Causas da hérnia incisional

Atualizado em: 26/08/2024

Complicações na cicatrização de uma cirurgia anterior podem favorecer o aparecimento da hérnia incisional

Como o próprio nome sugere, a hérnia incisional é um abaulamento semelhante a um nódulo próximo da cicatriz de uma cirurgia realizada no abdômen. Por problemas de cicatrização e enfraquecimento da parede abdominal interna, partes de tecidos e órgãos extravasam pelo orifício herniário, provocando uma saliência, que pode vir acompanhada de dor, desconforto e vermelhidão na região da hérnia.

Se notar a presença dos sintomas, é importante buscar ajuda médica especializada para não agravar o quadro e causar complicações mais sérias como o encarceramento ou estrangulamento da hérnia. A seguir, conheça as causas da hérnia incisional e como essa condição pode ser diagnosticada e tratada.

Agende a sua consulta

e melhore sua qualidade de vida!
Clínica especializada em cirurgias de Hernias Abdominais

Principais causas da hérnia incisional

A hérnia incisional é uma das complicações que podem surgir em pacientes que passaram por procedimentos cirúrgicos que necessitaram de uma incisão no abdômen. A hérnia é resultado do enfraquecimento e abertura da musculatura, que pode ser causada por infecções na cicatriz ou aumento da pressão abdominal decorrente de excesso de esforço físico, tosse crônica, ganho de peso e gestação após a cirurgia.

Além das causas da hérnia incisional citadas, existem também fatores de risco que aumentam a chance de o problema ocorrer, entre eles:

Tabagismo

Fumar é um hábito nada saudável e contraindicado para uma boa recuperação pós-cirúrgica. Isso porque a nicotina e outras substâncias tóxicas presentes no cigarro prejudicam a circulação e dificultam a cicatrização, o que favorece o aparecimento da hérnia incisional.

Obesidade

O excesso de peso e gordura aumentam a pressão na região abdominal e enfraquece a musculatura da região, por isso a obesidade é uma das causas de hérnia incisional.

Cirurgias de emergência

Procedimentos cirúrgicos que requerem grandes incisões ou que não tiveram um pré-operatório adequado necessitam de uma cicatrização mais complexa, portanto estão mais sujeitos a complicações.

Problemas intestinais

Prisão de ventre e constipação intestinal são problemas que aumentam a pressão abdominal e favorecem o aparecimento da hérnia incisional.

Diabetes

O diabetes é apontado como uma das possíveis causas da hérnia incisional porque pacientes com essa doença são mais propensos a apresentar infecções e complicações após uma cirurgia.

Agende a sua consulta

e melhore sua qualidade de vida!
Clínica especializada em cirurgias de Hernias Abdominais

Como é feito o diagnóstico?

A presença de um abaulamento no local da cicatriz cirúrgica pode indicar que seja um caso de hérnia incisional. Para confirmar as suspeitas, o médico realiza um exame físico, análise do histórico clínico e sintomas apresentados pelo paciente, entre eles:

  • Dor e desconforto na região operada;
  • Náuseas e vômitos;
  • Vermelhidão no local;
  • Febre.

O diagnóstico é complementado com exames de imagem, como tomografia computadorizada, ultrassom ou ressonância magnética, para analisar o tamanho e localização da hérnia.

Tratamento da hérnia incisional

Após conhecer as causas da hérnia incisional e como é feito o diagnóstico, vamos abordar sobre o tratamento. Hérnias menores e assintomáticas podem ser acompanhadas pelo médico especialista em hérnia e tratadas de modo conservador para amenizar os sintomas.

Porém, a única maneira de corrigir o problema e prevenir complicações como o encarceramento ou estrangulamento da hérnia é a cirurgia, por isso ela deve ser programada. A cirurgia de hérnia incisional tem o objetivo de reposicionar os tecidos extravasados para dentro da cavidade abdominal e fechar o orifício herniário. Deve ser utilizada uma tela cirúrgica para reforçar a parede abdominal e evitar a formação de novas hérnias.

O cirurgião especialista em hérnia abdominal pode optar por três técnicas diferentes para executar o procedimento: cirurgia aberta, laparoscópica ou robótica. As duas últimas são menos invasivas e causam menos traumas aos tecidos, o que resulta em uma recuperação mais rápida. No entanto, a escolha da técnica mais adequada depende do estado de saúde do paciente, de características da hérnia e de uma avaliação do cirurgião.

Localizada na cidade de São Paulo, a Hernia Clinic é uma clínica especializada no tratamento das hérnias da parede abdominal. Nosso corpo clínico é formado por cirurgiões do aparelho digestivo dedicados ao estudo e tratamento desta patologia, com o objetivo de oferecer um atendimento de excelência aos nossos pacientes.

Agende a sua consulta

e melhore sua qualidade de vida!
Clínica especializada em cirurgias de Hernias Abdominais

Para saber mais sobre as causas da hérnia incisional, entre em contato e agende sua consulta.

Fontes:

Hérnia Clinic

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal

Dr Bruno Hernani Hernia Clinic

Dr. Bruno Hernani

CRM: 145852

CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO - RQE Nº: 60456

CIRURGIA GERAL - RQE Nº: 60455

Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Residência em Cirurgia Geral pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Membro Titular Especialista do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva; Associate Fellow do American College of Surgeons (EUA);

Agende a sua consulta

e melhore sua qualidade de vida!
Clínica especializada em cirurgias de Hernias Abdominais
Agende sua consulta
Tags:

Deixe o seu comentário!

Agende a sua consulta

e melhore sua qualidade de vida!
Clínica especializada em cirurgias de Hernias Abdominais
Agende sua consulta