Fale conosco pelo WhatsApp

Qual médico cuida da hérnia?

Consulta com um médico especialista em hérnia
06jan, 2021

Conheça qual médico cuida de hérnia e quais os diferenciais de um centro especializado com médicos qualificados e experientes nas hérnias que acometem a parede abdominal.

A hérnia é uma condição bastante frequente e que gera muitas dúvidas e receios. Uma vez reconhecido o problema o paciente nem sempre sabe a qual médico cuida de hérnia e essa dúvida acomete até mesmo profissionais da área de saúde.

Um dos motivos que explica a dúvida sobre qual médico cuida de hérnia é que a condição pode envolver diferentes profissionais, como o cirurgião geral e o cirurgião do aparelho digestivo que tenham se especializado em hérnias.

A atuação de um médico especialista em hérnia para avaliação, diagnóstico e tratamento é um diferencial devido sua atuação focada no tratamento e melhora da condição clínica do paciente, especialmente porque esse profissional está mais habituado às muitas variáveis envolvidas no diagnóstico e às diferentes técnicas cirúrgicas disponíveis para o tratamento.

Como é feito o diagnóstico da hérnia?

O diagnóstico da hérnia é comumente feito em duas etapas, que compreendem a análise dos sintomas apresentados e o exame físico. Normalmente, os pacientes que apresentam a condição se queixam de um abaulamento, que fica mais perceptível ao levantar peso, tossir ou se esforçar.

O paciente ainda pode se queixar dos seguintes sintomas:

  • Inchaço na área afetada;
  • Dor no local;
  • Náuseas;
  • Borborigmo no local do abaulamento.

Após a análise do paciente, o médico poderá chegar ao diagnóstico na maioria das vezes. Em alguns casos, o profissional também poderá solicitar exames complementares como ultrassom, tomografia e/ou ressonância magnética, a depender do tipo de hérnia.

O tratamento da hérnia é sempre cirúrgico, sendo que após a confirmação da hérnia abdominal o cirurgião geral ou cirurgião do aparelho digestivo, avaliará o tipo de cirurgia a ser realizada.

Essa definição é influenciada por diferentes fatores, como a localização da hérnia e tamanho dela. Apenas após a avaliação especializada que será possível determinar qual o tratamento mais adequado.

Qual médico é responsável pelo tratamento da hérnia?

Caso identifique os sintomas, é importante que o paciente tenha em mente que qual médico cuida da hérnia é o cirurgião geral ou cirurgião do aparelho digestivo. Ambos são capacitados para prover o diagnóstico e o tratamento da condição.

Em locais especializados, como a Hernia Clinic, a equipe é formada por cirurgiões gerais e do trato digestivo que se dedicam ao estudo da doença hérnia, o que garante maior experiência e conhecimento sobre as particularidades dessa condição.

Para estarem aptos para realização das cirurgias de hérnia, esses profissionais já trilharam uma extensa trajetória acadêmica e profissional, incluindo 6 anos de Medicina, 2 anos de Residência em Cirurgia Geral, 2 anos de Residência em Cirurgia Digestiva e mais a formação na subespecialidade de cirurgia de hérnia.

Além disso, os profissionais estão frequentemente estudando novos conteúdos por meio de cursos e congressos nacionais e internacionais, o que permite o aprimoramento contínuo da formação.

Outro aspecto importante é que o especialista seja membro da Americas Hernia Society e da Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal (SBH) o que garante desde a especialização adequada, até um programa contínuo de atualização científica.

Qual a importância de um médico especialista em hérnia?

A Hernia Clinic diferencia-se no mercado por ter um corpo de cirurgiões especialmente dedicado ao estudo e tratamento das hérnias da parede abdominal. Desta forma, estamos aptos a oferecer aos nossos pacientes o que há de melhor e mais moderno no tratamento das hérnias.

Nossos cirurgiões especialistas em hérnia têm grande experiência no assunto e mantêm-se atualizados por meio de cursos e congressos no exterior. Além disso, estão aptos a realizar todos os tipos de cirurgia envolvidos no tratamento das hérnias, seja pela via aberta (corte convencional) ou minimamente invasiva (videolaparoscopia ou robótica).

Na Hernia Clinic conta-se com uma equipe médica especialista em hérnia na parede do abdome com os médicos Dr. Paulo Henrique Fogaça de Barros, Dr. Iron Pires de Abreu Neto e Dr. Bruno de Lucia Hernani.

Entre em contato com a Hernia Clinic e conheça mais sobre os nossos tratamentos!

Fontes:

Ministério da Saúde;

Centro de Hérnia – Hernia Clinic.