Receitas de como curar hérnia umbilical naturalmente não têm comprovação científica e o quadro, que pode se agravar, demanda atenção médica especializada
A hérnia umbilical consiste em um abaulamento causado quando tecidos internos do abdômen extravasam para fora da cavidade abdominal no local da cicatriz umbilical.
Existem muitas dúvidas relacionadas à condição, sendo que uma das principais diz respeito a como curar hérnia umbilical naturalmente, como diagnosticar o problema e como é realizado o tratamento. A seguir esclarecemos alguns dos questionamentos mais comuns.
Como curar hérnia umbilical naturalmente?
Uma questão recorrente é como curar hérnia umbilical naturalmente. No entanto, mesmo quando o abaulamento que se sobressai em decorrência da hérnia regride e não fica mais aparente, não significa que o problema foi solucionado.
Nenhuma hérnia abdominal, grupo no qual a hérnia umbilical está inserida, pode ser curada sem uma intervenção cirúrgica.
A hérnia abdominal é causada por uma fraqueza na musculatura do abdômen, que resulta em um orifício pelo qual o conteúdo interno da cavidade abdominal extravasa. Dessa forma, a única opção de tratamento — e cura — é quando essa abertura é fechada, o que só ocorre por meio do tratamento cirúrgico.
Algumas tentativas de como curar hérnia umbilical naturalmente como com argila, cúrcuma e outros ingredientes não são eficazes para resolver o problema.
Mesmo quando o paciente utiliza técnicas para que o conteúdo extravasado seja recolocado para dentro do orifício, amenizando o abaulamento, não significa que houve a cura da hérnia.
Como é o diagnóstico da hérnia umbilical?
Caso identifique os sintomas da hérnia umbilical, que se manifesta principalmente por uma protuberância próxima ao umbigo, é fundamental buscar auxílio médico. Em geral, a hérnia é indolor, não consistindo em uma emergência, mas demanda atenção especializada.
A hérnia torna-se uma demanda urgente caso o paciente comece a sentir sintomas adicionais, como dor local intensa ou persistente, vômitos, náuseas e enrijecimento do local. Nesses casos, pode ser um agravamento da hérnia, como o encarceramento ou estrangulamento, que exigem um atendimento médico emergencial.
Em geral, o diagnóstico da hérnia ocorre por exame físico, mas o especialista também pode solicitar exames de imagem para auxiliar no diagnóstico.
Entre os exames solicitados para auxiliar o especialista na confirmação do diagnóstico e verificação de complicações são a tomografia e ultrassonografias abdominais, que contribuem para que o médico identifique as condições da hérnia para planejar a intervenção cirúrgica.
Como é o tratamento da hérnia umbilical?
Sabendo que não é possível ter como curar hérnia umbilical naturalmente, é preciso recorrer aos tratamentos clinicamente comprovados.
O tratamento e cura da hérnia ocorrem por meio da cirurgia de hérnia, que pode ocorrer por meio de videolaparoscopia. Nessa técnica, são realizadas três pequenas incisões na região abdominal: duas para manuseio dos instrumentos cirúrgicos e uma para inserção de uma câmera que permite a visualização das estruturas internas.
O cirurgião especializado faz a colocação do conteúdo extravasado dentro da cavidade abdominal e fecha o orifício, podendo usar uma tela cirúrgica para reforçar o local e impedir a recorrência.
Apesar de a cirurgia de hérnia ser a abordagem mais apropriada, o especialista vai avaliar as particularidades do caso, podendo optar pelo monitoramento do quadro em vez da cirurgia quando identificar que a condição não apresenta riscos ao paciente.
A recuperação da cirurgia de hérnia umbilical exige repouso por cerca de 10 a 15 dias, alimentação leve e rica em fibras, uso dos medicamentos prescritos, evitar exercícios físicos ou qualquer tipo de esforço e fazer a correta higienização do local operado.
Portanto, a única opção para curar a hérnia umbilical consiste na cirurgia e não há como curar hérnia umbilical naturalmente, sendo imprescindível a atenção médica especializada.
Fontes:
Centro de Hérnia – Hérnia Clinic;
Sociedade Brasileira de Hernia.