Causas da hérnia ventral

Atualizado em: 26/08/2024

Protusão ocorre por causa do enfraquecimento da parede abdominal, que pode estar associado a diversos fatores de risco

Qualquer protuberância perceptível na parte anterior do abdômen pode ser chamada de hérnia ventral. Nela, pode estar contida parte do tecido adiposo ou de órgãos (geralmente o intestino delgado ou grosso) protusas por meio de uma abertura na musculatura da parede abdominal.

Pessoas com hérnia ventral costumam não ter sintomas ou os têm como uma leve sensação de dor e desconforto local. Sintomas como vermelhidão, dor intensa, febre, náuseas e vômitos podem indicar complicações que necessitam de tratamento imediato.

Para entender qual é a causa da hérnia ventral, é importante conhecer o que está por trás da série de fatores, os quais podem ser congênitos ou adquiridos ao longo da vida, que levam ao enfraquecimento da parede abdominal, favorecendo o surgimento do orifício. Entenda a seguir.

Como surge a hérnia ventral?

Hérnia ventral é um termo genérico que define todos os tipos de hérnias abdominais que surgem na parte anterior do abdômen. Não existe exatamente uma causa da hérnia ventral, mas sabe-se que ela está relacionada ao enfraquecimento dos tecidos musculares da parede abdominal.

Por estarem enfraquecidos, os tecidos não conseguem ter força suficiente para manter os tecidos e órgãos em seus lugares, facilitando a abertura de um orifício por onde eles passam. Sendo assim, a hérnia ventral pode ser visível como um caroço ou abaulamento na parte da frente do abdômen.

Fatores de risco da hérnia ventral

Apesar de as causas da hérnia ventral não serem exatamente conhecidas, é possível afirmar que existem alguns fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento do problema, tais como:

  • Tosse persistente;
  • Atividades de esforço repetitivo;
  • Cirurgias abdominais prévias;
  • Gestações prévias;
  • Obesidade;
  • Tabagismo.

Além desses fatores, existem casos em que a causa da hérnia ventral é congênita, ou seja, o problema já é observado em recém-nascidos. Nestes casos, a principal causa é uma possível falha no processo de formação da parede abdominal do feto.

Opções de tratamento para a hérnia ventral

Independentemente das causas da hérnia ventral, a única opção de tratamento capaz de resolver o problema de forma definitiva é a cirurgia. No entanto, a indicação deste tipo de tratamento depende de uma série de fatores.

Isso ocorre porque nem todas as pessoas com hérnia ventral precisam fazer a cirurgia imediatamente. Existem casos em que a protusão é pequena e assintomática e podem ser acompanhados até um momento em que possam ser operadas — geralmente quando crescem ou causam sintomas.

A análise das causas da hérnia ventral e outras características, como a presença de complicações, é feita pelo cirurgião para determinar o melhor momento para fazer a cirurgia. Nos casos em que a hérnia está encarcerada ou estrangulada, o tratamento deve ser imediato.

O tipo de cirurgia também pode variar. Em alguns casos, pode haver indicação de cirurgia aberta convencional. Em outros, é mais viável a realização da cirurgia por videolaparoscopia, em que são realizadas apenas pequenas incisões por onde passam os instrumentos cirúrgicos. Há ainda a possibilidade da cirurgia robótica, em que o cirurgião controla um robô que realiza o reposicionamento da hérnia e fechamento do orifício.

Qual profissional procurar?

O diagnóstico e a determinação das causas da hérnia ventral podem ser realizados por um médico clínico geral ou gastroenterologista. No entanto, é mais recomendável que se procure um médico cirurgião geral especializado em cirurgia do aparelho digestivo e no tratamento de hérnias abdominais.

Esse profissional possui ampla experiência e bagagem de conhecimentos para promover o melhor tratamento possível para que a hérnia seja corrigida e não retorne futuramente. Também está preparado para lidar com possíveis complicações e emergências relacionadas a esse tipo de problema.

Saiba mais sobre as causas da hérnia ventral e outros tipos de hérnias abdominais. Entre em contato com os especialistas da Hernia Clinic e agende uma consulta.

Fontes:

Manual MSD

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal

Hernia Clinic

Dr Iron Pires Hernia Clinic

Dr. Iron Pires

CRM: 147920

CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO - RQE Nº: 75353

CIRURGIA GERAL - RQE Nº: 75352

Dr. Iron Pires é cirurgião hepatobiliopancreático, formado em Medicina pela UFG e com especialização pela Santa Casa de São Paulo e Unifesp. Atua em hospitais de destaque em São Paulo e faz parte da equipe de transplantes da Unifesp, contribuindo também com pesquisas na área.

Agende a sua consulta

e melhore sua qualidade de vida!
Clínica especializada em cirurgias de Hernias Abdominais
Agende sua consulta
Tags:

Agende a sua consulta

e melhore sua qualidade de vida!
Clínica especializada em cirurgias de Hernias Abdominais
Agende sua consulta