Fale conosco pelo WhatsApp

Tratamento da hérnia ventral

Mulher com dores na barriga em consulta com médico.

Cirurgia é o único método capaz de tratar, de forma definitiva, a condição

Hérnia ventral é uma protusão de conteúdo abdominal — tecido adiposo ou órgãos internos — que ocorre na parede anterior do abdômen. Essa protusão pode ser identificada como um caroço ou abaulamento visível e palpável, que pode aumentar ao realizar esforços físicos.

A principal causa da hérnia ventral é o enfraquecimento da parede interna do abdômen, que, por sua vez, pode ser causado por diversos fatores, como envelhecimento, gravidez, tosse constante, tabagismo, excesso de peso e outras condições.

Ainda que possam ser adotadas metodologias conservadoras para aliviar sintomas como dor e desconforto, o único tratamento da hérnia ventral capaz de resolver o problema de forma definitiva é a cirurgia. Entenda mais no conteúdo a seguir.

Agende sua consulta com a Hernia Clinic!

Como é feito o tratamento para a hérnia ventral?

Além do caroço ou abaulamento na região anterior do abdômen, é comum que a hérnia ventral não cause outros tipos de sintomas. Em alguns pacientes, no entanto, a condição pode causar dor e desconforto, principalmente ao serem realizadas atividades ou esforços físicos.

Nesses casos, o tratamento da hérnia ventral pode incluir o uso de medicamentos para aliviar os sintomas, bem como evitar esforços físicos com a mesma finalidade. No entanto, para que o tratamento da hérnia ventral realmente reverta o problema, é importante que o paciente seja submetido a uma cirurgia.

Cirurgia de hérnia ventral

Como mencionado anteriormente, a cirurgia é a única forma de tratamento da hérnia ventral capaz de corrigir a condição com êxito. No procedimento, os tecidos protusos são reposicionados na cavidade abdominal e a abertura na parede é fechada.

Na maioria dos casos, não há urgência na realização da cirurgia como tratamento da hérnia ventral. Entretanto, a cirurgia pode ser indicada em caráter emergencial quando a hérnia está estrangulada ou encarcerada, complicações graves que podem levar o paciente à morte.

Em alguns casos, principalmente aqueles em que a hérnia é maior ou em casos de tratamento de recidivas, pode ser colocada uma tela para reforçar a região e impedir que novas hérnias se formem.

Existem três técnicas cirúrgicas que podem ser adotadas como tratamento da hérnia ventral:

  • Cirurgia aberta: o cirurgião acessa os tecidos a serem reposicionados por meio de uma incisão na região abdominal;
  • Cirurgia por videolaparoscopia: por meio de pequenas incisões, são inseridos os equipamentos cirúrgicos e uma microcâmera que guia o procedimento;
  • Cirurgia robótica: os instrumentos também são inseridos por pequenas incisões, mas são operados por um robô controlado pelo cirurgião.

Trate a hérnia ventral com uma equipe especializada. Agende uma consulta!

Agende uma consulta

Os métodos cirúrgicos por videolaparoscopia e robótico são, atualmente, os mais comumente realizados. Eles são considerados minimamente invasivos e proporcionam uma recuperação mais tranquila e com menos riscos de complicações quando comparados à cirurgia aberta.

Ainda assim, é importante seguir recomendações para que a recuperação do tratamento da hérnia ventral se consolide adequadamente. São elas:

  • Não dirigir nos primeiros sete dias após a cirurgia;
  • Manter repouso relativo nos primeiros dias, retomando as atividades diárias gradativamente;
  • Ter uma dieta balanceada em nutrientes, principalmente fibras que favorecem o trânsito intestinal;
  • Não carregar peso ou fazer esforços, principalmente sobre os músculos abdominais;
  • Cuidar dos curativos cirúrgicos para evitar infecções e sangramentos;
  • Tomar as medicações recomendadas pelo cirurgião adequadamente.

Qual profissional procurar para a realização do tratamento?

Ainda que médicos de muitas especialidades possam diagnosticar o problema em seus consultórios, o tratamento da hérnia ventral, por ser essencialmente cirúrgico, deve ser realizado por um médico cirurgião especialista em cirurgia do aparelho digestivo. É recomendável, também, procurar um profissional que também seja especialista no tratamento de hérnias abdominais.

Criada por cirurgiões especialmente dedicados no estudo e tratamento de hérnias abdominais, a Hernia Clinic conta com uma estrutura preparada para diagnosticar e tratar essas condições de forma humanizada e individualizada. Entre em contato e agende já uma consulta.

 

Fontes:

Hernia Clinic

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal