Fale conosco pelo WhatsApp

Causas da hérnia de hiato

imagem ilustrativa

Entenda os principais fatores que podem levar ao problema caracterizado por uma protusão do estômago em direção ao tórax

A hérnia de hiato ocorre quando parte do estômago extravasa, por meio do diafragma, para o tórax. Essa condição pode ser assintomática ou causar sintomas, principalmente os relacionados ao refluxo gastroesofágico.

A protusão do estômago ocorre por causa do alargamento do hiato, orifício no diafragma por onde passa o esôfago. As causas da hérnia de hiato, ou seja, que levam a esse alargamento do orifício, ainda não são totalmente conhecidas, mas alguns fatores de risco podem contribuir para o aparecimento do problema. Entenda mais a seguir.

Possíveis causas

O diafragma é um músculo localizado entre o tórax e o abdômen, atuando diretamente na movimentação do tórax necessária para a respiração. Em meio a sua estrutura, podemos encontrar o hiato, um orifício que permite a passagem do esôfago. As causas da hérnia de hiato estão ligadas ao alargamento desse orifício.

No entanto, como já mencionado, não se sabe ainda quais são, exatamente, as causas da hérnia de hiato. O que se sabe é que, independentemente do fator causador, o alargamento do hiato ocorre quando há um relaxamento das estruturas que garantem que ele permaneça estável.

Uma vez que não são conhecidas as exatas causas da hérnia de hiato, é possível mencionar alguns fatores de risco que podem estar associados à condição, tais como:

  • Idade: o problema é mais comum em pessoas com mais de 50 anos;
  • Sobrepeso e obesidade: muitos casos de hérnia de hiato ocorrem em pessoas com essas condições;
  • Gravidez: a hérnia de hiato pode ocorrer com mais frequência em mulheres que já tiveram gestações anteriores;
  • Prisão de ventre, tosse crônica e constipação: os esforços realizados por pessoas nessas condições podem ser possíveis causas de hérnia de hiato porque, com o passar do tempo, podem levar ao enfraquecimento muscular que causa o alargamento do orifício.

Sintomas da hérnia de hiato

Independentemente das causas da hérnia de hiato, a doença é assintomática em muitos casos. No entanto, em algumas situações, a hérnia pode levar ao refluxo gastroesofágico, que causa sintomas como dores, azia e queimação na região do estômago.

Além disso, nos casos sintomáticos, podem surgir outros sintomas, tais como tosse seca persistente, dor no peito (que muitas vezes pode ser confundida com um ataque cardíaco), dificuldade para engolir e regurgitação frequente. Esses sintomas são mais comuns em hérnias de hiato mais volumosas.

Tratamento

O tratamento de uma hérnia de hiato depende do tipo de hérnia diagnosticado, que poder ser por deslizamento (a mais comum, que ocorre quando o estômago e o esôfago se deslocam) ou paraesofágica (quando apenas parte do estômago está protusa).

No caso das hérnias por deslizamento, o tratamento consiste no acompanhamento dos sintomas, já que a maioria dos casos não se agrava de forma emergencial. O tratamento clínico com medicações, associado a mudanças no estilo de vida, é o primeiro passo. A cirurgia por videolaparoscopia ou robótica pode ser indicada em pacientes refratários ou que são dependentes de medicação.

Já os pacientes com hérnia paraesofágica podem necessitar da cirurgia de hérnia de hiato de forma mais precoce para corrigir o problema, principalmente por causa do risco de estrangulamento, que pode levar à interrupção do fluxo sanguíneo ao estômago.

Além disso, independentemente da causa da hérnia de hiato e seu tipo, é importante que o paciente adote bons hábitos alimentares e de estilo de vida para evitar seu agravamento e amenizar os sintomas.

Qual profissional procurar?

Para investigar as causas de hérnia de hiato, diagnosticar o problema e estabelecer os métodos de tratamento mais adequados para cada paciente, é importante procurar atendimento de um médico especialista em hérnia. Esse profissional, além da formação em Medicina, tem especialização em Cirurgia Geral e/ou Cirurgia do Aparelho Digestivo.

Entre em contato agora mesmo e agende já sua consulta com um dos especialistas da Hernia Clinic.

Fontes:

Manual MSD

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal

Hernia Clinic