Saiba quais exames são necessários para identificar a presença da doença e quando ela deve ser tratada
O que é e quais são as causas da hérnia de hiato?
Antes de saber como diagnosticar hérnia de hiato, é importante informar-se sobre o que ela é e quais são as suas causas.
É chamado de “hiato” o orifício que fica no centro do diafragma, um músculo que separa o tórax do abdômen e é usado na respiração. Pelo hiato passa o esôfago, órgão responsável por levar os alimentos ao estômago.
A hérnia de hiato ocorre devido a um relaxamento ou enfraquecimento da musculatura do hiato e uma consequente abertura da região. Por esse orifício alargado, partes do estômago se deslocam em direção ao tórax. Essa condição tem vários fatores de risco. Os principais são:
- Envelhecimento natural;
- Aumento na pressão abdominal, como na gravidez ou após traumas abdominais;
- Tabagismo ou outras causas de tosse crônica;
- Cirurgias esofágicas ou diafragmáticas anteriores.
Existem dois tipos de hérnia de hiato:
- Hérnia de hiato por deslizamento: é a mais comum e consiste no deslocamento do esôfago e do estômago em conjunto (como um todo) pelo hiato;
- Hérnia de hiato paraesofágica: nesse tipo, a junção entre o esôfago e o estômago está no local normal, mas outra parte do estômago se projeta sozinha pelo hiato.
Em algumas pessoas, a hérnia de hiato pode não apresentar sintomas. Em outras, pode haver sintomas leves, como refluxo e indigestão. Sinais mais sérios incluem dor no peito, inchaço na região abdominal, eructação (arrotos) frequentes e dificuldade em engolir.
Como é feito o diagnóstico da hérnia de hiato?
Para saber como diagnosticar hérnia de hiato, o médico deve fazer uma anamnese detalhada, pois o diagnóstico é inicialmente clínico, com base nos sintomas apresentados pelo paciente. A hérnia do hiato não pode ser vista do exterior do organismo. Muitas vezes, a doença pode ser descoberta durante outros exames de rotina, como em uma endoscopia ou radiografia de tórax.
Além da avaliação dos sintomas, existem alguns exames que ajudam em como diagnosticar hérnia de hiato, como a endoscopia digestiva alta, a radiografia contrastada esofagogástrica ou tomografia computorizada.
Cuidados com a hérnia de hiato
Agora que já explicamos como diagnosticar hérnia de hiato, vamos falar sobre os cuidados que essa condição exige no dia a dia. Adotar um estilo de vida mais saudável é o primeiro passo para evitar as complicações da hérnia de hiato. Entre esses hábitos, destacam-se:
- Evitar fumar e não exagerar no uso de bebidas alcoólicas;
- Optar por uma alimentação mais saudável e com menos ingestão de gordura;
- Mastigar bem os alimentos e evitar jejuns prolongados;
- Não exagerar no consumo de cafeína, presente em chás, chocolate e café;
- Manter o peso adequado.
Após o diagnóstico, qual o tratamento?
Após ser respondida a dúvida sobre como diagnosticar hérnia de hiato e ser constatada a sua presença, é de extrema importância que o tratamento seja iniciado.
O tratamento de cada caso de hérnia de hiato deve ser analisado por um médico especialista e depende dos sintomas apresentados, do tamanho e tipo da hérnia e do risco de complicações que ela pode causar.
Em algumas situações, se são pequenas e não trazem incômodo, podem ser acompanhadas pelo médico e tratadas com medicações e mudanças na alimentação, reduzindo assim os desconfortos gastroesofágicos.
As hérnias pequenas e assintomáticas não necessitam, habitualmente, de qualquer tratamento.
Quando causam sintomas, o médico pode administrar medicamentos que reduzem a produção de ácido no estômago e facilitam seu esvaziamento, evitando assim os sintomas relativos ao refluxo.
As hérnias maiores, mal controladas ou de risco, devem ser operadas. A cirurgia pode ser feita por via laparoscópica ou por via robótica, procedimentos considerados minimamente invasivos.
Por meio de pequenas incisões feitas no abdômen, o médico consegue corrigir a hérnia de hiato, recolocando os órgãos herniados dentro do abdômen. Em seguida, é feita uma sutura da abertura. A recuperação, em geral, é rápida, com apenas um ou dois dias de internação e cuidados mais intensos para evitar complicações por até duas semanas.
Qual profissional procurar?
Ao suspeitar da presença de uma hérnia de hiato, ou depois que ela foi diagnosticada em um exame de rotina, o paciente deve se consultar com um cirurgião do aparelho digestivo especializado no tratamento.
Esse profissional é quem sabe como diagnosticar hérnia de hiato e indicar o tratamento adequado para cada caso.
Entre em contato e agende já uma consulta na Hernia Clinic.
Fontes: