Fale conosco pelo WhatsApp

Qual é o médico especialista em hérnia?

médico ao fundo com ilustração de órgãos do aparelho digestivo
24nov, 2021

Você sabe o que é hérnia, como ela ocorre e qual especialista procurar?

As hérnias são caracterizadas por um escape de uma víscera através da parede abdominal. Isso geralmente ocorre quando há enfraquecimento, afastamento ou ruptura da musculatura do abdômen. Elas são divididas em:

  • Hérnia inguinal: ocorre na virilha. É a mais comum entre as hérnias abdominais, correspondendo a 80% dos registros da doença, sendo os homens os mais afetados. Em alguns deles, ela pode ser expandida em direção aos testículos, desenvolvendo, assim, a chamada hérnia inguinoescrotal;
  • Hérnia umbilical (ou paraumbilical): ocorre na região da cicatriz umbilical;
  • Hérnia incisional: tem relação com incisões cirúrgicas anteriores na região abdominal;
  • Hérnia epigástrica: ocorre na região localizada acima do umbigo.

Para que a hérnia seja corretamente diagnosticada e tratada, é preciso procurar por um especialista em hérnia, que pode ser tanto um cirurgião geral quanto um cirurgião do aparelho digestivo, desde que esse profissional seja um especialista em hérnia.

Na maioria dos casos, as hérnias são diagnosticadas pelo especialista em hérnia durante a avaliação clínica, com observação e apalpamento da região, mas, às vezes, podem ser necessários exames de imagens, como a ultrassonografia ou a tomografia computadorizada, para uma avaliação mais precisa da condição.

Sintomas da hérnia

Nem sempre as hérnias dão sinais, principalmente quando são pequenas. Em geral, só é possível diagnosticar o problema quando os tecidos viscerais começam a escapar pelos orifícios do abdômen. Nesse caso, é possível observar um abaulamento na região, acompanhado ou não de dor.

Quando isso acontece, é preciso procurar um especialista em hérnia para que ele avalie o quadro.

As dores relacionadas às hérnias abdominais costumam ser piores durante esforços físicos, como levantar objetos pesados ou ficar durante muito tempo em pé, ou quando a parede do abdômen é contraída rapidamente durante o esforço para evacuar ou tossir.

Os sintomas podem surgir e desaparecer espontaneamente, voltando a se manifestar de novo. Porém, às vezes, a víscera pode ficar presa no orifício da hérnia, deixando de retornar à posição normal. Quando isso acontece, dizemos que há um encarceramento ou estrangulamento da hérnia.

Qual tratamento o especialista em hérnia pode indicar? 

A cirurgia é a única maneira de tratar definitivamente o problema, pois tratamentos alternativos agem apenas aliviando os sintomas. O procedimento deve ser realizado em centro cirúrgico devidamente equipado, por um profissional especialista em hérnia.

A correção das hérnias da parede abdominal é feita a partir do reposicionamento do órgão extravasado e fechamento do orifício existente na musculatura do abdômen. Uma tela cirúrgica pode ser utilizada para reforçar a área e impedir recidivas da condição (quando a hérnia volta a aparecer depois do tratamento).

A cirurgia pode ser realizada pelo especialista em hérnia por meio de três técnicas:

  • Cirurgia de hérnia aberta/tradicional;
  • Por videolaparoscopia.
  • Cirurgia robótica.

A indicação de qualquer uma dessas cirurgias é feita após consulta clínica e avaliação de características próprias da hérnia (como tamanho e localização) e do paciente (estado de saúde geral) pelo especialista em hérnia.

Vale destacar que o sucesso do tratamento das hérnias inclui diversos fatores, entre eles, o fato de a cirurgia ser realizada por um especialista em hérnia. Fazendo uma busca pelo registro profissional do médico, ou seja, pelo seu CRM, é possível identificar a sua formação e suas especialidades.

O paciente também deve procurar se informar se o especialista em hérnia é membro da Americas Hernia Society (Sociedade Americana de Hérnia) e da Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal (SBH), o que garante desde a especialização adequada até um programa contínuo de atualização científica.

Contar com um especialista em hérnia para avaliação, diagnóstico e tratamento é um diferencial na resolução do problema de maneira definitiva. Por isso, para maiores informações, entre em contato conosco e marque uma consulta.

Fontes:

Ministério da Saúde.