Os tumores de pâncreas costumam ser silenciosos nas fases iniciais, dificultando o diagnóstico precoce. Saiba quais sinais de alerta observar e quando procurar um médico.
Dor na virilha pode ser hérnia?
O que são os tumores do pâncreas?
Os tumores do pâncreas, assim como a maioria dos tumores do aparelho digestivo, são via de regra silenciosos, causando poucos sintomas nas fases iniciais. Geralmente, eles se manifestam apenas em fases mais avançadas, muitas vezes quando já estão grandes ou até espalhados para outros órgãos.
Isso representa um desafio para o tratamento, pois quanto mais cedo o diagnóstico é realizado, maiores são as possibilidades de oferecer tratamentos eficazes ao paciente. Por essa razão, é fundamental estar atento a alguns sinais de alerta e não adiar a consulta médica caso eles apareçam.
Sintomas
O sinal mais característico que costuma levar o paciente a procurar atendimento é a icterícia, caracterizada por uma coloração amarelada nos olhos ou na pele. No entanto, outros sintomas podem surgir antes, como perda de peso inexplicada, sensação persistente de cansaço ou fadiga, alterações no funcionamento do intestino e no apetite, dor abdominal, especialmente na parte superior do abdômen e nas costas, e o aparecimento de diabetes na idade adulta.
Esses sinais, quando avaliados precocemente por um profissional de saúde, podem possibilitar um diagnóstico antecipado. Em casos de uma doença agressiva como o tumor de pâncreas, isso é decisivo para melhores resultados no tratamento.
Diante do surgimento de sintomas como esses, é importante procurar avaliação médica o quanto antes.