Fale conosco pelo WhatsApp

Saiba quais são os sintomas de hérnia na barriga

imagem ilustrativa de um homem com dor na barriga
15abr, 2022

Entenda quando é necessário procurar um médico especializado em hérnia

As hérnias abdominais são caracterizadas como uma saliência de algum órgão da barriga para o lado externo do corpo. Geralmente, os sintomas de hérnia na barriga trazem apenas sensações de dor e incômodo na região, o que pode fazer com que eles sejam confundidos com outras doenças.

Assim sendo, ao identificar os sintomas de hérnia na barriga, é preciso ir ao médico para confirmar o diagnóstico e, consequentemente, iniciar um tratamento, que pode consistir em uma intervenção cirúrgica para reajustar aquela parte do órgão por trás dos músculos do abdômen.

Causas da doença

Antes de entender quais são os sintomas de hérnia na barriga é preciso entender o que causa essa doença. Ela pode ser registrada quando o paciente sofre de enfraquecimento nos tecidos da parede abdominal, situação que pode ser genética, ou ainda adquirida depois de um aumento da pressão dentro do abdômen.

Essa segunda situação costuma acontecer em atividades que demandam muito esforço físico, em pacientes gestantes ou obesos, por exemplo. Dentre os principais tipos de hérnia abdominal, podemos destacar:

  • Inguinal: a mais comum, aparece na região da virilha;
  • Epigástrica: acima do umbigo, na linha central do abdômen;
  • Umbilical: próximo ao umbigo;
  • Incisional: surge em regiões que tenham passado por alguma cirurgia prévia, quando o local onde foi feita a sutura se enfraquece e abre.

Ao registrar os sintomas de hérnia na barriga é preciso procurar um médico, que deverá realizar um exame físico, avaliando o inchaço do abdômen. Muitas vezes o exame físico já é suficiente para fazer o diagnóstico, mas boa parte dos casos necessitará de algum exame de imagem como a ultrassonografia ou a tomografia computadorizada.

Afinal, quais são os principais sintomas de hérnia na barriga?

É possível perceber a presença de uma hérnia abdominal por causa da presença de um inchaço ou um caroço na região da barriga – sobretudo, na área acima do umbigo, dentro do umbigo e na virilha.

Esse inchaço se forma a partir do momento em que o conteúdo de dentro da barriga, em geral gordura ou o intestino, ultrapassa o músculo abdominal, vindo para a região da pele. Quando o orifício de passagem é largo, este conteúdo pode entrar e sair sem provocar muitos sintomas de hérnia na barriga.

No entanto, quando o orifício da passagem dos órgãos é estreito, pode acontecer complicações com a hérnia encarcerada – ou hérnia estrangulada. Nesses casos, os sintomas de hérnia na barriga podem se agravar como:

  • Dor forte na região da hérnia ou do abdômen;
  • Endurecimento, Inchaço e vermelhidão na região da hérnia;
  • Náuseas e vômitos.

A hérnia estrangulada é uma situação severa e precisa ser tratada o quanto antes através de uma intervenção cirúrgica, uma vez que essa condição oferece riscos ao paciente, como a falta de circulação sanguínea para os órgãos.

Se isso acontecer, podem ser registradas consequências como inflamação, perfuração, infecção e morte das células (também chamada de necrose).

Tratamento

Conforme já mencionado, ao sentir sintomas de hérnia na barriga, a recomendação é buscar assistência médica para a indicação do melhor tratamento. O principal oferecido é a cirurgia, ainda que alguns quadros possam ser passíveis somente de acompanhamento, como as hérnias menores e assintomáticas.

A cirurgia para hérnia abdominal geralmente é feita em um centro cirúrgico, com anestesia local, raqui ou geral. O procedimento passa pela abertura do abdômen ou via videolaparoscopia. O médico, durante a operação, reintroduz os órgãos no interior do abdômen, fechando a abertura com uma sutura.

O especialista ainda pode introduzir uma tela para melhorar a proteção e reduzir as chances de formação de uma nova hérnia quando os músculos do abdômen estão muito enfraquecidos.

Conheça mais sobre outros tipos de retirada de hérnia realizados na Hernia Clinic, entre em contato agora mesmo e agende sua consulta.

Fontes:

Hernia Clinic

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal