Saiba qual é o médico especialista em hérnia abdominal e porque é importante essa avaliação mesmo quando o clínico geral faz o diagnóstico do quadro
O especialista em hérnia abdominal é o profissional mais qualificado para avaliar o quadro do paciente e definir o tratamento mais apropriado. A hérnia abdominal pode ser dividida em diferentes tipos, de acordo com a região em que elas se localizam:
- Hérnia umbilical;
- Hérnia epigástrica;
- Hérnia incisional;
- Hérnia de Spiegel;
- Hérnia inguinal;
- Hérnia lombar.
O termo hérnia abdominal pode ser definido como o escape, parcial ou total, de um ou mais órgãos por um orifício, seja por conta de uma má-formação ou por enfraquecimento da musculatura do abdômen.
Qual o especialista para hérnia?
O especialista em hérnia abdominal é o cirurgião do aparelho digestivo, isso porque o tratamento para corrigir o problema de forma definitiva é exclusivamente cirúrgico. O clínico geral ou mesmo o gastroenterologista podem ser responsáveis pelo diagnóstico a partir das queixas apresentadas pelo paciente, sintomas associados e até exames de imagem, como a ultrassonografia, a tomografia ou ressonância.
A avaliação do especialista em hérnia é imprescindível para avaliar, por exemplo, a gravidade da hérnia, riscos de complicações e o nível de urgência da cirurgia.
Como apenas a cirurgia viabiliza a correção da hérnia abdominal, o paciente pode ser orientado, por exemplo, a aguardar a realização do procedimento. Esse tipo de conduta é comum quando a pessoa apresenta algum problema de saúde no momento que comprometa a segurança da cirurgia de hérnia, como obesidade, tabagismo, diabetes etc.
Assim, apenas a avaliação do especialista em hérnia poderá revelar qual é o encaminhamento mais apropriado ao paciente, considerando as especificidades do caso.
Complicações das hérnias
As hérnias abdominais podem evoluir para casos mais graves que vão demandar intervenções cirúrgicas de emergência por parte do especialista em hérnia.
Quadros, por exemplo, de hérnia encarcerada, quando a protusão fica comprimida no orifício (anel herniário) e perde a mobilidade à pressão ou, mais gravemente, estrangulada, com comprometimento do fluxo sanguíneo da parte do órgão que está presa.
Nesses dois casos, os riscos são maiores do que em intervenções planejadas, sendo que o cirurgião do aparelho digestivo é o especialista indicado para avaliar o tipo de cirurgia necessária, encaminhando o paciente diretamente para o centro cirúrgico.
Quando ocorrem complicações de hérnias, é comum o paciente sentir com mais intensidade sintomas, como náuseas, vômitos, febre, dor intensa e persistente e vermelhidão no local.
Como diagnosticar a hérnia?
O diagnóstico precoce da hérnia abdominal é importante para minimizar os riscos de complicações, como a hérnia encarcerada ou estrangulada, que colocam a vida do paciente em risco.
O sintoma mais evidente da hérnia abdominal é a protuberância na região, mas ela pode ser acompanhada de dor e desconforto ao fazer esforço físico, sensibilidade na região, inchaço abdominal e outros sinais.
O diagnóstico de hérnia pode ser realizado com exame físico no próprio consultório médico, mas o especialista em hérnia pode solicitar exames complementares para uma avaliação mais detalhada do caso.
Como visto anteriormente, mesmo quando o diagnóstico da hérnia é confirmado por um clínico geral ou gastroenterologista, o caso deve ser encaminhado para uma análise do cirurgião do aparelho digestivo, considerado o especialista em hérnia.
Quais são as opções de tratamento para hérnias?
O tratamento para hérnia abdominal é sempre cirúrgico, mas a urgência do procedimento depende diretamente do grau da hérnia e riscos de complicações associados.
Alguns pacientes, por exemplo, podem ser orientados pelo especialista em hérnia a fazer o acompanhamento do quadro, postergando a cirurgia.
Outros casos demandam a realização planejada da cirurgia, que pode ser executada por videolaparoscopia, sendo menos invasiva, ou cirurgia aberta, restrita a alguns casos excepcionais.
Portanto, a orientação do especialista em hérnia é indispensável para um encaminhamento mais seguro do quadro de hérnia abdominal.
Entre em contato com a Hernia Clinic e agende já uma consulta.
Fontes: