Abaulamento na região da virilha é o principal sintoma dessa condição
A hérnia inguinal é um dos tipos de hérnia mais comuns que existem e se caracteriza pelo surgimento de uma protuberância na região da virilha, seu principal sintoma. O problema ocorre quando há o extravasamento de um órgão ou tecido por uma abertura na parede abdominal inferior, mais precisamente no canal inguinal.
Quero tratar a hérnia inguinal!
Neste conteúdo, conheça os principais sintomas de hérnia inguinal e outras características dessa condição, que deve ser diagnosticada e tratada corretamente para evitar complicações mais graves.
Como a hérnia inguinal se desenvolve?
Assim como os demais tipos de hérnias abdominais, a hérnia inguinal é resultado do enfraquecimento da musculatura da região. O problema pode ter origem congênita e ocorrer devido a uma má cicatrização do canal inguinal, deixando uma área vulnerável por onde os órgãos internos podem herniar.
A hérnia inguinal pode surgir também por conta de episódios que aumentam a pressão abdominal e enfraquecem a musculatura, como esforço excessivo após levantamentos de peso, tosse crônica, constipação intestinal e tabagismo.
Os sintomas de hérnia inguinal são mais comuns em pacientes do sexo masculino e podem se manifestar em qualquer fase da vida, embora sejam mais frequentes nos extremos, como em crianças ou idosos.
Agende a sua consulta
Sintomas de hérnia inguinal
Os sintomas da hérnia inguinal podem ir além de somente um abaulamento na região da virilha, variando de intensidade de acordo com o caso. Em resumo, os principais são:
- Inchaço ou protuberância na virilha ou na região escrotal;
- Dor ou desconforto na área da protuberância, especialmente ao tossir, levantar peso ou fazer esforço físico;
- Sensação de peso ou pressão na virilha;
- Dor ou desconforto na virilha ao se mover, especialmente ao caminhar ou se dobrar;
- Fraqueza ou sensação de pressão na virilha;
- Sensação de queimação ou ardor na área da hérnia;
- Desconforto ou dor na região escrotal ou testicular.
Esses sintomas de hérnia inguinal também podem desaparecer quando a pessoa está em repouso, podendo retornar posteriormente. Geralmente, isso acontece quando o conteúdo herniado retorna ao interior da cavidade abdominal.
Sintomas de hérnia inguinal encarcerada ou estrangulada
O encarceramento ou estrangulamento da hérnia são complicações mais sérias que podem colocar em risco a saúde do paciente. Quando a parte herniada não retorna para o interior do abdômen, o tecido fica preso e pode evoluir para um processo de estrangulamento, no qual há o interrompimento do fluxo sanguíneo, podendo levar à necrose (e morte) dos tecidos internos.
Agende a sua consulta
O quadro de encarceramento ou estrangulamento da hérnia inguinal está associado a sintomas, como:
- Náusea;
- Vômito;
- Febre;
- Dor abrupta e progressiva;
- Mudanças na cor da pele sobre a hérnia, como vermelhidão ou roxo;
- Sensibilidade extrema;
- Dificuldade para evacuar ou urinar;
- Ausência de fezes (obstipação).
Na presença desses sintomas de hérnia inguinal, é imprescindível que o paciente procure atendimento médico com urgência.
Diagnóstico e tratamento da hérnia inguinal
Grande parte dos casos desse tipo de hérnia pode ser diagnosticada por meio de um exame clínico após a análise dos sintomas de hérnia inguinal. Se o especialista julgar necessário, podem ser solicitados exames de imagem para detalhar melhor a situação, tais como ultrassonografia e/ou tomografia computadorizada do abdômen.
Já o tratamento depende da intensidade e da gravidade do caso, sendo que hérnias pequenas e assintomáticas podem ser monitoradas pela equipe médica até que se decida pelo momento mais adequado para realizar a cirurgia, o único meio eficaz para corrigir o problema.
A cirurgia de hérnia inguinal consiste em reposicionar o conteúdo herniado de volta à cavidade abdominal e fechar a parede abdominal, reforçando-a com uma tela cirúrgica para evitar recidivas. O procedimento pode ser feito de maneira aberta tradicional, por laparoscopia ou cirurgia robótica, sendo que as duas últimas são técnicas minimamente invasivas e proporcionam uma recuperação mais rápida e menos dolorosa ao paciente.
Qual médico trata a hérnia inguinal?
O cirurgião do aparelho digestivo é um profissional que reúne todo o conhecimento necessário para tratar os casos de hérnia inguinal e recomendar o método cirúrgico mais adequado de acordo com as condições do paciente.
A Hernia Clinic é um centro especializado no tratamento das hérnias da parede abdominal, sendo formada por cirurgiões especialmente dedicados ao estudo e tratamento dessa patologia.
Para saber mais, entre em contato e agende uma consulta com a Hernia Clinic.
Fontes: