Saiba em quais situações é normal sentir dor após cirurgia de hérnia e quando o desconforto passa a ser preocupante, demandando atenção médica de urgência
Muitos pacientes questionam se é normal sentir dor após cirurgia de hérnia, uma vez que o procedimento cirúrgico é o único tratamento definitivo disponível nos casos de hérnia da parede abdominal.
Entender quando a dor após cirurgia de hérnia é normal ou indicativo de complicações pós-operatórias é fundamental para saber quando buscar auxílio médico especializado.
Como é feita a cirurgia de hérnia?
A manifestação da dor após cirurgia de hérnia varia, inclusive, de acordo com o tipo de cirurgia de hérnia realizado. As técnicas disponíveis incluem:
- Cirurgia tradicional: consiste na técnica aberta ou convencional, na qual é realizada uma incisão mais ampla no abdômen para acessar a região acometida pela hérnia. Está em desuso, mas pode ser necessária em casos específicos;
- Cirurgia videolaparoscópica: consiste no procedimento pelo qual são feitas três pequenas incisões no abdômen, de cerca de 1cm cada, e o especialista visualiza as estruturas internas a partir de vídeo, fazendo as correções necessárias com os instrumentos cirúrgicos por duas das aberturas;
- Cirurgia robótica: semelhante à videolaparoscopia, mas nesse caso os instrumentos cirúrgicos são robóticos e operados pelo médico especialista.
Assim, embora seja normal sentir dor após cirurgia de hérnia, como em qualquer procedimento cirúrgico, tudo depende da técnica usada.
Como é a dor após a cirurgia de hérnia
Nas primeiras duas semanas após o procedimento, o paciente pode sentir dor e desconforto leve na região operada, além de uma sensação de inchaço local. Porém, a intensidade da dor vai depender da técnica cirúrgica aplicada.
Cirurgias feitas do modo tradicional (abertas) podem causar mais incômodo, enquanto as técnicas minimamente invasivas, como a videolaparoscopia ou robótica, proporcionam uma recuperação menos dolorosa.
Por que ocorre dores após cirurgia de hérnia?
Os especialistas consideram que é normal sentir dor após cirurgia de hérnia nos primeiros dias após a cirurgia, entre 7 a 10 dias após o procedimento, independentemente da técnica cirúrgica utilizada.
Por se tratar de uma abordagem mais invasiva com uma cicatrização consideravelmente mais lenta, a cirurgia tradicional tem um período de recuperação ligeiramente maior, o que ocasiona dores por mais tempo. Ainda assim, qualquer paciente que tiver realizado uma cirurgia de hérnia e realizar movimentos demasiados na primeira semana tende a sentir alguma dor após cirurgia de hérnia.
Outro motivo que corrobora para a afirmação de que é normal sentir dor após cirurgia de hérnia é a inflamação por conta do uso da tela cirúrgica para reforçar o reposicionamento do conteúdo extravasado para dentro da cavidade abdominal. O organismo pode causar irritação ao reconhecer a tela como um objeto estranho ou também pode haver um atrito entre a tela e os músculos, causando dor.
Além disso, o descumprimento das orientações médicas aumenta as chances de ter complicações pós-operatórias que vão intensificar e prolongar as dores.
É importante saber que a dor após cirurgia de hérnia é normal, desde que seja suportável com as medicações e que pouco a pouco vá diminuindo.
Demais cuidados após a cirurgia de hérnia
Os cuidados no pós-operatório da cirurgia reduzem as chances de ter dor após cirurgia de hérnia e também complicações pós-cirúrgicas. Eles incluem:
- Repouso de 7 a 14 dias, em média, de acordo com a orientação do seu médico;
- Evitar esforço físico de qualquer tipo nas primeiras semanas;
- Apoiar a região operada em caso de tosse, espiro ou outros tipos de esforço no local;
- Manter a incisão cirúrgica limpa e seca.
O retorno às atividades cotidianas deve ser progressivo, conforme o paciente sinta-se bem disposto. Assim, práticas leves poderão ser retomadas em alguns dias, enquanto as mais intensas serão reincorporadas aos poucos na rotina, em geral, após 30 dias.
Qual profissional realiza a cirurgia de hérnia?
A cirurgia de hérnia deve ser realizada por um cirurgião do aparelho digestivo especializado no tratamento das hérnias da parede abdominal, o que garante definição mais acertada da técnica cirúrgica, segurança na execução do procedimento e melhor recuperação.
Contar com um especialista minimiza as chances de complicações pós-operatórias e inclusive faz com que, mesmo que é normal sentir dor após cirurgia de hérnia, a administração dos desconfortos seja mais eficiente.
Para saber mais sobre hérnias, entre em contato e agende sua consulta.
Fontes: