Fale conosco pelo WhatsApp

Cirurgia de hérnia inguinal: preço

Uma mão segurando dinheiro e outra mão segurando uma pílula
23out, 2020

Por determinação do Conselho Federal de Medicina, os valores de um procedimento só podem ser informados após criteriosa avaliação do especialista e em consultório

A hérnia inguinal é caracterizada pelo aparecimento de uma protrusão na região da virilha, uma alteração que pode ser causada pelo escape de um órgão por meio de um orifício existente na parede abdominal. Por ser o único tratamento possível para este tipo de hérnia, é natural que os pacientes queiram saber sobre o preço da cirurgia de hérnia inguinal.

Diversos fatores influenciam diretamente no preço da cirurgia de hérnia inguinal, tais como a complexidade da intervenção, o hospital em que ela será realizada e os profissionais que farão parte da equipe médica.

Por isso, estipular um valor exato para esta operação é praticamente impossível sem uma avaliação ao longo da fase pré-operatória. Confira a seguir todas as particularidades do tema.

Como é formada a hérnia inguinal?

A hérnia inguinal é uma doença resultante da existência de um ponto fraco na musculatura inferior da parede abdominal — que pode estar associado, principalmente, a fatores ligados ao processo de desenvolvimento intrauterino.

Os músculos desta região suportam pressões muito altas, e a existência de uma fraqueza pode fazer com que surja um orifício por onde o conteúdo interno abdominal pode extravasar.

Como consequência dessa situação, ocorre o aparecimento da protuberância ou inchaço na região da virilha, que se destaca como o principal sintoma deste tipo de hérnia.

Outros sinais que podem indicar a existência da hérnia inguinal são sensação de peso na região ou dor local ao se levantar, curvar ou levantar peso. Caso a condição evolua para um processo de estrangulamento ou encarceramento, os sintomas incluem ainda:

  • Dor intensa na região inguinal;
  • Endurecimento da protuberância, com ou sem vermelhidão local;
  • Distensão abdominal;
  • Vômitos e náuseas;
  • Dificuldade para evacuar.

O que é a cirurgia de hérnia?

Chamada herniorrafia inguinal, a cirurgia de hérnia é o procedimento cirúrgico recomendado para o tratamento da alteração. Esta é uma intervenção considerada simples, especialmente quando o paciente não apresenta complicações associadas à doença — tais como encarceramento ou estrangulamento da hérnia, que podem evoluir para necrose e morte dos tecidos internos.

A operação de uma hérnia abdominal pode ser feita a partir de três metodologias: cirurgia aberta, laparoscópica ou robótica. A definição da técnica mais adequada é feita pelo médico especializado em cirurgia de hérnia, após uma criteriosa análise das condições de saúde do paciente e de suas características individuais. O tipo de cirurgia certamente influenciará também no preço da cirurgia de hérnia inguinal.

Independentemente da técnica escolhida, o procedimento consiste em acessar a região afetada, reposicionar o órgão extravasado e suturar a parede abdominal rompida. Uma tela cirúrgica é colocada para reforçar a musculatura do abdômen e evitar reincidências da hérnia.

Qual o preço da cirurgia de hérnia inguinal?

Por determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM), nenhum profissional da área pode informar o valor de um procedimento ou tratamento antes de avaliar o paciente. Isso significa, portanto, que a única forma de saber ao certo qual o preço da cirurgia de hérnia inguinal é por meio da consulta presencial, em que o especialista diagnosticará a doença e indicará os próximos passos.

É importante ter em mente que, embora a cirurgia seja o único tratamento possível para solucionar a condição, cada caso é único. Isso significa que o paciente é tratado de acordo com suas necessidades e particularidades, bem como suas condições de saúde e características da hérnia.

Embora não seja possível apontar previamente um valor exato para o procedimento, é possível ter uma ideia dos principais critérios que influenciam diretamente no custo total do tratamento. São eles: capacitação do especialista e pagamento de honorários médicos, complexidade da cirurgia, estrutura necessária para a intervenção, materiais que serão utilizados, necessidade de exames e medicamentos específicos.

Para saber mais sobre as hérnias abdominais e descobrir o preço da cirurgia de hérnia inguinal, entre em contato com os especialistas da Hérnia Clinic e agende uma consulta. Apenas após uma avaliação cuidadosa do caso é possível ter uma média do valor total do tratamento.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal;

Sociedade Brasileira de Hérnia;

Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões;

Centro de Hérnia — Hérnia Clinic.