Fale conosco pelo WhatsApp

É normal sentir dor após Cirurgia de Hérnia?

Dor após cirurgia de hérnia: Tesoura de um cirurgião
21nov, 2019

A hernioplastia é um procedimento que reduz grande parte dos sintomas da hérnia, como a dor e a vermelhidão que costumam ser os mais desconfortáveis. No entanto, em alguns casos o paciente pode sentir dor após cirurgia de hérnia.

A incidência da dor após cirurgia de hérnia é variável. Segundo a Society of American Gastrointestinal and Endoscopic Surgeons (SAGES), as chances do paciente sentir dor após a hernioplastia são de 1% a 30%. Os principais fatores que podem ocasionar esse desconforto são:

  • Idade do paciente (quanto mais jovem o paciente, maiores são as chances de ele sentir dor depois da cirurgia de hérnia);
  • Reparação de uma hérnia recorrente;
  • Aprisionamento do nervo;
  • Tosse excessiva;
  • Dor severa logo após a realização do procedimento.

A probabilidade de o paciente ter dor após a cirurgia de hérnia é explicada em consultório pelo médico responsável que fará o procedimento. É fundamental que o paciente comunique o profissional assim que as dores aparecerem para que o médico possa agir com rapidez e efetividade.

Por que a dor após a cirurgia de hérnia acontece?

Um dos motivos que podem causar a dor depois da cirurgia de hérnia é a inflamação em decorrência do uso da tela de propileno. O corpo pode reconhecer essa tela como um objeto estranho e provocar a irritação que resultará no desconforto físico.

A inflamação também acontece quando ocorre um atrito entre a tela, os músculos e nervos próximos ao local onde foi colocada. Isso pode acontecer tanto após uma cirurgia aberta quanto depois de uma laparoscopia ou cirurgia robótica.

A dor após a hernioplastia pode piorar?

Caso a dor após cirurgia de hérnia persista por mais de dois meses trata-se de um quadro de dor crônica. No geral, esse quadro pode ser mantido mesmo que o evento inicial — ou seja, a hernioplastia — tenha cicatrizado por completo. É comum os pacientes acometidos pela dor crônica sentirem dificuldades para manter a rotina, afetando sua produtividade na vida pessoal e profissional.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Anestesiologia, a incidência da dor crônica após a hernioplastia varia de 11,5% a 47%. Por esse motivo, como já foi dito anteriormente, é essencial que o paciente procure auxílio médico especializado para evitar os impactos negativos da dor crônica.

O tratamento da dor após a cirurgia de hérnia dependerá de cada caso. O médico avaliará o relato e histórico do paciente para estabelecer o método terapêutico mais efetivo.

Apesar de ser um evento raro, a dor após cirurgia de hérnia não deve ser ignorado pelo paciente. Por isso, caso esteja nesta condição não hesite em contatar o médico de hérnia que fez a operação para obter a orientação adequada. Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato e agende uma consulta.