Diagnóstico da hérnia incisional

imagem ilustrativa

Entenda como funciona o processo de identificação da protusão que ocorre em áreas operadas anteriormente

A hérnia incisional é um tipo de hérnia abdominal que surge no local da cicatrização de uma incisão cirúrgica realizada anteriormente. Ela ocorre por causa do enfraquecimento da musculatura abdominal decorrente, na maioria das vezes, do processo inadequado de cicatrização da incisão.

O diagnóstico da hérnia incisional é um passo muito importante para que o paciente seja encaminhado para o tratamento do problema. Entenda, a seguir, como ele é feito e qual a melhor forma de tratar a hérnia incisional.

Sintomas da hérnia incisional

Para estabelecer um correto diagnóstico da hérnia incisional, é importante que médico e paciente se atentem aos sintomas da condição. O principal deles — e, em muitos casos, único sintoma — é a presença de um caroço ou abaulamento na região da cicatriz de uma incisão anterior ou próximo dela. Tal protusão pode se comportar de acordo com o esforço realizado sobre a musculatura abdominal.

Em alguns casos, os pacientes podem relatar outros sintomas, tais como:

• Desconforto no local – constante ou ao fazer esforços físicos;
  • Endurecimento da região;
  • Sinais de inflamação;
  • Náuseas e vômitos;
  • Alterações no funcionamento do intestino;
  • Febre.

Na maioria das vezes, a presença associada dos sintomas pode indicar o encarceramento ou o estrangulamento da hérnia, condições graves que precisam ser tratadas com urgência. Por isso, a investigação dos sinais de complicações é um passo importante do diagnóstico da hérnia incisional.

Como é feito o diagnóstico da hérnia incisional

Na maioria das vezes, o diagnóstico da hérnia incisional é simples e pode ser realizado pelo médico em seu próprio consultório. Geralmente, ele ocorre quando o paciente que realizou uma cirurgia abdominal prévia percebe a formação da protusão no local operado.

Durante o diagnóstico da hérnia incisional, o médico analisa a forma da protusão e seu tamanho, além de realizar testes para entender como ela se comporta em determinadas situações, como quando o paciente faz esforço sobre a musculatura abdominal.

Em alguns casos, é importante realizar exames complementares ao diagnóstico da hérnia incisional. Ultrassonografia abdominal e tomografia computadorizada são exemplos de exames que podem visualizar a região afetada e analisar a gravidade da condição, bem como se há complicações.

Realize seu diagnóstico da hérnia incisional

Opções de tratamento da hérnia incisional

Uma vez que o diagnóstico da hérnia incisional é feito, o paciente deve ser encaminhado para o tratamento. A única forma de reverter o problema de forma definitiva é a cirurgia.

No entanto, alguns pacientes com hérnias de tamanho pequeno ou sem gravidade podem esperar pelo procedimento, realizando acompanhamentos periódicos do desenvolvimento da protusão e tratamentos conservadores para amenizar sintomas.

Nesse período, pode ser necessário também adotar estratégias para evitar que a hérnia cresça ou se complique, como evitar fazer esforços físicos constantes, uso de cinta e tomar cuidado com a alimentação.

Nos casos em que são identificadas complicações, o tratamento precisa ser realizado com urgência. Isso porque elas podem levar ao estrangulamento da hérnia, uma condição gravíssima em que a hérnia fica presa no orifício e o fluxo sanguíneo é bloqueado.

Cirurgia de hérnia incisional

A cirurgia, como mencionado anteriormente, é o tratamento indicado após o diagnóstico da hérnia incisional para resolver o problema de vez. No procedimento, os tecidos herniados são reposicionados e a abertura da parede abdominal é fechada.

A cirurgia pode ser realizada de forma aberta, ou seja, por meio de uma incisão, ou de forma minimamente invasiva. Os métodos minimamente invasivos são a videolaparoscopia, em que os instrumentos cirúrgicos e uma microcâmera são operados pelo cirurgião através de pequenas incisões, e a cirurgia robótica, em que o cirurgião opera, remotamente, um robô que realiza os movimentos cirúrgicos.

A Hernia Clinic é um centro especializado no diagnóstico da hérnia incisional e seu tratamento cirúrgico. É formada por profissionais que estão sempre se atualizando sobre as possibilidades de tratamento dessa e de outras condições semelhantes.

Realize seu diagnóstico da hérnia incisional

Entre em contato e agende já uma consulta!

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal