Relação entre obesidade e hérnia

imagem ilustrativa

Entenda a importância da manutenção do peso ideal para prevenir hérnias abdominais

Hérnias abdominais são qualquer tipo de escape parcial ou total de órgãos, ou suas estruturas por um orifício que se abre na parede abdominal. Essa abertura pode aparecer de forma congênita ou durante a vida, desencadeada por fatores como excesso de esforço físico.

Porém, a situação mais comum que pode levar às hérnias abdominais é a obesidade. A doença, que já é fator de risco para tantas outras, pode desencadear hérnias abdominais por causa do excesso de peso do corpo e aumento da pressão natural do interior do abdome. Por isso é muito importante compreender a relação entre obesidade e hérnia.

Qual a relação entre obesidade e hérnia?

A relação entre obesidade e hérnia ocorre porque o excesso de peso corporal tem influência direta na estrutura da musculatura abdominal, uma vez que há muita gordura na região que pode, com o tempo, enfraquecer suas estruturas. Uma boa parte dos pacientes com algum tipo de hérnia do abdômen tem sobrepeso ou algum grau de obesidade.

Havendo uma abertura formada pelo enfraquecimento da musculatura das paredes do abdômen, ocorre a formação da hérnia. Neste tipo de hérnia, podem extravasar desde tecido gorduroso, fluidos abdominais e até mesmo partes de órgãos, como o intestino.

A perigosa relação entre obesidade e hérnia faz com que haja também maior risco de agravamento. O excesso de peso pode pressionar cada vez mais as estruturas na região, que, com o tempo, pode causar encarceramento de parte de algum órgão exposto. Essa situação é uma emergência.

Quais tipos de hérnias a obesidade pode causar?

A relação entre obesidade e hérnia pode ocorrer em qualquer tipo de hérnia abdominal, que são:

• Hérnia de hiato: ocorre quando parte do estômago sai por um orifício do hiato esofágico, em direção ao tórax;
  • Hérnia umbilical: quando a abertura ocorre na região do umbigo;
  • Hérnia epigástrica: o enfraquecimento da parede abdominal entre o umbigo e o tórax causa o rompimento e extravasamento de conteúdo;
  • Hérnia incisional: costuma ocorrer após cirurgias, na área da cicatriz.

Como evitar o agravamento de hérnias na obesidade?

Quando se pensa em relação entre obesidade e hérnia, deve-se levar em conta que o excesso de peso é um fator de risco não apenas para o surgimento das hérnias abdominais, mas também para seu agravamento.

O excesso de peso pode levar ao estrangulamento, que ocorre quando as partes de órgãos extravasadas pelas aberturas têm o suprimento de sangue cortado, prejudicando os tecidos e podendo levá-los à morte. É uma situação muito grave que necessita de intervenção cirúrgica de emergência.

Por isso a relação entre obesidade e hérnia pode ser combatida com a adoção de hábitos para a perda de peso e posterior manutenção adequada. É uma forma de prevenir possíveis surgimentos de hérnias ou mesmo seu agravamento.

Além da perda de peso, é importante estar atento aos esforços físicos, que também precisam ser adequados. A alimentação saudável e a adoção de hábitos que evitem a presença de tosse persistente, como abandonar o cigarro, também são meios que contribuem na prevenção de hérnias abdominais mesmo em pessoas obesas.

Tratamentos

O tratamento ideal para hérnias abdominais é a cirurgia, que pode ser feita com técnicas clássicas (abertas), laparoscópicas ou robóticas. A indicação depende do tamanho da hérnia e das características individuais do paciente.

A relação entre obesidade e hérnia também é uma questão preocupante em seu tratamento, porque, em pessoas obesas, a cirurgia tem maior risco por conta do aumento da chance de infecção e problemas na ferida. Além disso, o excesso de gordura e aumento da pressão abdominal aumentam a chance de romper os pontos ou a tela colocada para fortalecer a região.

Caso a hérnia não tenha complicações que justifiquem urgência cirúrgica, é recomendado ao paciente obeso adotar hábitos saudáveis para perder parte do peso antes da operação. Também é importante manter a alimentação e hábitos após a cirurgia para que não haja recidivas.

Quando se deve procurar um profissional?

A maioria das hérnias abdominais pode ser sentida como uma protuberância na área atingida. Esse é o momento de se procurar um profissional, ainda que não haja outros sintomas menos comuns, como dor e incômodo.

Isso porque, independentemente da relação entre obesidade e hérnia ser um fator de risco de agravamento, ele pode ocorrer e é sempre melhor não esperar esse momento para que seja iniciado o tratamento de forma adequada.

Por isso, é importante buscar clínicas com equipes formadas por profissionais competentes que auxiliem o paciente em todos os processos de diagnóstico e tratamento.

Saiba mais sobre hérnias com a Hernia Clinic e agende já sua consulta.

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal