Tratamentos para refluxo gastroesofágico

imagem ilustrativa

Alterações no estilo de vida, uso de medicamentos e cirurgia são as opções disponíveis de tratamento para a condição

O refluxo gastroesofágico é uma condição incômoda, mas bastante frequente na população. Segundo o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), mais de 25 milhões de brasileiros sofrem com o problema, caracterizado pelo retorno em excesso do conteúdo do estômago, como alimentos, ácido gástrico e gases, para o esôfago. Isso causa sensação de queimação, azia, tosse seca, náuseas e dor no peito.

Essa grande prevalência pode ser explicada pelo aumento do número de pessoas obesas ou com sobrepeso, já que esses são alguns dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do refluxo gastroesofágico. Diante disso, é importante conhecer quais são os tratamentos para refluxo gastroesofágico.

Entre em contato clicando aqui, para o tratamento do refluxo gastroesofágico

Opções de tratamentos para refluxo gastroesofágico

Os tratamentos para refluxo gastroesofágico dependem da causa do problema e da gravidade dos sintomas. As abordagens recomendadas pelo médico vão desde mudanças de comportamento, uso de medicações e cirurgia. Conheça um pouco mais sobre cada um dos tratamentos para refluxo gastroesofágico a seguir:

Alterações no estilo de vida

A produção excessiva de ácido gástrico, que contribui para os sintomas do refluxo, é uma das consequências de hábitos de vida pouco saudáveis. Isso pode ser causado por uma alimentação inadequada rica em produtos industrializados, carne vermelha, fritura, café em excesso, bebidas gaseificadas e alcóolicas.

Então, uma das opções de tratamentos para o refluxo gastroesofágico é evitar alimentos que predispõem à condição e adotar uma dieta mais saudável.

Outras alterações no estilo de vida capazes de melhorar os sintomas do problema são:

• Perder peso: a obesidade e sobrepeso são fatores de risco importantes para a condição por aumentar a pressão natural do interior do abdômen e enfraquecer a musculatura da parede abdominal;
  • Não fumar: o tabagismo enfraquece o esfíncter, músculo que divide o estômago do esôfago, cuja função é prevenir a volta do conteúdo estomacal para o esôfago;
  • Evitar alimentação exagerada à noite: é recomendado evitar deitar-se de 2 a 3 horas após uma refeição;
  • Elevar a cabeceira da cama em 15 cm.

Uso de remédios

Os tratamentos para refluxo gastroesofágico incluem o uso de remédios que diminuem a acidez no estômago, melhoram a motilidade do esôfago e, consequentemente, amenizam os sintomas.

Entre eles, podemos citar:

• Antiácidos;
  • Inibidores de produção de ácido;
  • Aceleradores de esvaziamento gástrico;
  • Protetores gástricos

Cirurgia

A cirurgia só é indicada como tratamento para refluxo gastroesofágico quando as opções conservadoras não conseguem aliviar os sintomas ou em casos de hérnia de hiato ou esofagite grave, além dos pacientes que ficam dependentes das medicações.

O procedimento pode corrigir a hérnia ao reposicionar o tecido extravasado ao seu lugar original ou reforçar o esfíncter para impedir que o conteúdo estomacal retorne ao esôfago.

Entre em contato clicando aqui, para o tratamento do refluxo gastroesofágico

Possíveis complicações do refluxo gastroesofágico

A falta de tratamento para o refluxo gastroesofágico pode lesionar o esôfago e causar complicações a longo prazo, algumas delas bastante graves, como:

• Esofagite (inflamação do esôfago);
  • Formação de úlceras com possível sangramento;
  • Estreitamento do esôfago (estenose esofágica);
  • Esôfago de Barret, doença que tem maior chance de evoluir para um câncer de esôfago;
  • Dificuldades para engolir;
  • Engasgos frequentes;
  • Alteração nas cordas vocais, traqueia e pulmões.

Qual profissional procurar para tratar o refluxo gastroesofágico?

Como vimos, é importante procurar auxílio médico para tratar a doença e evitar complicações mais graves. Como os sintomas do refluxo gastroesofágico podem ser confundidos com outras condições, é fundamental ter um diagnóstico correto para o encaminhamento ao tratamento mais adequado.

O gastroenterologista é o médico que cuida de doenças e alterações de todo o gastrointestinal ao realizar diagnóstico, prescrever medicamentos e fornecer orientações para aliviar os sintomas. Quando houver indicação cirúrgica como forma de tratamento para refluxo gastroesofágico, principalmente em casos de hérnia, é importante procurar por um cirurgião do aparelho digestivo para realizar o procedimento.

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato e agende sua consulta.

Manual MSD

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)