Fale conosco pelo WhatsApp

Qual o preço da cirurgia de hernia inguinal particular?

médico fazendo contas em cima de mesa de madeira
13out, 2021

O preço da cirurgia de hérnia inguinal particular não pode ser informado antes da consulta com especialista

O preço da cirurgia de hérnia inguinal particular é uma preocupação para muitos pacientes que precisam planejar e preparar-se física, emocional e financeiramente para realização desse procedimento.

Atualmente, a cirurgia de hérnia inguinal pode ser feita a partir de um procedimento menos invasivo, que é a cirurgia laparoscópica ou robótica, o que pode afetar os custos do tratamento. Dessa forma, é importante que o paciente conheça os diferentes elementos que constituem o preço da cirurgia de hérnia inguinal particular.

6 fatores que influenciam no preço da cirurgia de hérnia inguinal particular

De acordo com as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM), o preço de qualquer tratamento cirúrgico só pode ser informado ao paciente após a consulta médica.

Essa regra é importante, pois os custos de um procedimento só podem ser plenamente esclarecidos após uma avaliação detalhada do caso, determinando a gravidade do quadro e os recursos necessários ao tratamento.

Apesar dessa questão, é possível conhecer os elementos que compõem o preço da cirurgia de hérnia inguinal particular, viabilizando uma estimativa e o conhecimento do paciente sobre esses fatores previamente.

1. Consultas médicas

O primeiro fator a ser considerado nos custos da cirurgia particular de hérnia inguinal são as consultas médicas. Em geral, a primeira avaliação com o médico precisa ser paga e o paciente tem direito a um retorno.

Apesar disso, podem ser necessárias várias consultas durante o planejamento da cirurgia de hérnia e após o procedimento para acompanhamento. Essas etapas não podem ser ignoradas devido à importância do suporte especializado.

2. Exames médicos

O pré-operatório da cirurgia de hérnia inguinal demanda diferentes exames médicos para verificar o estado de saúde do paciente e garantir maior segurança e eficácia do tratamento cirúrgico.

Dessa forma, o paciente pode considerar a necessidade de exames de sangue, cardíacos e de imagem, como o ultrassom ou a tomografia computadorizada.

3. Custos hospitalares

Os custos hospitalares também devem ser considerados no preço da cirurgia de hérnia inguinal particular. Eles incluem desde o centro cirúrgico para realização do procedimento, como o período para repouso no quarto antes da alta hospitalar.

Em geral, para a cirurgia de hérnia inguinal corriqueira e não complexa, não é necessário a pernoite no hospital, podendo o paciente ser liberado no fim do dia.

4. Equipe médica

Os custos com a equipe médica são à parte dos custos hospitalares. Nesse caso, o paciente deverá pagar os honorários do cirurgião e também do anestesista, além de auxiliares e instrumentador que fazem parte da equipe.

5. Grau de urgência

Em uma cirurgia de hérnia inguinal que pode ser planejada antecipadamente, o paciente tem a premissa de pesquisar os custos de diferentes hospitais e fazer uma reserva para custear os diferentes gastos envolvidos.

Já em uma cirurgia de urgência, o que ocorre quando há complicações da hérnia inguinal, como estrangulamento ou encarceramento da hérnia, colocando a vida do paciente em risco, é necessária uma intervenção imediata.

Nesses casos, pode ser necessário realizar a cirurgia aberta para melhor acesso às estruturas internas e a urgência do caso também pode ter reflexos no preço da cirurgia de hérnia inguinal particular.

6. Cuidados pós-operatórios

Por fim, desde o planejamento da cirurgia de hérnia inguinal e dos custos associados, o paciente deve considerar os custos com o pós-operatório. Isso implica em dias de afastamento do trabalho e medicamentos.

Em geral, a recuperação da cirurgia é rápida e tranquila, mas o paciente deverá se abster de esforço físico intenso por um período que pode chegar a três meses, dependendo do caso.

Portanto, o preço da cirurgia de hérnia inguinal particular pode variar enormemente de acordo com todas essas variáveis analisadas. É fundamental que o paciente seja avaliado para que esses valores sejam estimados com maior precisão, de forma a prepare-se financeiramente para o procedimento, seguindo todas as recomendações da equipe médica. Saiba mais sobre a cirurgia de hérnia aqui!

Fontes:

Hernia Clinic