Fale conosco pelo WhatsApp

Qual médico é indicado para tratar hérnia?

Médico especialista em hérnia conversa com paciente
09mar, 2020

Para o correto tratamento de uma hérnia é recomendado ao paciente procurar um cirurgião do aparelho digestivo, denominado popularmente como um médico especialista em hérnia, ou cirurgião geral.

Entretanto, é importante ressaltar que não existe uma especialidade médica específica para a doença hérnia. O médico especialista em hérnia são cirurgiões gerais que se dedicaram e se especializaram no tratamento da condição para evitar a recidiva da doença e outras complicações.

A condição pode ser tratada com destreza por um cirurgião geral, mas é importante que o tratamento de casos mais complexos e com particularidades seja feito por quem se aperfeiçoou justamente em hérnias.

Casos crescentes de hérnia no país

Segundo dados informados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e divulgados por intermédio do DataSus, entre março de 2018 e março de 2019 foram feitas mais de 281 mil cirurgias para remoção de hérnias da parede abdominal. Esses números referem-se apenas aos atendimentos em rede pública, sem somar a população assistida por convênios e/ou seguros saúde.

Logo, esse número é bem maior e evidencia a necessidade de aperfeiçoamento e dedicação do médico especialista em hérnia. No mundo, o número de cirurgias deste tipo chega a 26 milhões anualmente.

Uma das grandes questões relativas à hérnia é a chance de recidiva, ou seja, quando ela volta a aparecer após o tratamento. Por isso é indicado ao paciente que se consulte e faça o tratamento junto ao médico especialista em hérnia para evitar a necessidade de uma nova intervenção cirúrgica.

Como diagnosticar a hérnia?

A hérnia é caracterizada pelo aparecimento de um abaulamento na parede abdominal, o que pode ser ocasionado por diversos fatores. Essa protusão só tem cura quando tratada cirurgicamente, sendo fundamental a procura de um médico logo que isso ocorra, a fim de fazer o diagnóstico definitivo.

A condição é comumente identificada em consultório, já que o abaulamento é visível. Para saber qual metodologia cirúrgica é a mais indicada, consultar-se com um médico especialista em hérnia é a orientação mais assertiva.

Tipos de cirurgias para remoção de hérnias

O médico especialista em hérnia,que é um cirurgião especializado, pode executar três tipos distintos de hernioplastia, sendo elas:

  • Cirurgia de hérnia aberta/tradicional;
  • Robótica;
  • Por videolaparoscopia.

A indicação de qualquer uma dessas cirurgias é feita após consulta clínica e avaliação de características próprias da hérnia e do paciente pelo médico especialista em hérnia.

Onde encontrar um médico especialista em hérnia?

Hoje, é possível encontrar centros médicos focados no tratamento de hérnia, como é o caso da Hernia Clinic, localizada em São Paulo. Em seu corpo clínico estão os cirurgiões Dr. Bruno Hernani, Dr. Iron Pires e Dr. Paulo Henrique Fogaça.

Todos são médicos cirurgiões gerais com residência em cirurgia do aparelho digestivo e focados no tratamento efetivo das hérnias que acometem a parede abdominal, sendo elas: hérnia inguinal, umbilical, incisional e epigástrica.

Em resumo, os profissionais da clínica podem ser considerados como médicos especialistas em hérnia, já que estudam e focam seu atendimento ao tratamento desta condição em específico.

Pelo registro profissional do médico — ou seja, pelo CRM — é possível identificar a sua formação e suas especialidades. Como mencionado, a condição costuma ser bem tratada por um cirurgião do aparelho digestivo ou cirurgião geral, mas o tratamento de casos complexos é mais efetivo quando feito por um médico especialista em hérnia que se dedica ao tema e suas particularidades.

Fonte:

Centro especializado em hérnias Hernia Clinic;

Ministério da Saúde;

DataSus.