Fale conosco pelo WhatsApp

Dicas e cuidados para evitar hérnias

homem com sintomas de hernia

Os principais cuidados para evitar hérnias incluem controle da obesidade, evitar carregamento de peso excessivo e manter bons hábitos alimentares

As hérnias abdominais são caracterizadas pelo escape parcial ou total de órgãos por um orifício existente na parede abdominal. A existência desta falha na musculatura do abdômen pode ter origem congênita ou ser desencadeada por fatores que favorecem o enfraquecimento dos tecidos que protegem os órgãos da cavidade abdominal.

A Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal estima que 20% da população adulta brasileira sofra com hérnias abdominais, sendo o aumento da pressão intra-abdominal um dos principais fatores que causam a alteração. Nesse sentido, vale a pena anotar algumas dicas e cuidados para evitar hérnias e prevenir suas complicações.

Quais os tipos de hérnia?

Em geral, as hérnias abdominais são classificadas de acordo com a região acometida, sendo as principais delas:

  • Hérnia umbilical: manifesta-se na região do umbigo;
  • Hérnia inguinal: afeta a área da virilha;
  • Hérnia epigástrica: ocorre na linha do meio do abdômen;
  • Hérnia incisional: pode ocorrer em cicatrizes de cirurgias realizadas na região abdominal.

Em todos os casos, a ocorrência da doença tem relação com fatores de risco que levam ao aumento da pressão intra-abdominal. Por isso, é fundamental conhecer algumas dicas e cuidados para evitar hérnias.

Como prevenir o aparecimento das hérnias?

Confira, a seguir, algumas dicas e cuidados para evitar hérnias abdominais.

Manter o peso em dia

A obesidade é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento das hérnias abdominais, uma vez que a alteração faz com que a parede abdominal fique constantemente sob pressão. Nesse sentido, entre as dicas e cuidados para evitar hérnias, é importante destacar o controle do peso corporal.

Consumir bons alimentos

Uma alimentação adequada ajuda na regulação intestinal, prevenindo a constipação e minimizando a necessidade de o indivíduo fazer esforço para evacuar.

Evitar levantamento de peso excessivo

Tomar muito cuidado ao levantar pesos, evitando que a região abdominal fique sobrecarregada, é mais uma entre as dicas e cuidados para evitar hérnias.

Não fumar

Além de ser prejudicial para todo o organismo, fumar pode levar à tosse crônica, que consequentemente faz com que ocorra maior pressão no abdômen.

Praticar exercícios com acompanhamento

O ideal é que toda prática de exercícios físicos seja feita com a devida orientação especializada, de modo a evitar sobrecargas e prevenir assim o desenvolvimento de hérnias abdominais.

Realizar a correção postural

A má postura pode gerar sobrecargas em pontos específicos do corpo, como a coluna e o abdômen. Dessa forma, estar atento à correção postural e realizar tratamentos com essa finalidade também fazem parte das dicas e cuidados para evitar hérnias.

Quais os riscos que as hérnias podem trazer?

É muito importante adotar as dicas e cuidados para evitar hérnias, justamente porque esta alteração pode evoluir para uma complicação de encarceramento ou estrangulamento, em que o órgão fica preso no orifício. Quando isso acontece, há uma redução do fluxo sanguíneo para a região que ficou presa, causando lesão e até morte dos tecidos. Nesses casos, o tratamento da hérnia é considerado de urgência.

Como diagnosticar uma hérnia?

Além de seguir as dicas e cuidados para evitar hérnias, é importante que o paciente fique sempre atento aos sinais que o corpo dá quando há algo errado. As hérnias abdominais geralmente se manifestam a partir de um abaulamento na região abdominal, que deve ser investigada o mais rapidamente possível.

Quando a hérnia é visível, ela pode ser diagnosticada com palpação e análise dos sintomas. A confirmação do quadro pode ser feita a partir de exames de imagem, como ultrassonografia.

Tratamentos para hérnias

O único tratamento corretivo para as hérnias abdominais é uma cirurgia em que o órgão é reposicionado para dentro da cavidade abdominal e o orifício herniário é fechado com uma sutura. Em alguns casos, pode ser necessária a colocação de uma tela cirúrgica para reforçar a musculatura da região e evitar o desenvolvimento de novas hérnias abdominais.

Entre em contato, agende sua consulta e saiba mais sobre hérnias com a Hernia Clinic.

Fontes:

Ministério da Saúde;

Hernia Clinic;

Manual MSD;

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal