotados em uma cirurgia de hérnia incisional. A cirurgia aberta, ou tradicional, é feita por meio de uma única incisão para acessar a região a ser tratada. A cirurgia por videolaparoscopia é feita por meio de pequenas incisões por onde passam os instrumentos cirúrgicos. Já a cirurgia robótica é o procedimento em que um robô opera os instrumentos de forma precisa e por meio do controle do cirurgião.
Os métodos videolaparoscópico e robótico são os mais realizados atualmente, por serem minimamente invasivos e proporcionarem ao paciente uma melhor recuperação e um alívio mais rápido dos sintomas da hérnia incisional.
Agende a sua consulta
Tratamento com a Hernia Clinic
A Hernia Clinic é um centro médico especializado no tratamento de hérnias abdominais e outras condições semelhantes. É formada por profissionais qualificados e experientes, que sempre buscam se atualizar para oferecer a seus pacientes tratamentos com qualidade de vida.
Para saber mais sobre os sintomas da hérnia incisional e outras informações, entre em contato e agende uma consulta com um de nossos especialistas.
Fontes: