Atletas têm maior risco de hérnia? Como voltar ao esporte com segurança?

Atualizado em: 31/03/2025

A relação entre atividade física e hérnias inguinais é uma dúvida comum entre pessoas que praticam esportes regularmente. Afinal, será que exercícios intensos aumentam o risco de desenvolver uma hérnia?

Neste texto, explicamos os verdadeiros fatores de risco para hérnias inguinais, como a prática esportiva pode influenciar na percepção do problema e quais os cuidados necessários após a cirurgia.

Prática esportiva aumenta o risco de hérnia inguinal?

Muitas pessoas ativas fisicamente têm dúvidas sobre a relação entre exercícios e o surgimento de hérnias inguinais. De forma geral, a prática esportiva, inclusive com levantamento de peso, não está diretamente associada à origem das hérnias. Se fosse, todos os halterofilistas, por exemplo, teriam hérnias. Na verdade, a atividade física pode evidenciar uma hérnia já existente, fazendo com que o paciente perceba mais rapidamente sua presença.

Fatores de risco comprovados para hérnia inguinal

Existem cinco fatores de risco principais, com evidência na literatura médica, que estão relacionados ao desenvolvimento de hérnia inguinal. O primeiro é o histórico familiar de primeiro grau — principalmente em casos em que a mulher tem, normalmente, o pai também teve hérnia. Alterações nas fibras de colágeno, que são responsáveis por manter a firmeza da parede abdominal, também são um fator importante.

Outro ponto relevante é a relação inversa com o índice de massa corporal (IMC): pessoas mais magras têm mais predisposição do que as obesas. Além disso, a hérnia inguinal é de 8 a 10 vezes mais comum em homens do que em mulheres. Pacientes que passaram por prostatectomia (cirurgia de retirada da próstata) também apresentam maior incidência de hérnias.

Retorno ao esporte após cirurgia de hérnia inguinal

Após a cirurgia, cada caso deve ser avaliado individualmente. De maneira geral, não há uma restrição absoluta à prática de esportes. A recomendação da Sociedade Europeia é que se espere pelo menos três semanas de recuperação com cautela antes de retomar as atividades. Ainda assim, é fundamental conversar com o médico responsável para saber qual o momento ideal de retorno ao esporte.

Dr Paulo Barros Hernia Clinic

Dr. Paulo Barros

CRM: 141104

CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO - RQE Nº: 60770

CIRURGIA GERAL - RQE Nº: 60769

Diretor Executivo da Sociedade Brasileira de Hernia; Membro da Sociedade Brasileira de Hérnia; Membro da Sociedade Americana de Hérnia.

Agende a sua consulta

e melhore sua qualidade de vida!
Clínica especializada em cirurgias de Hernias Abdominais
Agende sua consulta

Agende a sua consulta

e melhore sua qualidade de vida!
Clínica especializada em cirurgias de Hernias Abdominais
Agende sua consulta