Conheça o tratamento para a hérnia estrangulada

imagem ilustrativa

O tratamento para uma hérnia abdominal estrangulada é sempre cirúrgico e precisa ser realizado com urgência

Uma hérnia abdominal é caracterizada pelo escape de um ou mais órgãos por um orifício existente na camada de musculatura abdominal, que se encarrega justamente de proteger essas estruturas internas. O estrangulamento é uma das principais complicações dessa condição e ocorre quando o suprimento de sangue para o tecido herniado é cortado.

O estrangulamento de uma hérnia abdominal é considerado um problema bastante grave, uma vez que a falta de circulação sanguínea pode levar à necrose dos tecidos, o que pode levar à liberação de toxinas e bactérias na corrente sanguínea, espalhando a infecção pelo restante do organismo.

Como consequência desse processo, o paciente pode apresentar um quadro de infecção generalizada, uma condição gravíssima e que apresenta elevado risco de morte. Por isso, o tratamento para hérnia estrangulada é uma situação que demanda atendimento emergencial. Entenda melhor a seguir.

Como é o tratamento para hérnia estrangulada?

A cirurgia de emergência é a única opção de tratamento para hérnia estrangulada, e deve ser realizada o mais rapidamente possível. A intervenção é realizada da mesma maneira que as demais cirurgias para correção de hérnia abdominal: com o reposicionamento do tecido extravasado e o fechamento do orifício herniário. Dependendo da condição do tecido após o reposicionamento, pode ser necessário removê-lo. A instalação de uma tela cirúrgica para a prevenção de recidivas pode ser realizada, desde que o local não esteja contaminado ou infectado.

A intervenção mais comumente realizada é com a metodologia tradicional (cirurgia aberta). A cirurgia laparoscópica ou cirurgia robótica pode ser empregada em alguns casos selecionados. Em todas as técnicas, a cirurgia de tratamento para hérnia estrangulada demanda o uso de anestesia e internação hospitalar, além do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar especializada.

Como é o diagnóstico da hérnia estrangulada?

O mais comum é que uma hérnia estrangulada seja diagnosticada em um atendimento hospitalar de emergência, no qual o médico observa os sintomas apresentados pelo paciente. Exames de imagem para confirmar se a hérnia está encarcerada e estrangulada podem ser realizados quando existe dúvida diagnóstica. Com a confirmação da condição, é necessário encaminhar o paciente para a cirurgia de tratamento para hérnia estrangulada o mais rapidamente possível.

Sintomas da hérnia estrangulada

Como foi citado, o diagnóstico da hérnia estrangulada pode ser facilmente realizado a partir da observação dos sintomas, que são:

• Dor forte e persistente na região e que pode se tornar insuportável;
  • Febre;
  • Inflamação e mudanças de cor na pele ao redor da hérnia, ficando avermelhada;
  • Sensação de queimação ao redor da hérnia;
  • Náuseas e vômitos;
  • Constipação grave ou incapacidade de evacuar;
  • Presença de sangue nas fezes;
  • Ritmo cardíaco acelerado;
  • Fadiga geral.

Cuidados após a cirurgia de hérnia

A recuperação do paciente que se submeteu ao tratamento para hérnia estrangulada pode levar mais tempo do que o período necessário para a recuperação de uma cirurgia de hérnia que não apresentou complicações. Isso porque o estrangulamento geralmente causa danos aos tecidos internos, demandando mais tempo para o organismo se restabelecer. O período de recuperação é ainda maior quando foi necessário remover uma parte do órgão que estava preso na hérnia.

Os principais cuidados a serem adotados após o tratamento para hérnia estrangulada são os mesmos de qualquer outro tipo de intervenção para correção de hérnia abdominal, mas podem se prolongar por mais tempo. São eles:

• Repouso;
  • Suspender a prática de exercícios físicos até a liberação médica;
  • Higienização adequada da cicatriz cirúrgica;
  • Adotar uma alimentação adequada e rica em fibras, de modo a evitar prisão de ventre;
  • Usar os medicamentos conforme orientação do cirurgião.

Seguir cuidadosamente todas essas recomendações é essencial para o sucesso do tratamento para hérnia estrangulada, evitando intercorrências ao longo da recuperação. As recomendações deverão ser passadas pelo cirurgião do aparelho digestivo no momento da alta hospitalar.

Para saber mais sobre hérnias, entre em contato com a Hernia Clinic e agende sua consulta.

Hernia Clinic;

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal.