Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsApp

Quais são os sintomas de hérnia na barriga?

Médico examinando paciente - sintomas de hérnia na barriga
01set, 2021

A presença de uma hérnia na barriga geralmente é notada a partir da existência de um inchaço ou um caroço no local

Entender os sintomas de hérnia na barriga e seus sinais é essencial para o diagnóstico adequado desta alteração, prevenindo complicações como o encarceramento. As novas diretrizes internacionais foram criadas por ocasião da 1ª Conferência Mundial de Cirurgia de Hérnia Abdominal, realizada em Milão, e fornecem padrões para a execução de intervenções para o tratamento da condição.

É importante que haja padrões de referência para o tratamento dos sintomas de hérnia na barriga, contribuindo também para a fase diagnóstica e identificação das melhores indicações terapêuticas para os casos. Entenda melhor a seguir como esta condição se desenvolve e demais detalhes a respeito do diagnóstico e tratamento.

Causas de hérnia na barriga

As causas do problema podem classificar as hérnias entre congênitas e adquiridas: na primeira categoria, a alteração está associada a má formação durante a fase de desenvolvimento do indivíduo, enquanto o segundo grupo diz respeito a condições adquiridas.

As hérnias abdominais podem se desenvolver após lesões traumáticas que afetam o abdômen — seja devido a uma cirurgia, acidente, obesidade ou sobrepeso. O tabagismo também é considerado um fator de risco para o problema, e deve ser evitado.

Entenda os sintomas da hérnia na barriga

O principal entre os sintomas de hérnia na barriga é o aparecimento de uma protuberância externa na região abdominal. Ela não é necessariamente fixa, podendo desaparecer e reaparecer novamente quando o paciente faz esforço físico que envolva a musculatura abdominal, como exercícios de força ou tossir.

Outros possíveis sintomas de hérnia na barriga são:

  • Dores localizadas no abdômen, pélvis ou virilha;
  • Inchaço da região abdominal;
  • Vermelhidão da pele no local afetado;
  • Náuseas e vômitos.

Ao identificar algum desses sintomas de hérnia na barriga, é recomendado procurar um especialista para realizar o diagnóstico da condição e identificar a melhor abordagem terapêutica para o caso. O único tratamento corretivo para o problema é a cirurgia de hérnia abdominal.

Levantar peso é perigoso para hérnia na barriga?

O esforço físico nunca é a causa primária da formação de uma hérnia abdominal. Em alguns casos, ele pode ser o gatilho para o problema, mas a causa sempre remonta a um defeito anatômico do paciente. Os sintomas de hérnia na barriga teriam se manifestado de qualquer maneira, variando apenas no tempo necessário para o aparecimento da condição.

Quem faz esforço físico diário pode desenvolver a doença mais cedo do que quem leva uma vida sedentária. Porém, a obesidade também é considerada um fator de risco para o problema, e deve ser evitada. Um dos esforços que mais atuam sobre a hérnia, principalmente a inguinal, é o impulso abdominal que ocorre durante a manobra de exalação forçada com a glote fechada — que a pessoa realiza fisiologicamente todos os dias durante a evacuação.

Tratamento de hérnia abdominal

Caso você tenha identificado sintomas de hérnia na barriga, não perca tempo: procure um especialista para a identificação e controle do problema. Como foi explicado, a cirurgia de hérnia abdominal é o único tratamento que permite a correção do problema, embora nem sempre seja necessária.

A operação consiste em levar o órgão extravasado de volta ao seu local anatômico e posteriormente fechar o orifício que deu origem a cavidade herniaria. Uma tela cirúrgica pode ser colocada para reforçar a musculatura da região e evitar recidivas da condição. Existem diferentes metodologias cirúrgicas que podem ser aplicadas, cabendo ao cirurgião avaliar a melhor opção para cada caso.

Para saber mais a respeito dos sintomas de hérnia na barriga e tirar suas dúvidas a respeito dos tratamentos, entre em contato com os profissionais da Hérnia Clinic.

Fontes:

Hernia Clinic.