Quando operar hérnia epigástrica?

Atualizado em: 26/08/2024

Cirurgia é o método de tratamento recomendado para tratar este tipo de hérnia abdominal

Quando operar hérnia epigástrica é um questionamento muito comum e plausível nos consultórios. Isso porque o tratamento desse tipo de hérnia é cirúrgico, então é comum que os pacientes questionem qual é o melhor momento para realizar a operação, e como ela funciona.

O que é a hérnia epigástrica e como ela surge

Antes de entendermos quando operar hérnia epigástrica, é importante conhecer sua definição. As hérnias abdominais são saliências de órgãos de suas cavidades naturais através de uma abertura. Sua origem pode ou não ser congênita.

A hérnia epigástrica é um tipo de hérnia abdominal que se localiza numa área chamada linha média do abdômen, entre o umbigo e a região do tórax. Sua origem está diretamente ligada a problemas na formação dessa linha ainda no período fetal, sendo um problema congênito, ou adquirido ao longo da vida.

A hérnia surge quando o afastamento dos músculos abdominais provoca uma abertura. Através dela, pode sair, mais comumente, tecido gorduroso, e, em casos de maior gravidade, até mesmo partes do intestino. Isso forma uma protuberância visível na parte central da parede abdominal.

A maioria das pessoas com hérnia epigástrica é do sexo masculino. Nas pessoas que não têm a hérnia desde o nascimento, seu aparecimento costuma ocorrer, em sua maioria, entre os 20 e os 50 anos. As principais razões que podem levar ao surgimento tardio de uma hérnia epigástrica são:

  • Enfraquecimento da parede abdominal;
  • Excesso de peso;
  • Esforço excessivo, como trabalho pesado e levantamento de peso;
  • Tosse;
  • Prática intensa de alguns esportes.

Quando se deve operar a hérnia?

O tratamento adequado para a hérnia epigástrica é através da cirurgia. A determinação de quando operar hérnia epigástrica depende de alguns fatores, como a idade do paciente. Em casos de crianças que já nascem com o problema, por exemplo, é recomendado esperar que atinjam uma idade mais avançada.

Pacientes adultos podem realizar a cirurgia em qualquer idade, após o diagnóstico pelo cirurgião geral com a devida determinação de quando operar hérnia epigástrica. Em casos de maior gravidade, com estrangulamento intestinal, a cirurgia precisa ser realizada em caráter emergencial, mesmo em recém-nascidos.

Como é feita a cirurgia?

O paciente, quando operar hérnia epigástrica, pode ser submetido à técnica por laparoscopia, robótica ou a uma técnica cirúrgica aberta. A recomendação é feita de acordo com o tamanho e a gravidade da hérnia.

A cirurgia por laparoscopia ou robótica são técnicas menos invasivas para hérnias de tamanho pequeno ou médio. Por meio de um pequeno corte, o cirurgião introduz os equipamentos e faz o reparo e fechamento por meio de sutura das aberturas abdominais que causam a hérnia.

Já a técnica de aberta é utilizada quando operar hérnia epigástrica de qualquer tamanho. É realizada uma abertura da parede abdominal e após os devidos reparos, pode ser colocada uma tela sobre a região do tecido abdominal que causou o problema. A tela serve para reparar e fortalecer a parede abdominal, diminuindo a chance de a hérnia retornar.

A cirurgia de hérnia epigástrica geralmente é realizada com anestesia geral. Após o efeito da anestesia passar, o paciente pode ir para casa. No pós-operatório, é importante evitar qualquer esforço físico nas primeiras semanas.

Quais os sintomas da hérnia?

A hérnia epigástrica se apresenta como uma protuberância visível na parede abdominal acima do umbigo. De modo geral, fora o aspecto visual, não apresenta sintomas. Alguns pacientes podem sentir um incômodo ou dor, principalmente ao realizar movimentos e esforços.

Em casos de maior gravidade, com escape intestinal, podem ocorrer alguns sintomas como dores, diarreia, vômitos e prisão de ventre.

Tratamentos

A hérnia epigástrica não se cura de forma espontânea ou com tratamentos conservadores, apenas a cirurgia é capaz de curar o problema mesmo em hérnias de pequeno tamanho. A única restrição à quando operar hérnia epigástrica é em recém-nascidos, caso não haja estrangulamento intestinal.

Tratamento de hérnia epigástrica na Hernia Clinic

Além de saber quando operar hérnia epigástrica, é importante procurar profissionais qualificados, que prezam pela segurança e bem-estar do paciente, para que os resultados sejam satisfatórios e os riscos de complicações, por sua vez, amenizados.

A Hernia Clinic conta com uma equipe de cirurgiões dedicados a tratamentos das hérnias abdominais, e uma equipe multiprofissional para auxiliar os pacientes em todos os processos de tratamento, desde a primeira abordagem, o diagnóstico e, finalmente, as cirurgias.

Saiba mais sobre hérnias com a Hernia Clinic e agenda já sua consulta

Fontes

Hernia Clinic

Ministério da Saúde

Dr Iron Pires Hernia Clinic

Dr. Iron Pires

CRM: 147920

CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO - RQE Nº: 75353

CIRURGIA GERAL - RQE Nº: 75352

Dr. Iron Pires é cirurgião hepatobiliopancreático, formado em Medicina pela UFG e com especialização pela Santa Casa de São Paulo e Unifesp. Atua em hospitais de destaque em São Paulo e faz parte da equipe de transplantes da Unifesp, contribuindo também com pesquisas na área.

Agende a sua consulta

e melhore sua qualidade de vida!
Clínica especializada em cirurgias de Hernias Abdominais
Agende sua consulta
Tags:

Agende a sua consulta

e melhore sua qualidade de vida!
Clínica especializada em cirurgias de Hernias Abdominais
Agende sua consulta