Dor na virilha pode ser hérnia, mas outros sintomas associados também devem ser considerados uma vez que diferentes problemas de saúde resultam em dores e desconfortos no local
Uma dúvida comum é se a dor na virilha pode ser hérnia, mas qualquer afirmação nesse sentido exige cautela, uma vez que diferentes condições podem ser associadas a esse sintoma.
A hérnia consiste em um orifício que surge na parede abdominal causando o extravasamento de parte do conteúdo interno do abdômen. Entre os sintomas da hérnia abdominal está a dor na virilha (nesse caso, a hérnia é chamada de inguinal), mas a confirmação do diagnóstico demanda uma investigação mais ampla.
Confira a seguir se a dor na virilha pode ser hérnia e quais outras condições estão associadas a esse sintoma.
Dor na virilha pode ser hérnia?
Sim, a dor na virilha pode ser hérnia inguinal, sendo esse um dos sintomas que permitem a primeira suspeita em relação à condição e demanda investigações mais detalhadas.
Apesar de a dor na virilha poder ser hérnia é importante considerar que uma série de outras condições pode ter relação com esse sintoma, como:
- Distensões musculares nos músculos flexores ou adutores do quadril;
- Hérnia de disco lombar;
- Artrose, que consiste no desgaste das articulações;
- Dores testiculares e patologias do sistema geniturinário nos homens, incluindo varicocele, torção, prostatite, epididimite e outras;
- Endometriose e outras alterações ginecológicas nas mulheres, como cisto ovariano;
- Tumores;
- Linfonodos aumentados, também chamados de ínguas;
- Osteonecrose na parte superior do fêmur;
- Apendicite;
- Trauma no fêmur;
- Tendinites ou bursites;
- Quadros de infecção urinária;
- Pedra nos rins;
- Pubalgia, pubeíte ou osteíte púbica, que é como é chamada a dor na virilha.
Portanto, apesar da dor na virilha poder ser hérnia é importante considerar os demais sintomas associados e, se necessário, investigar essas demais patologias que podem causar o mesmo sintoma.
Quais os sintomas da hérnia inguinal?
Ainda que a dor na virilha seja um dos sintomas da hérnia inguinal ele não é o único e nem o mais importante de ser considerado. Outros sinais incluem:
- Protuberância: a hérnia inguinal consiste em um extravasamento do conteúdo interno da parede abdominal, manifestando-se como uma protuberância ou abaulamento da região da virilha. Essa manifestação é o indício mais comum de hérnia;
- Inchaço na virilha: por conta do abaulamento e da sensibilidade na região, a hérnia pode resultar em um inchaço no local;
- Queimação ou dor: também são sintomas associados à hérnia inguinal uma sensação de queimação ou dor na virilha, especialmente ao se fazer força, o que aumenta a pressão intra-abdominal. Dessa forma, a dor na virilha pode ser hérnia, principalmente quando ocorre ao tossir, levantar peso ou curvar-se;
- Sensação de peso na virilha: um sintoma comum da hérnia inguinal é a sensação de peso na virilha constantemente, como se houvesse algum objeto posto sobre o local.
Ainda que esses sintomas possam indicar que a dor na virilha pode ser hérnia, o diagnóstico médico é necessário.
Como é feito o diagnóstico da hérnia?
Caso a dor na virilha esteja presente, mas o abaulamento típico da hérnia não seja localizado e o exame físico, mais comum na confirmação dos casos de hérnia inguinal, seja inconclusivo, outras abordagens tornam-se necessárias.
Nesses casos, o médico pode solicitar exames como o de ultrassom para verificar se a hérnia está presente ou mesmo exames mais complexos, como a ressonância magnética, visando descartar que a dor é resultante de fatores ósseos ou musculares.
Com o conjunto de exames, físico e de imagem, será possível confirmar o diagnóstico e assim encaminhar o paciente para o tratamento mais adequado.
Portanto, a dor na virilha pode ser hérnia, mas sintomas associados e investigação médica especializada são sempre necessários para diagnóstico de qualquer patologia. Agende sua consulta aqui.
Fontes: