Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsApp

Exercícios para corrigir hérnia de hiato

Não existem exercícios para corrigir hérnia de hiato, sendo necessário sempre acompanhamento médico especializado
05fev, 2021

Hérnia de hiato pode causar sintomas desconfortáveis e exige diagnóstico e acompanhamento especializado para definição do tratamento mais apropriado ao caso.

Muitas pessoas buscam tratamentos alternativos para condições de saúde, especialmente se elas forem capazes de evitar uma intervenção cirúrgica. Nesse sentido, existe muita procura por exercícios para corrigir hérnia de hiato.

No entanto, é importante destacar que nem todas as informações disponíveis na internet são provenientes de fontes oficiais e confiáveis, e muitas vezes não valem para todos os casos. No caso de hérnias abdominais, o acompanhamento médico individualizado e especializado é sempre necessário, visto que a condição pode evoluir para situações mais graves.

O que é a hérnia de hiato?

A hérnia de hiato, também chamada de hérnia no estômago, consiste no extravasamento de parte do estômago em direção ao tórax através de um orifício localizado no diafragma —chamado de hiato, que tem como função permitir a passagem do esôfago ao abdome.

Pacientes com hérnia de hiato apresentam quadros de refluxo de alimentos ou ácido gástrico que podem retornar ao esôfago ou mesmo até a garganta, provocando uma sensação de queimação (azia), regurgitação, entre outros.

A ausência de tratamento apropriado para hérnia de hiato pode levar a complicações no quadro de saúde do paciente, incluindo:

  • Inflamação do esôfago (esofagite);
  • Esôfago de Barrett;
  • Úlceras esofágicas;
  • Estreitamentos ou estenoses;
  • Até mesmo Câncer do esôfago distal.

Por conta dessas condições, muitos pacientes diagnosticados com hérnia de hiato, ou que suspeitam da patologia devido à presença de sintomas, recorrem aos exercícios para corrigir hérnia de hiato, além de tentar buscar outras medidas alternativas.

Existem exercícios para corrigir hérnia de hiato?

É essencial que pacientes diagnosticados ou com suspeita de hérnia abdominal saibam que não existem exercícios para corrigir hérnia de hiato. As recomendações nesse sentido não têm evidência científica e o paciente não apresentará cura da condição.

A inexistência dos exercícios para corrigir hérnia de hiato não significa que os pacientes não podem adotar alguns cuidados benéficos à saúde de uma forma geral, tais como:

  • Evitar comer muito durante as refeições, optando por alimentar-se com mais frequência, mas com porções menores;
  • Dar preferência para uma alimentação com menos opções ácidas, como frutas cítricas, refrigerantes e outros;
  • Reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, frituras e gorduras;
  • Dar preferência para uma alimentação rica em fibras;
  • Evitar o café, tabaco e bebidas alcoólicas.
  • Dormir com a cabeceira da cama mais elevada.

Apesar dessas recomendações quanto à alimentação do paciente com hérnia de hiato, é importante que se saiba que esses cuidados contribuem para o aumento da qualidade de vida, reduzindo sintomas incômodos, mas não é capaz de corrigir a hérnia.

Como é o tratamento da hérnia de hiato?

O médico mais qualificado para diagnosticar e tratar a hérnia de hiato é o cirurgião do aparelho digestivo especializado no tratamento de hérnias abdominais.

Antes de definir qual o tratamento mais apropriado, o diagnóstico da hérnia deve ser confirmado por meio de exames, caso o paciente relate os sintomas comuns da condição como azia, dificuldade para engolir alimentos, regurgitação, arrotos, tosse seca, refluxo e dor de estômago.

Se esses sintomas estiverem presentes, o especialista pode solicitar uma endoscopia digestiva alta, um exame de radiografia com contraste do esôfago, estômago e duodeno, ou uma tomografia computadorizada.

O tratamento da hérnia de hiato é exclusivamente cirúrgico. Apesar disso, também é possível controlar os sintomas incômodos com opções medicamentosas, principalmente aquelas que reduzem a acidez estomacal e a azia, aliviando os sintomas e as chances de complicações.

Mudanças no estilo de vida também são importantes para amenizar os sintomas, como adotar uma alimentação saudável com poucas gorduras, processados, frituras e ácidos. Reduzir as porções e dividir as refeições também é recomendado.

No entanto, o tratamento curativo da hérnia de hiato é a cirurgia que permite o reposicionamento da parte do estômago extravasada, redução da abertura do hiato esofágico e construção de uma válvula por meio da movimentação do fundo do estômago para impedir o refluxo.

Apenas um especialista poderá fazer o diagnóstico da hérnia de hiato e determinar qual o tratamento mais apropriado ao caso de acordo com a avaliação individualizada.

Portanto, não existem exercícios para corrigir hérnia de hiato e apenas um especialista poderá auxiliar na definição do tratamento ou medidas para amenizar os incômodos da condição. Saiba mais sobre a hérnia de hiato aqui!

 

Fontes:

Equipe Hernia Clinic

Manual MSD;

Sociedade Brasileira de Hérnia.