A cirurgia é o único tratamento que cura a hérnia de hiato. Medicamentos e mudanças no estilo de vida apenas tratam os sintomas
A hérnia hiatal por deslizamento, ou hérnia de hiato tipo I, ocorre quando uma parte do estômago passa pelo hiato, que é uma abertura no diafragma. A cavidade torácica está separada da cavidade abdominal por um músculo – o diafragma. Nesse músculo, existe um orifício, o hiato, por onde passa o esôfago.
Quando esse orifício se alarga, a pressão abdominal “empurra” o conteúdo do abdômen para dentro do tórax, formando-se assim a hérnia de hiato. Isso faz com que o conteúdo do estômago (alimentos e suco gástrico), retorne com mais facilidade para o esôfago (tubo que conecta a garganta ao estômago).
Este tipo de hérnia tem, em média, de 1,5 cm a 2,5 cm de diâmetro e é diagnosticada por exames como a endoscopia digestiva alta, radiografia com contraste do esôfago e estomago ou manometria esofagiana. A maioria dos pacientes com hérnia hiatal por deslizamento são assintomáticos, porque geralmente esse tipo de hérnia é pequena. Quando os sintomas aparecem, os mais comuns são
- Sensação de queimação/azia;
- Dor de estômago;
- Regurgitação;
- Dor para engolir;
- Arrotos;
- Náuseas;
- Rouquidão;
- Refluxo;
- Tosse persistente.
A hérnia hiatal por deslizamento pode provocar dor semelhante à da angina e ser confundida com os sintomas de infarto.
O problema não tem uma causa completamente estabelecida, mas acredita-se que seu surgimento está relacionado com o afrouxamento da musculatura localizada entre o abdômen e o tórax devido a um aumento de pressão entre eles. Isso pode acontecer em decorrência de fatores genéticos, idade (é mais comum em pessoas acima dos 50 anos), tosse crônica pelo uso de cigarro, obesidade e após a gravidez.
Esse aumento da pressão também pode ser provocado pela prática de exercícios físicos que exigem elevação de peso ou, ainda, por traumas físicos.
Agende a sua consulta
Como tratar a hérnia hiatal por deslizamento?
O único tratamento resolutivo para a hérnia hiatal por deslizamento é a cirurgia. O uso de medicamentos, como protetores gástricos e antiácidos, e mudanças de hábitos alimentares, tratam os sintomas e são geralmente a primeira linha de tratamento.
A adoção de alguns hábitos ajudam a minimizar os incômodos causados pela hérnia hiatal por deslizamento. São eles:
- Evitar ficar muito tempo em jejum;
- Consumir frutas;
- Fracionar as refeições em porções menores, com menos quantidade;
- Evitar consumir alimentos gordurosos;
- Manter a cabeça elevada ao se deitar;
- Não fumar;
- Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, de refrigerantes, bebidas gaseificadas em geral e de café;
- Manter o peso controlado;
- Evitar se deitar ou se exercitar logo após as refeições.
A cirurgia para hérnia hiatal por deslizamento pode ser feita por videolaparoscopia ou por plataforma robótica (nesse caso, o procedimento é realizado por um robô, comandado pelo médico) com o objetivo de reposicionar o esôfago e o estômago e corrigir a abertura no músculo do diafragma.
Por serem menos invasivos, os procedimentos reduzem a dor no pós-operatório, o tempo de internação e a recuperação é mais rápida. Na maioria dos casos, o paciente pode retomar suas atividades em aproximadamente duas semanas.
Quando não tratada e acompanhada, pode ocorrer um aumento da hérnia hiatal por deslizamento, aumentando os sintomas. O encarceramento desse tipo de hérnia é muito raro. Nele, o conteúdo da hérnia fica preso no tórax, prejudicando a circulação do órgão. Nesse caso, é necessário realizar uma cirurgia de urgência.
Embora traga desconfortos, a hérnia hiatal por deslizamento não é considerada um problema grave e nem traz riscos iminentes à saúde, apenas quando o paciente apresenta sintomas mais intensos da doença, como refluxo gastroesofágico grave. Por isso, é importante consultar um especialista na presença de um dos sinais destacados acima.
Agende a sua consulta
Fontes:
Centro de Hérnia – Hernia Clinic.