Fale conosco pelo WhatsApp

Complicações da hérnia de hiato

imagem ilustrativa

Entenda melhor as possíveis complicações da hérnia de hiato e como evitá-las com tratamento adequado

A hérnia de hiato precisa ser levada a sério pelos pacientes. As complicações da condição podem trazer riscos para o sistema digestivo, e por isso é importante saber como tratá-las para garantir a qualidade de vida e evitar complicações da hérnia de hiato.

Entre o peito (ou tórax) e o abdômen há uma divisão, um músculo chamado de diafragma. O esôfago desce pelo tórax e passa por uma abertura no diafragma chamada de hiato esofágico. Acima dessa divisão fica o esôfago e abaixo dele fica o estômago.

Quando há um afrouxamento dessa musculatura do hiato e um mau posicionamento dos órgãos nessa abertura, podem acontecer as complicações da hérnia de hiato.

Complicações e problemas da hérnia de hiato

Muitas pessoas acabam convivendo com refluxo diariamente sem investigar as causas desse desconforto. Não se atentar aos riscos das possíveis complicações da hérnia de hiato pode afetar o tratamento precoce da doença e afastar medidas de contenção, como os procedimentos clínicos mais simples.

Quando a hérnia de hiato é grande, os sintomas de desconforto após se alimentar costumam surgir entre 30 e 20 minutos, sendo frequente uma sensação de empachamento e regurgitação.  Nestes casos mais graves, podem aparecer úlceras (Úlceras de Cameron) que apresentam sangramento lento e geram anemia por deficiência de ferro.

Como a região afetada fica próxima a via respiratória, há risco de aspiração pulmonar. A aspiração pulmonar do conteúdo gástrico acontece quando há a microaspiração de conteúdo da orofaringe ou estômago através da laringe, o que pode causar quadros de crises de bronquites e pneumonia.

No caso de estrangulamento da hérnia, poderá ser necessária uma cirurgia emergencial de maior risco.

Também existem outras complicações da hérnia de hiato considerada mais simples, mas que não deixam de ser desconfortáveis para o paciente. São elas:

  • Mau hálito;
  • Arrotos constantes;
  • Dor no peito ou na região abdominal;
  • Azia;
  • Sensação de queimação na garganta;
  • Tosse crônica e seca;
  • Dificuldade para engolir alimentos e bebidas;
  • Ânsia de vômito constante;
  • Falta de ar.

É possível que um paciente seja assintomático e não sinta com regularidade as complicações da hérnia de hiato que citamos. Todavia, é preciso estar atento e conversar com um médico especialista em hérnia quando algum dos sintomas aparecer.

A hérnia de hiato pode virar câncer?

Não existe relação científica direta entre a hérnia de hiato e o câncer de esôfago, afinal, são várias as predisposições necessárias para desenvolvimento do câncer. Entretanto, uma das complicações da hérnia de hiato é o refluxo constante que envia ácido do estômago para o esôfago.

O excesso de exposição do esôfago ao ácido pode causar esôfago de Barrett. Esta doença é considerada pré-maligna e pode levar a uma alteração nas células, que aumenta a chance de evolução para câncer. Logo, procurar ajuda especializada é indispensável.

Quais são as causas da hérnia de hiato?

Na hérnia de hiato, há um relaxamento ou enfraquecimento da musculatura do hiato do esôfago, fator que pode acontecer devido a causas naturais, como a idade avançada ou a gravidez.

Traumas na região, excesso de atividade física, e complicações de outras doenças pulmonares e gastroesofágicas também podem ajudar a desenvolver a hérnia de hiato.

Além disso, as complicações da hérnia de hiato, na maioria das vezes, estão ligadas diretamente aos hábitos de vida do paciente, pois ela costuma se desenvolver em indivíduos que apresentam alguns comportamentos em comum, sendo eles:

  • Obesidade;
  • Tabagismo;
  • Ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Ingestão de alimentos gordurosos que facilitam no relaxamento da musculatura do esôfago.

É possível evitar as complicações da hérnia de hiato?

Você pode evitar as complicações de hérnia de hiato combatendo diretamente as causas desta doença, procurando manter um estilo de vida mais saudável e reduzindo a pressão sobre o seu sistema gástrico.

  • Evite fumar e não exagere no uso de bebidas alcoólicas;
  • Escolha uma alimentação mais saudável e menos gordurosa;
  • Mastigue bem os alimentos e evite jejuns prolongados;
  • Tome cuidado com o excesso de cafeína.

Quais são os tratamentos da hérnia de hiato?

O tratamento de cada caso de hérnia de hiato deve ser analisado por um médico especialista. As complicações da hérnia de hiato são variadas, mas quando são simples podem ser tratadas seguindo as indicações médicas sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica, como a utilização de alguns remédios e mudança dos hábitos que provocam os desconfortos gastroesofágicos.

Se o médico julgar necessário, o tratamento da hérnia de hiato pode requerer uma cirurgia por videolaparoscopia.

Como é feita a cirurgia de hérnia de hiato?

A videolaparoscopia é um procedimento considerado minimamente invasivo e considerado muito seguro, mas que é reservado aos casos em que as complicações da hérnia de hiato já estão avançadas ou não houve sucesso nos tratamentos iniciais.

Essa cirurgia ajuda a corrigir a hérnia de hiato, com a realização de pequenos cortes na parede abdominal que reposicionam o estômago. O médico utiliza pequenos tubos com câmera para poder realizar esta cirurgia com aplicação feita pelo vídeo.

A recuperação desta cirurgia é bem rápida, com apenas um dia de internação e cuidados mais intensos para evitar complicações por até duas semanas. Saiba mais sobre hérnias com a Hernia Clinic e agende já sua consulta.

Fonte:

Hernia Clinic