Entenda o que é uma hérnia inguinal e como funciona a cirurgia robótica nessa situação
A hérnia inguinal é uma alteração causada pela existência de um ponto fraco na musculatura da parede abdominal, mais precisamente na parte inferior. Caracterizada pelo abaulamento e por dores na região da virilha, essa hérnia pode aparecer em qualquer fase da vida, principalmente em indivíduos do sexo masculino.
Pacientes que apresentam essa hérnia em formato pequeno e que não têm sintomas, por exemplo, podem ser apenas acompanhados, porém em casos mais complexos a cirurgia robótica para o tratamento da hérnia inguinal deve ser considerada.
Quero tratar a hérnia inguinal!
Como tratar a hérnia inguinal?
O tratamento para hérnia inguinal vária de acordo com a gravidade do caso. Há modalidades não cirúrgicas, como fisioterapia e suportes abdominais, que podem ser considerados em casos assintomáticos ou em pacientes de alto risco cirúrgico.
Porém, na grande maioria dos casos pincipalmente quando há presença de incômodos mais significativos e casos de encarceramento ou estrangulamento da hérnia, a cirurgia é altamente indicada, especialmente a cirurgia robótica.
Cirurgia robótica no tratamento da hérnia inguinal
A cirurgia robótica para o tratamento da hérnia inguinal é um procedimento minimamente invasivo realizado por um robô, que é totalmente controlado por um cirurgião por meio de um console.
Essa técnica é realizada por meio de pequenas incisões, o que lesiona menos os tecidos, apresenta menos riscos para o paciente e resulta em uma recuperação mais rápida.
A preparação para essa cirurgia envolve a realização de exames pré-operatórios para verificar as condições de saúde do paciente, buscando identificar algum possível impedimento para a realização do procedimento cirúrgico, tais como graves doenças cardíacas e pulmonares.
Agende a sua consulta
Como funciona?
O objetivo da cirurgia robótica para o tratamento da hérnia inguinal é o mesmo das demais técnicas: recolocar o tecido herniado para o interior da cavidade abdominal, fazendo as correções necessárias dessa falha para não haver uma recidiva.
O cirurgião visualiza no console as imagens tridimensionais ampliadas transmitidas pelo robô. Desse modo, é possível visualizar os tecidos que estão sendo operados com maior precisão, trazendo maior segurança para o procedimento.
O robô ainda conta com filtros que não respondem a movimentações bruscas, o que refina seus movimentos, possibilitando que ele trabalhe de forma mais delicada.
A passagem por onde o órgão ou tecido extravasaram é fechada com suturas e/ ou com a colocação de uma tela específica, com o intuito de reforçar a musculatura para não haver extravasamento de tecido novamente.
Para quem é indicado?
A cirurgia robótica para o tratamento da hérnia inguinal é indicada para os seguintes casos:
- Dor crônica inguinal;
- Hérnias recidivadas;
- Desconforto ao se levantar, curvar ou levantar peso;
- Sensação de peso na virilha.
Cuidados no pós-operatório
Nos primeiros dias, o repouso é recomendado e o uso de analgésicos pode ser indicado caso ocorram episódios de dor e desconforto na área da cirurgia. Posteriormente, após alguns dias da cirurgia robótica para o tratamento de hérnia inguinal, as atividades podem ser retomadas aos poucos e de forma branda.
Vantagens da cirurgia robótica no tratamento da hérnia inguinal
A cirurgia robótica oferece menos riscos do que a cirurgia aberta por ser um procedimento minimamente invasivo. Entre as vantagens, podemos citar:
- Menor tempo de internação hospitalar;
- Maior precisão cirúrgica;
- Menor agressão aos tecidos;
- Recuperação mais rápida e menos dolorosa.
Cirurgia robótica x convencional: quais as diferenças?
A cirurgia convencional, também conhecida como aberta, requer uma incisão maior para o cirurgião ter acesso ao órgão desejado. Trata-se de uma modalidade mais antiga, que apresenta maior dificuldade de visualização e ainda possui maiores riscos de complicação de ferida, maior tempo de internação, dor no pós-operatório, entre outros.
Já a cirurgia robótica é uma técnica mais moderna, que ao contrário da convencional, é minimamente invasiva, diminuindo os riscos de complicações após a cirurgia. Além disso, essa técnica também facilita o trabalho do cirurgião, possibilitando uma melhor visualização da área operada.
Cirurgia robótica no tratamento da hérnia inguinal: onde realizar?
A Hérnia Clinic é um centro especializado no tratamento de hérnias abdominais, que possui em seu corpo clínico cirurgiões do aparelho digestivo especialistas em técnicas minimamente invasivas, como a cirurgia robótica para o tratamento de hérnia inguinal.
Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta com a Hernia Clinic.
Fontes: